Europeu das Nações com regras adaptadas

Quinta, 14 Janeiro 2010
Europeu das Nações com regras adaptadas

Algumas das mais polémicas regras foram abolidas, para este ano.

A Associação Europeia de Atletismo não usará este ano as regras que foram testadas no ano passado na edição inaugural do Campeonato Europeu das Nações. 

Em estreia no ano passado, com a disputa da divisão principal, a Primeira Liga, na cidade portuguesa de Leiria, o Campeonato Europeu das Nações apresenta-se este ano com algumas alterações, que vão de encontro a algumas regras anteriores.

Assim, entre as regras alteradas, está o término da regra que colocava os últimos classificados à passagem de cada volta nos eventos de 3000 metros, 5000 metros e 3000 metros obstáculos, uma das regras mais criticadas na primeira edição, por espetadores e atletas. Outras regras tiveram ligeiros acertos, como o caso do salto em altura e do salto com vara, onde os atletas apenas poderão fazer 4 saltos nulos, embora seja permitido ao vencedor continuar em concurso, com direito aos mesmo nulos que se encontram estipulados nas regras internacionais. Também nos saltos, mas nos horizontais (Comprimento e Triplo), todos os atletas terão direito a três saltos, ficando o último ensaio destinado aos quatro melhores, uma medida menos restritiva que no ano passado, onde apenas dois saltos eram permitidos a todos atletas. Nas provas de velocidade as séries passarão a ser ordenadas por tempos, garantindo os seis melhores atletas numa das séries e os restantes na restante, mantendo-se a regra da não tolerância à falsa partida, uma medida que foi testada na primeira edição e que é agora regra internacional.

Este ano a Primeira Liga será disputada em Budapeste (Hungria), a Segunda Liga em Belgrado (Sérvia) e a Terceira Liga em Marsa (Malta). Portugal, depois de não ter evitado a descida de divisão no ano passado, participará na Segunda Liga, numa cidade onde alguns dos potenciais convocados, como Nelson Évora, Sara Moreira ou Sónia Tavares, estiveram em competição na época passada, nas Universíadas. O objectivo deverá passar por um dos três primeiros lugares de acesso à Primeira Liga, numa competição que se irá realizar no próximo mês de Junho.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2