Descanse em paz Jorge Lopes

Terça, 01 Dezembro 2009
Recordo a voz de Jorge Lopes desde que acompanho o desporto nacional ou quando acompanhava Jogos Olímpicos e grandes competições de atletismo. Estava eu ainda alheado do atletismo, ainda mais da tarefa de jornalista, e ainda me lembro quando acordava de madrugada para ver os Jogos Olímpicos (além dos de Pequim, lembro-me de outros) e qual era a voz de comentário?!...obviamente Jorge Lopes.

De campeões olímpicos, a mundiais e europeus…da pista, à estrada e corta-mato…da rádio para a televisão, Jorge Lopes, não tenho dúvidas, será conhecido como um dos mais marcantes jornalistas que alguma vez fizeram carreira na RTP e cujos amantes do atletismo só podem agradecer a alguém que nunca deixou que fugisse o atletismo da estação pública de televisão.

Perdemos alguém com um profissionalismo acima da média, com uma entrega voraz, com um espírito que poucos jornalistas em Portugal têm, fruto de uma sociedade que segue um rumo mais consumista e egoísta. Estou triste, profundamente triste.

Numa das minhas primeiras grandes competições internacionais, o Europeu de Pista Coberta deste ano, esperava ver Jorge Lopes a conviver com os restantes jornalistas portugueses, mas ele não esteve em Turim. Já nessa altura Jorge Lopes batia-se com um problema de saúde, que percebi mais tarde pela voz com que comentou a Meia-Maratona de Lisboa, nitidamente frágil e débil, mas nem por isso deixou de querer comentar uma prova que habituou os espectadores a comentários característicos.

“Fantástica, a serenidade de quem sabe que o momento tem tensão suficiente só por si para não precisar de a aumentar. Incrível, a capacidade de, de repente, gerir a entrada e saída em directo em mais 1, 2 ou 3 canais. “, dizia João Pedro Mendonça, jornalista da RTP, quando em Pequim assistiu ao lado de Jorge Lopes à prova de 100 metros.

E era isto Jorge Lopes…Quem não se lembra das aberturas e fechos de Jogos Olímpicos com Jorge Lopes?! Quem não se recorda das várias modalidades que comentava na RTP1 e RTP2?! Quem não teve o privilégio de ouvir um dos seus últimos trabalhos, nos Jogos Olímpicos de Pequim?!

Vai-se sentir a falta de Jorge Lopes, como já se fez sentir este ano quando o Jorge não comentou algumas das competições e pode-se também fazer sentir na qualidade do jornalismo desportivo na RTP. Numa metáfora perfeita, com inspirações na publicidade, Jorge Pedro Mendonça dizia o que realmente sinto: “Há Jogos Olímpicos sem o Jorge Lopes? Há! Mas não serão a mesma coisa.”

Teremos que viver sem a voz de Jorge Lopes para o resto da vida, mas tenho a certeza que para os mais fãs, ficará a ecoar na memória as sábias palavras de quem conhecia o atletismo e os momentos marcantes do desporto nacional e que nos ajudou a interpretá-lo de uma outra forma. A sua personalidade reservada, o seu brio profissional, o seu protagonismo e influência no desporto e a forte capacidade de gestão, serão para mim pontos de referência e que pessoalmente recordarei para sempre. Obrigado Jorge por tudo o que fez pelo atletismo em Portugal!

Por: Edgar Barreira

| Mais
Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2