Nelson e Ganço em grande na Gala

Quinta, 29 Outubro 2009
Nelson e Ganço em grande na Gala

Moniz Pereira arrecadou prémio de Alto Prestígio.

Foi uma noite em grande para o atletismo português, que além de Nelson Évora e o Prof. João Ganço, teve em Mário Moniz Pereira o prémio de Alto Prestígio. 

Foi uma grande noite para o atletismo português que viu reconhecido mais um grande ano desportivo.

O atletismo foi uma das modalidades premiadas e recebeu todos os presentes com um extenso corredor de tartan que tinham marcadas as maiores distâncias saltadas por Naide Gomes e Nelson Évora nas suas carreiras. Foi um género de passadeira vermelha para todos os que chegavam e com a noção do que são os saltos destes atletas.

Os primeiros a subir ao palco foram as personalidades do ano, nomeadas por cada federação desportiva. A Federação Portuguesa de Atletismo nomeou o Prof. Fernando Pereira, treinador dos Salesianos de Manique e de alguns atletas da Selecção Nacional, que tem alcançado diversos sucessos escolares.

Depois foi a vez dos campeões da Europa e do Mundo, em que Nelson Évora e Sara Moreira (ambos campeões mundiais universitários) foram alguns dos elementos praticantes de atletismo que pisaram o palco. Mais tarde estava reservados aos campeões europeus e mundiais portadores de deficiência a subida ao palco.

Os momentos áureos acabaram por ser as subidas ao palco do Prof. João Ganço (treinador do ano), Nelson Évora (atleta masculino do ano) e do Prof. Moniz Pereira (Prémio Alto Prestígio), com fortes aplausos entre os presentes.

Para o Prof. João Ganço este "foi o reconhecimento que não tivemos na recepção no Aeroporto da Portela", quando voltaram dos Mundiais de Berlim, competição onde Nelson Évora arrecadou a medalha de prata. Para esta época, João Ganço prevê uma boa época do saltador português, onde "é muito possível Nelson chegar aos 18 metros".

Nelson Évora, por outro lado, aproveitou para agradecer o prémio e dedicá-lo a toda a equipa que com ele trabalha, familiares, amigos e treinador, além de todos os fãs que nele votaram nos últimos dias. "Fiquei muito contente e mais uma vez é o reconhecimento do meu trabalho", disse Nelson no final, que afirmou sentir-se com capacidade para brilhar em Barcelona, no Europeu de Ar Livre.

A surpresa da noite acabaria por ser para Mário Moniz Pereira, considerado por muitos o "Senhor Atletismo" e que arrecadou o Prémio Alto Prestígio da Confederação do Desporto de Portugal. Claramente emocionado, Moniz Pereira lembrou o início da sua carreira como treinador e o objectivo de ter um campeão olímpico: "Quando comecei a carreira de treinador pus como objectivo uma coisa que disseram ser impossível, um atleta meu ganhar uma medalha de ouro olímpica", referindo-se a Carlos Lopes. Como é habitual, Moniz Pereira não virou a cara a luta e não tem dúvidas de que continuará lutar pelos impossíveis "sempre". É assim um prémio merecido por uma carreira de sucessos, deste que ainda é o responsável pelo atletismo do Sporting Clube de Portugal, cuja equipa tem dominado as competições individuais e colectivas em Portugal.

Marcaram ainda presença Sónia Tavares (candidata a promessa do ano) e algumas atletas da Selecção Nacional de Corta-Mato (além de Sara Moreira, Ana Dulce Félix e Elisabete Lopes).

CAMPEÕES EUROPEUS E MUNDIAIS DISTINGUIDOS:
Nelson Évora
Sara Moreira
Inês Fernandes
Lenine Cunha
Luís Gonçalves
Nuno Alves
Pedro Isidro
Selecção Nacional ANNDI Masculina (4x400 metros)
Selecção Nacional ANNDI Masculina (Equipa)
Selecção Nacional ANNDI Feminina (Equipa)
Selecção Nacional ANNDI Masculina (Meia-Maratona)

Fernando Pereira
Prof. Fernando Pereira recebeu o prémio de personalidade do ano no atletismo.

Sara Moreira e Nelson Évora
Sara Moreira e Nelson Évora receberam prémios por terem sido campeões mundiais universitários.

Lenine Cunha
Prémio de Lenine Cunha pelos diversos títulos europeus e mundiais alcançados.

Pedro Isidro
O marchador, com deficiência, Pedro Isidro, também subiu ao palco pelos títulos conquistados.

Prof. João Ganço
Técnico de Nelson Évora foi considerado o treinador do ano, pela segunda vez consecutiva.

Nelson Évora
Nelson Évora subiu pela segunda vez ao palco, desta feita para receber o prémio de melhor desportista português do ano.

Prof. Moniz Pereira
Mário Moniz Pereira, responsável pelo atletismo do Sporting, a falar emocionadamente sobre a sua carreira .

Enviados Especiais: Edgar Barreira e Joana Oliveira (foto)

| Mais


Comentarios (1)add feed
merecido... : Mário
Cada vez mais me convenço que o prof. é *****estrelas..., na verdade acho que é o principal impulsionador do atletismo em Portugal, o grande problema será nos finalmentes...
cumprimentos

Outubro 30, 2009
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2