Melhores atletas jovens de Fev-Mar-Abr

Terça, 12 Maio 2009
Melhores atletas jovens de Fev-Mar-Abr

Eva Vital continua totalista.

Em mais uma votação promovida pelo Atleta-Digital.com foram distinguidos os melhores atletas juvenis e juniores a actuar em Portugal, ou no estrangeiro (caso sejam portugueses) do trimestre de Fevereiro, Março e Abril. 

A par da eleição para melhor atleta português do mês, o Atleta-Digital.com distingue também os jovens atletas que mais se destacaram em cada trimestre.

As regras atribuídas ao juri foi de dar no máximo 10 pontos por atleta, sendo que no mínimo foram votados 3 atletas por cada um dos elementos.

As classificações finais, por escalão e género foram:


Eva Vital
Foto: Filipe Oliveira / Atleta-Digital

JUVENIS FEM
1. Eva Vital (ACDRA) - 72 pontos

2. Susana Godinho (ARBV) - 37 pontos
3. Filipa Martins (SLB) - 21 pontos
4. Diana Soares (ARBV) - 18 pontos
5. Ana Rita Henriques (JV) - 16 pontos
6. Shaina Mags (SCP) - 15 pontos
7. Soraia Ruas (ADREP) - 8 pontos
8. Ana Hurlebaus (CNRM) - 6 pontos
9. Isabel Vieira (FCP) - 5 pontos
10.Ana Oliveira (GAF) - 2 pontos

Com Eva Vital a dominar novamente os meses de Fevereiro, Março e Abril no escalão de Juvenis Femininos, não restou dúvidas ao júri para a eleger novamente como a melhor atleta do trimestre. A atleta voltou a bater o recorde nacional de 60 metros barreiras, fixando-o agora em 8.56 segundos. Não descurando outras especialidades, a atleta correu ainda os 60 metros planos em 7.56 segundos e no salto em comprimento conseguiu a boa marca de 5.77 metros. Já Susana Godinho, além de uma boa marca aos 800 metros (2.14,92), sagrou-se campeã nacional de Corta-Mato, o ponto alto da sua época, arrecadando o segundo posto. Para Filipa Martins é novamente o terceiro lugar desta votação, com a velocista lisboeta a tirar proveito da sua marca aos 200 metros (25.40).

Rui Pinto
Foto: Filipe Oliveira / Atleta-Digital

JUVENIS MASC
1. Rui Pinto (UDV) - 54 pontos

2. Tiago Aperta (SCA) - 52 pontos
3. João Martins (CASM) - 21 pontos
4. Samuel Remédios (GAF) - 18 pontos
5. João Lopes Rocha (BA) - 15 pontos
6. Ricardo Freitas (GRECAS) - 13 pontos
7. José Viegas (GJPB) - 11 pontos
8. Thibaut Junqueira (BA) - 9 pontos
9. Bruno Pedro (GACV) - 6 pontos
10.Roberto Nóbrega (ADRAP) - 1 ponto

Tal como em femininos, a vitória foi novamente para Rui Pinto, que além de uma boa marca aos 1500 metros (3.53,87), sagrou-se na Figueira da Foz campeão nacional de corta-mato da sua categoria, dando seguimento ao seu domínio no início da época. Muito perto ficou o lançador Tiago Aperta, que em Lovelhe ameaçou o recorde nacional do Dardo, com o excelente registo 64.70 metros, além de uma boa participação na Taça da Europa de Lançamentos (com engenho de seniores). Dominante nas provas combinadas, João Martins participou no Atleta Completo e conseguiu totalizar 5132 pontos, terminando no terceiro lugar desta votação.

Daniela Cunha
Foto: Bruno Araújo / Atleta-Digital

JUNIORES FEM
1. Daniela Cunha (UDV) - 61 pontos

2. Irina Rodrigues (SCP) - 44 pontos
3. Joceline Monteiro (SCP) - 36 pontos
4. Diana Freitas (ARBV) - 22 pontos
5. Ungudi Quiawacana (SLB) - 12 pontos
6. Cláudia Nobrega (GCAD) - 8 pontos
7. Marta Onofre (SLB) - 7 pontos
8. Tânia Duarte (FCP) - 6 pontos
9. Liliana Martins (GCAD) - 3 pontos
10.Vanessa Rocha (GDE) - 1 ponto

Daniela Cunha foi indiscutível vencedora da votação deste escalão, tirando partido de se ter sagrado campeã nacional de corta-mato, continuando o seu destaque de início da época, tal como o seu colega de equipa vencedor no escalão de Juvenis masculinos, Rui Pinto. A atleta conseguiu ainda uma boa marca aos 3000 metros (9.46,36). No segundo lugar ficou Irina Rodrigues, que voltou a dar nas vistas em provas de lançamentos, nomeadamente com o Peso (13.12) e Disco (54.97). A atleta participou ainda na Taça da Europa de Lançamentos, onde trouxe para Portugal uma medalha de bronze. Já Joceline Monteiro ficou no terceiro lugar desta votação, tendo feito em pista coberta 55.28 segundos na prova de 400 metros.

Diogo Ferreira
Foto: Edgar Barreira / Atleta-Digital

JUNIORES MASC
1. Diogo Ferreira (JOMA) - 49 pontos

2. José Costa (FCP) - 48 pontos
3. David Bernardo (França) - 32 pontos
4. Kevin Wilson (SLB) - 20 pontos
5. Luís Lopes (CNRM) - 18 pontos
6. Fábio Gonçalves (SLB) - 15 pontos
7. Paulo Pinto (CBF) - 14 pontos
8. Jorge Ferreira (SLB) - 2 pontos
9. Vitor Tiago (ADCL) - 1 ponto
9. Francisco Belo (JV) - 1 ponto

O varista Diogo Ferreira voltou a ser o melhor atleta júnior do trimestre, apesar de uma disputa renhida por essa posição. Com novo recorde nacional de pista coberta, agora fixado em 4.98 metros, o atleta ficou perto dos mínimos para os Europeus de Juniores e mostrou que poderá ser um dos futuros da especialidade em Portugal. José Costa, campeão nacional de corta-mato e com uma boa marca aos 3000 metros (8.29,33) quase que triunfava também nesta votação. O residente em França, David Bernardo, voltou a estar em destaque nas barreiras, com novo recorde nacional de 60 metros barreiras, agora fixado em 8.00 segundos e até com boa marca com barreiras de Senior (8.18).

Esta votação foi realizada dentro de parâmetros de imparcialidade, e reflectem a opinião de um conjunto de especialistas ligados ao atletismo, e particularmente ao atletismo jovem. Queremos dar os parabéns a todos os atletas e treinadores que têm realizado um trabalho digno de se ver, em prol do atletismo português.

O juri que participou nesta votação foi o seguinte:
Edgar Barreira (Atleta-Digital.com / Treinador)
Filipe Oliveira (Atleta-Digital.com / Treinador)
Rafael Lopes (Atleta-Digital.com / Atleta)
Bruno Araújo (Atleta-Digital.com)
Joana Oliveira (Atleta-Digital)
António Manuel Fernandes (Revista Atletismo)
Elisabete Costa (FPA / Media)
Teodoro Marújo (Treinador)
Sérgio Arruda (Treinador)
Cátia Rodrigues (Treinadora)

| Mais


Comentarios (12)add feed
... : scp
como nomeiam os atletas, em que que dados se baseiam?
Maio 12, 2009
Criterios : Edgar Barreira
Os atletas são nomeados por uma equipa de pessoas atentas ao atletismo jovem, de diferentes zonas do país, que têm por base os rankings nacionais, género de competições e classificações dos atletas, entre outros critérios.

Obviamente que a nomeação não é totalmente objectiva, já que esse género de critério é impossível de se aplicar objectiva e univocamente. Contudo existe uma total imparcialidade de quem nomeia, apesar da subjectividade.

Não sendo donos da verdade, estas foram as escolhas para os nomeados, temos noção que será impossível ter uma lista de nomeados concordante para todos, pelo que entendo que algumas pessoas se sintam de alguma forma "prejudicadas" por determinado nome não constar, o que não quer dizer que outros grandes atletas não nomeados, não tenham valor (bem pelo contrário).

Espero que este comentário o tenha ajudado.
Maio 12, 2009
Concordo com a votacao. : luis
o Juvenil Tiago Aperta bem merece o titulo para o mes de maio.
Fez um resultado muito bom perto dos 69.00 mt.
Gostava tambem de poder ver aqui o acompanhamento de Iniciados/Infantis.
O recente Mega sprinter e deveras interessante e nao existe muitas referencias para comparar tempos e prestacoes.

peco desculpa pela falta de acentos e cedilhado, mas o meu teclado nao esta em portugues.

Maio 12, 2009
Sera estes cons resultados. : luis
No recente Mega Sprinter, nos resultados reparei que uma jovem de 11 Anos saltou 4.41. Nao estou muito dentro de resultados para estas idades, mas penso ser um excelente resultado. Gostava que o site acompanha-se tambem o Desporto escolar e pelo menos dar conta de resultados acima da media neste escaloes.
Tambem um jovem de 15 Anos a saltar 6.12.
Acho que o atletismo em Portugal nao esta morto, como alguns querem fazer crer, podia estar melhor, mas morto nao esta.
Maio 12, 2009
Que falta de atenção... : Rafael Lopes
Em que dia se disputou o Mega Sprinter? Até eu que não acompanhei o evento sei que foi em Maio pelo que se olharmos para o titulo da notícia podemos perceber que esta votação se deu para o trimestre de Fevereiro a Abril. O mesmo que dizer que o mês de Maio não faz parte da votação, assim como também não fazem parte os infantis (no caso da atleta Raquel Silva - 4,41m no comprimento). É preciso ter atenção e não ler só o que interessa para depois criticar.
Maio 12, 2009
critérios : Joel Maltez
"Os atletas são nomeados por uma equipa de pessoas atentas ao atletismo jovem"... SARA ESTEVES
Maio 12, 2009
O mega sprinter foi este fim de Semana na Pista Carla Sacramento no Seixal. : luis
Queria colocar aqui o link para poderem ver os resultados mas nao consigo.
Basta ir ao Site da FPA e na Homepage clicar em Ver mais Competicoes no calendario, estao la ja os resultados.
Maio 13, 2009
Eu nao estou a criticar nada. : luis
Eu sei que esta votacao e so para os meses mencionados, eu penso e que infantis e iniciados nao estao incluidos nesta votacao e tambem poderiam estar, caso estejam peco desculpa pelo lapso.
continuacao de bom trabalho.
Maio 13, 2009
Critérios : Annn
Cmo o Joel Maltez(para qem nao sabe e o treinador da Sara Esteves)disse é estranho a Sara nao aparecer na lista tendo em conta qe até foi revelação do mês de Março para a revista atletismo.
Caro Luis se viste os resultados do mega sprint axo estranho nao falares do vencedor dos juvenis masculinos qe fez 6,62, tendo em conta qe esta marca foi feita de sapatilhas e com corrida de balanço limitada tb me parece ser uma marca bastante razoavel, mas cmo o Rafael disse o mega sprint foi em Maio.
Continuaçao de bom trabalho.
Maio 13, 2009
Realmente me escapou mencionar os 6.62. : luis
Estava a realçar mais os miúdos com 15 anos ou menos, mas esse resultado é muito bom também, aliás resultados bons em jovens atletas é o que se está a ver. Eu quando era miúdo não tinha as facilidades que agora têm, porque a minha paixão sempre foi as disciplinas técnicas e nessa altura era muito pouco visível.
Fique claro que eu não estou ligado ao Atletismo de forma alguma, sou apenas um apaixonado pela modalidade e atento ao que se vai fazendo por cá no atletismo especialmente nos jovens valores, portanto tudo o que escrevo aqui nada tem haver com algumas rivalidades e competitividade que possa existir.
Maio 13, 2009
parabens : josé.. ..
parabéns rui pinto este ano tens mostrado o que vales, continua que tens um grande futuro...
Maio 13, 2009
Há vida além Capital : atleta21
Comentei o artigo semelhante a este, lançado em Julho de 2008, realçando o enorme valor que vejo neste tipo de iniciativa, e a dependência de uma imparcialidade absoluta a que se sujeita.
A ambiguidade estará, no entanto, sempre presente, pelo que imperará uma abstração por parte da equipa de prospecção, em relação ao ambiente de superioridade que envolve associações centrais como Lisboa e Leiria (entre meia dúzia mais).
smilies/grin.gifeixo, por um lado, os meus parabéns aos 40 nomeados deste trimestre. Sem dúvida que alguns deles elevarão as cores da nossa bandeira num futuro próximo.
Por outro, recordo aos atletas que de alguma forma possam considerar menos acertadas estas escolhas, que os trimestres se sucedem e terão sempre a oportunidade de o mostrar, se alguém não foi justo com eles.

Boas corridas, bons saltos e bons lançamentos a todos!


P.S. - Este fim de semana desenrolou-se o Torneio Olímpico Jovem, em Albufeira, e houve já atletas a mostrar em pista que querem ver o seu nome na próxima lista de melhores atletas jovens. Por sinal, atletas já aqui mencionados...
Maio 17, 2009
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2