Melhores atletas jovens de Nov-Dez-Jan

Terça, 10 Fevereiro 2009
Melhores atletas jovens de Nov-Dez-Jan

Eva Vital (na foto) a mais votada

Em mais uma votação promovida pelo Atleta-Digital.com foram distinguidos os melhores atletas juvenis e juniores a actuar em Portugal, ou no estrangeiro (caso sejam portugueses) do trimestre de Novembro, Dezembro e Janeiro. 

A par da eleição para melhor atleta português do mês, o Atleta-Digital.com distingue também os jovens atletas que mais se destacaram em cada trimestre.

As regras atribuídas ao juri foi de dar no máximo 10 pontos por atleta, sendo que no mínimo foram votados 3 atletas por cada um dos elementos.

As classificações finais, por escalão e género foram:


Eva Vital
Foto: Filipe Oliveira / Atleta-Digital.com.


JUVENIS FEMININOS
1.Eva Vital (ACDRA) – 81 pontos

2.Diana Soares (ARBV) – 37 pontos
3.Filipa Martins (SLB) – 29 pontos
4.Sara Esteves (CAM_VC) - 19 pontos
5.Shaina Mags (SCP) - 10 pontos
5.Susana Godinho (ARBV) - 10 pontos
7.Isabel Vieira (FCP) - 8 pontos
8.Cátia Jacinto (GCAD) - 3 pontos
9.Rita Rosa (ADRAB) - 2 pontos
10.Soraia Ruas (ADREP) - 1 ponto

O grande destaque deste início de época de Inverno foi sem dúvida Eva Vital, após conquistar o recorde de Juvenis (8,60) com barreiras à altura de sénior (!). Apenas batida por Patrícia Mamona (Sub-23), no ranking nacional de 60 metros barreiras, Eva Vital é uma das grandes confirmações desta época, depois de no ano passado ter aparecido em alta, o que lhe valeu ter vencido o trimestre de Abril-Maio-Junho, voltando a consegui-lo desta vez. Diana Soares depois de um início promissor no corta-mato, acabou mesmo por brilhar na pista com um recorde nacional juvenil aos 1000 metros (2.53,33) e marcas de referência aos 800 e 1500 metros. Já Filipa Martins destacou-se na velocidade, onde conseguiu boas marcas aos 60 e 200 metros, tendo sido nesta última especialidade campeã nacional júnior, em pista coberta.


Rui Pinto
Foto: Filipe Oliveira / Atleta-Digital.com.


JUVENIS MASCULINOS
1.Rui Pinto (UDV) – 60 pontos

2.João Lopes Rocha (BA) – 38 pontos
3.Ricardo Freitas (GRECAS) – 17 pontos
4.Flávio Silva (GDEN) - 15 pontos
4.João Pires (GJPB) - 15 pontos
6.José Viegas (GJPB) - 14 pontos
7.André Silva (LFC-F) - 13 pontos
7.Luís Ferreira (JV) - 13 pontos
9.Samuel Remédios (GAF) - 9 pontos
10.Pedro Ferreira (SUOV) - 6 pontos

Tal como em femininos, também em masculinos houve um dominador do escalão, desta feita com provas de meio-fundo e de início ao fundo. Trata-se de Rui Pinto, um jovem cheio de talento e que dominou as provas de 1000 (2.32,50), 1500 (4.00,63) e 3000 metros (8.42,77), marcas obtidas no Nacional de Juniores, onde triunfou por duas vezes, sendo um dos atletas que esteve em maior destaque. João Lopes Rocha teve na pista os seus êxitos, já que o atleta leiriense brilhou nos 60 metros barreiras (8,27) e no salto em comprimento (6.66), marcas que como juvenil são valiosas, até pela polivalência. Ricardo Freitas foi o grande dominador do lançamento do peso e o seu máximo a 14.19 são espelho disso, tendo justificado os votos do júri.


Irina Rodrigues



JUNIORES FEMININOS
1.Irina Rodrigues (SCP) – 66 pontos

2.Daniela Cunha (UDV) – 41 pontos
3.Liliana Teixeira (MCP) – 18 pontos
4.Marta Onofre (SLB) - 17 pontos
5.Ungudi Quiwacana (SLB) - 15 pontos
6.Anabela Neto (SCP) - 14 pontos
7.Vanessa Rocha(GDE) - 10 pontos
7.Cristiana Cunha (GD/RC) - 10 pontos
9.Cátia Nunes (FCP) - 6 pontos
10.Liliana Martins (GCAD) - 3 pontos

Também de uma atleta proveniente de Leiria vem a vencedora de Juniores Femininos. Irina Rodrigues, atleta que agora representa o Sporting, foi líder nacional (em juniores) do lançamento do peso (com 13.45 m), mas acima de tudo bateu o seu recorde nacional de juniores, de lançamento do disco, com quase dois metros de vantagem, o que lhe valeu a confiança do júri. Também em destaque esteve Daniela Cunha, uma das promissoras fundistas portuguesas, que além de bons resultados aos 1500 (4.29,56) e 3000 metros (9.44,59) foi a melhor representante portuguesa no Europeu de Corta-Mato, em juniores, com o 38º lugar. O terceiro lugar ficou na posse de Liliana Teixeira, atleta que apareceu esta época em maior força e que teve ao nível do corta-mato os seus principais resultados, nomeadamente no Europeu de Corta-Mato (50º lugar) e no Cross de Itálica (3º lugar).


Diogo Ferreira
Foto: Filipe Oliveira / Atleta-Digital.com.



JUNIORES MASCULINOS
1.Diogo Ferreira (JOMA) – 52 pontos

2.David Bernardo (França) – 48 pontos
3.José Costa (FCP) – 26 pontos
4.Fábio Gonçalves (SLB) - 18 pontos
5.Emanuel Neves (FCP) - 15 pontos
6.Ricardo Amaro (JDN) - 14 pontos
7.Luís Lopes (CNRM) - 10 pontos
8.Bruno Ferreira (SLB) - 8 pontos
9.Edgar Carrolo (SLB) - 7 pontos
10.Marçal Rodrigues (CSM) - 2 pontos

Diogo Ferreira, atleta que como juvenil se dedicava ao Triplo Salto, bateu o recorde nacional do salto com vara (4.87 m), embora também no Triplo seja um dos melhores da temporada, em Portugal, com 14.47 metros. O alcance deste recorde parecer ter convencido o júri, apesar deste ter sido o escalão mais disputado.Isto porque David Bernardo, atleta português que compete em França, teve também um bom arranque na época indoor, depois de alcançar o recorde nacional de 60 metros barreiras (8.04), recorde que estava na mão do barreirista João Almeida. Já José Costa é um atleta que se destacou mais no corta-mato, com um bom 2º lugar no Crosse de Itálica, embora no início desta época de inverno ter executado um bom resultado na prova de 3000 metros (8.33,07).

Esta votação foi realizada dentro de parâmetros de imparcialidade, e reflectem a opinião de um conjunto de especialistas ligados ao atletismo, e particularmente ao atletismo jovem. Queremos dar os parabéns a todos os atletas e treinadores que têm realizado um trabalho digno de se ver, em prol do atletismo português.


O juri que participou nesta votação foi o seguinte:
Edgar Barreira (Atleta-Digital.com / Treinador)
Filipe Oliveira (Atleta-Digital.com / Treinador)
Rafael Lopes (Atleta-Digital.com / Atleta)
Bruno Araújo (Atleta-Digital.com)
Joana Oliveira (Atleta-Digital.com)
António Manuel Fernandes (Revista Atletismo)
Elisabete Costa (FPA / Media)
Teodoro Marújo (Treinador)
Cátia Rodrigues (Treinadora)
Artur Domingos (Treinador)

| Mais


Comentarios (6)add feed
Deveras Interessante o trabalho recente feito no Atletismo! : Luis
Quem pensava que o Atletismo em Portugal estava moribundo, todos estes jovens vêm demonstrar o inverso.
No youtube pode ser visto o recente recorde de Eva Vital e é uma marca impressionante para uma atleta juvenil e ainda por cima a saltar com barreiras de "Gente Grande", este vídeo revejo de quando em vez e fico sempre impressionado de cada vez que vejo.
Pelo que se vê, se esta atleta continuar a sua progressão com a mesma qualidade e ritmo que até aqui, aonde é que ela irá chegar???
Espero que quem manda no Atletismo não deixe que este "Diamante" perco o brilho que já têm.
Mas outras estrelas poderão brilhar ao mais alto nível, pois todos os justos vencedores que aqui podemos ver são atletas que merecem ser apoiados com tudo o que Portugal lhes pode oferecer, para que amantes da modalidade como eu, possamos ter o prazer de os ver brilhar po esse mundo fora.
Fevereiro 10, 2009
1 : =)
Acho bastante interessante esta iniciativa de nomear os 10 melhores atletas de vários trimestes da época.
Acho que se deve continuar abrindo também uma nomeação aos atletas SÉNIORES e SUB-23, acho que também era interessante contar com todos os atletas que temos.


Fevereiro 11, 2009
... : =)
marchaportugal.blogspot.com


smilies/smiley.gif divulguem smilies/smiley.gif smilies/smiley.gif smilies/cheesy.gif
Fevereiro 12, 2009
Ponto de vista. : Renato Duarte
Quando temos a Soraia Ruas, ainda em Janeiro, com 14,59 metros, no lançamento do peso (a 3ª melhor marca nacional de sempre) e é considerada a 10ª "revelação" juvenil, com apenas 1 ponto... É sintomático, no que respeita à capacidade deste júri. Cumprimentos. Renato Duarte
Fevereiro 13, 2009
Regras absurdas : Francisco Marques
Este evento foi um absurdo e só prova que quando se colocam pessoas à frente das modalidades que estão contra os atletas e o atletismo em geral só dá isto.

Regras absurdas e tão insultuosas aos atletas.

Este senhor Salcedas se tiver decência saia do atletismo e não volte.

Espero que tudo volte ao que era porque as coisas quando são boas não se mudam.

viva o atletismo, abaixo os burocratas.
Junho 23, 2009
ref : Angelo Guerra
Ademirote muito Diana Soares grande atleta mesmo gosto muito de te ver correr . Rui Pinto dem vale apena dizer nada corres bue Força aiii ...
Fevereiro 03, 2010
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2