Marcha protesta decisões da FPA

Terça, 04 Novembro 2008
Marcha protesta decisões da FPA

Carta Aberta publicada...

Ontem foi publicada uma carta aberta, dirigida ao Prof. Fernando Mota (Presidente da FPA), com o protesto de 103 pessoas ligadas à marcha atlética pela ausência de provas de marcha no Circuito de Pista "Premium 2008"...

 

"Carta Aberta
Ao Exmo. Senhor
Prof. Fernando Mota
Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo

3 de Novembro de 2008

Assunto: Circuito de Pista "PREMIUM 2008"

Vimos solicitar a atenção de Vexa. para o seguinte:

Em 27 de Maio de 2008 o site da Federação Portuguesa de Atletismo noticiou o lançamento de uma iniciativa para a época de verão 2008 denominada "Premium 2008".

Verificado o regulamento do circuito, constatou-se a ausência da Marcha Atlética e, por consequência, a impossibilidade desta disciplina participar dos objectivos a atingir, ou seja, em termos gerais, na promoção e desenvolvimento da modalidade nas competições de pista, na melhoria da qualidade dos rankings nacionais, no apoio aos melhores atletas nacionais.

Auscultado o Treinador Nacional de Marcha, este referiu ser sua intenção abordar o assunto numa próxima reunião da Direcção Técnica Nacional.

Até hoje, nada mais foi dito!

Divulgada agora (24 de Outubro de 2008) a listagem dos atletas premiados, vimos expor o nosso desagrado por este acto discriminatório de que, mais uma vez, a disciplina da Marcha Atlética foi alvo.

Por si só, a qualidade dos resultados que a Marcha Atlética tem patenteado e os êxitos que tem conquistado, que são parte do todo do Atletismo nacional, justificavam a integração da disciplina no Circuito de Pista "PREMIUM 2008".

Ficamos na expectativa de uma resposta de Vexa. e da marcação de uma reunião a fim de se debater este assunto."


Esta carta aberta tem como signatários muitos dos nomes fortes da modalidade, quer sejam atletas da actualidade ou atletas que já terminaram a sua carreira. Estão assim nomes como Ana Cabecinha, Augusto Cardoso, Diogo Martins, Dionísio Ventura, João Vieira, Jorge Costa, José Pinto, Maribel Gonçalves, Vera Santos, entre muitos outros nomes. Em protesto estão também os principais treinadores de marcha em Portugal, que assim apoiam este movimento.

| Mais


Comentarios (19)add feed
xxx : ...
Acho mt bem sr.presidente,atletismo é atletismo marcha é marcha são desportos totalmente diferentes.
Novembro 04, 2008
... : !?
marcha e atletismo ñ sao desportos diferentes. a marcha é uma das vertentes do atletismo e tem d ter o msm acompanhamento k as outras vertentes. Os marchadores devem ter os msms direitos k os outros atletas. Mt bem, reclamem...
Novembro 04, 2008
... : ...
Não??? entao porque será que ngm fica pra ver a marcha no final das provas? ate colocam a meio pra terem gente a ver.é uma cambada e frustrados de atletismo que nao conseguiam correr e trataram de invertar essa coisa de andar rapido.façam caminhadas.
Novembro 04, 2008
... : run and jump
nao vale a ena ofender...a marche deveria ter sido integrada, tal como o sector de provas combindas. este ultimo esta bastante desapoiado, e depois queixam-se k os atletas de combinadas nao evoluem.Nao sao dadas condições nem motivações para tal.

so se apoia kem ja la esta em cima, os outros nao contam????????????????

kts estagios de saltos, velocidade e lançamentos ha por epoca??? e de provas combinadas?tal como nao existe ninguem que fique a ver a marcha, t ninguem ve as provas combinadas
Novembro 05, 2008
... : !?
Aqui ñ s trata d as pexoas verem ou ñ, trata-se k s inventaram um circuito d provas em pista, deveriam integrar algumas provas d marcha, por exemplo as d 5km ou 10km k costumam ser as mais curtas. Eu sou da opinião k tds as vertentes devem ser apoiadas independentemente dos participantes k nela hajam. E alem dixo era uma maneira d incentivar jovens participantes d marcha. Marcha é uma vertente dificil, ou voces pensam k é fácil, é mais fácil correr. alguem nesta sociedade opta por o caminho mais dificil? admiro mt kem faz marcha, pk é preciso ter mt capacidade, lg merecem ser recompensados d alguma forma
Novembro 05, 2008
... : ...
Só vai pra marcha quem nao consegue vingar na corrida.geralmente ate acontece nos escaloes jovens para irem ao olimpico jovem,como nao se apuram na corrida,so para irem vao marchar,e depois acabam por la ficar porque nao tem nada que saber andar rápido(marchar).
Novembro 05, 2008
... : !!!
Custa,dói,provavelmente poderá ser imoral dizer isso...mas não sendo hipócrita,é a mais pura das verdade!
Podiamos estar pra aqui com discussões infrutiferas sobre como um marchador sofre e não-sei-que-mais,mas isso até um tipo que se lembrasse de inventar os 5m barreiras para dizer que era atleta sofreria,é desnecessário,quer se queira quer não a marcha é a anedota do atletismo!
Toda a gente que está ligada ao atletismo duma maneira ou doutra sabe disso...
Novembro 05, 2008
Sim,senhor. : Pablo
Concordo,sempre que uma pessoa normal vê uma marcha,a reacção é sempre :"O que raio é isto?".
Até tenho vergonha de dizer que é parte de atletismo.E ainda pedem dinheiro pra fazer aquelas cenas!!!Porque não se inclui tambem salto em comprimento com marcha,ou altura ao pé-coxinho?!Porque também é idiota!
Novembro 05, 2008
comparações : PF
Pois, cada qual vê a presença da marcha no Atletismo como bem entender. Mas como amantes de atletismo lembrem-se de uma coisa: A marcha é bem capaz de estar para o atletismo como o atletismo está para o desporto nacional e para a maioria das pessoas. Sim porque se, aqui, uns consideram a marcha parente pobre, o atletismo tem a seguinte de muitas conutações: "Atletismo? correr? correr para quê? atrás de quê? não faz sentido... Já se fosse correr atrás de uma bola...". Quem está no atletismo também estraga o atletismo, assim como há pessoas na marcha que não ajudam por muito que se esforcem a vincar a marcha como parte integrante do atletismo.
Apesar de tudo e das opiniões considero que a marcha deveria de estar representada no circuito, mas a tabela e algumas regras deveriam de ser revistas.
Novembro 06, 2008
Espectaculo : eric
para mim, e numa época em que a vertente "espectáculo" é a única coisa que pode salvar o atletismo (cativando público, tv, sponsor, etc), a marcha, apesar de todo o respeito que me merecem os marchadores, não tem lugar no futuro do atletismo. Não apresenta motivos de atração, espectacularidade, tudo acontece muito "em câmara lenta", etc, etc.

Concordo com a sua inclusão nos meetings porque isso seria afastar ainda mais as outras pessoas do atletismo
Novembro 06, 2008
... : eric
obviamente que no final do meu post anterior, eu queria dizer:

"concordo com a sua NÃo inclusão"... foi um lapso!!!
Novembro 06, 2008
... : !?
se for por exe prisma tb s acaba com o meio fundo e fundo, pk a maioria ñ gst d ver e axim acabava-se d vez com o atletismo. Cada atleta escolhe a vertente do atletismo k ker e merece apoio da federação. K é k interexa o k os marchadores parecem kando tao a marchar, so axo k merecem todo a apoio cm os outros.
Novembro 06, 2008
Felizmente : Fernando Martins
Felizmente para o atletismo as vossas opiniões não interessam para nada porque sinceramente, só dizem asneiras sem fundamento algum.

A marcha tem tanto direito, dentro da modalidade "atletismo" como os saltos, os lançamentos, as corridas. É uma vertente do atletismo.

Quem diz que as pessoas se vão embora quando se realiza a marcha, aconselho-o a ir ao Grande Prémio de Rio Maior.
Nos campeonatos de pista, como ninguem vai mesmo ver senão os atletas e os treinadores, pouca relevancia tem isso.

Aquele que diz que só vai para a marcha quem não vinga nas corridas, que dê um exemplo. Não sabe mesmo daquilo que diz. Apeteceu-me dizer aquilo e coitado de quem o lê. Enfim...
Como se pode saber isso num infantil? Porque também há marcha no infantis, sabia? É o mesmo que dizer que só vai para o fundo quem não tem velocidade. Ou que só vai para os lançamentos quem é gordo. É ridiculo não achas?


Novembro 06, 2008
... : !?
felizmente alguém k dixe uma coisa acertada. todas as vertentes têm o mesmo direito e tds os atletas devem ser respeitados. mt bem...
Novembro 06, 2008
... : eric
"se for por exe prisma tb s acaba com o meio fundo e fundo" - não me diga que é a mesma coisa???? já estou a ver uma ponta final ao sprint duma prova de 800/1500 (emocionante) e uma ponta final duma prova de marcha... por exemplo

Já agora: porque será que a golden league ou o Grand prix da IAAF não tem marcha???
Novembro 06, 2008
Marcha no AtletONews : João
Foi hoje focado esse assunto no AtletONews. Estará, a partir de amanhã, disponível em Podcast.


Novembro 06, 2008
Golden League : Pablo
Acho que as provas de marcha não estão incluidas na Golden League e outros Grand Prix porque aparentemente são "demasiado emocionantes" para figurarem em competições tão importantes...Têm que ser reservadas pra sitios onde as pessoas gostem mesmo,mas mesmo daquilo (tipo Grande Prémio da Caminhada pra Casa...)...Ou se calhar talvez não queiram insultar as pessoas que assistem à Golden League com 1h-2h de puro tédio com pseudo-atletismo...
Porque não incluimos tambem 30m em step-jump,assim podia-se alargar tambem o atletismo a mais pessoas,claro que ficaria mais estúpido..mas hei,assim pelo menos a marcha não ficaria a grande detentora desse rótulo...Haja paciência...
Novembro 06, 2008
Opinião : Edgar Barreira
Olá a todos,

como administrador deste site tenho apreciado aqui a vossa respeitosa discussão sobre este tema com bastante agrado. É um tema que divide muita gente e que dentro do atletismo tem uma resposta pouco unânime, sem dúvida.

A minha opinião mais simples diz-me que acima de todas as regras nacionais, estão as regras internacionais e se a marcha está incluída na IAAF, então deveremos acolher os marchadores que treinam tanto ou mais que outra especialidade. A questão da marcha estar em provas da Liga Dourada é descabida, na medida em que, por exemplo, provas de 10000 metros raramente constam como prova nos principais meetings. São escolhas...Quanto ao PREMIUM, julgo que é pertinente a colocação da marcha nesse circuito.

Acima de tudo e apesar das diferenças de opinião, devemos respeito aos nossos marchadores, ainda por cima depois das muitas alegrias que já nos deram. Julgo que honram a bandeira nacional tão dignamente como qualquer outro atleta.

Poderão ouvir a repetição do atletONews amanhã (6ª feira) às 10:30 e em breve no podcast, onde este assunto foi abordado por mim e pelo João Pateira.

Novembro 06, 2008
marcha : is
Para todos aqueles que se acham senhores da razão, já viram por exemplo o raking mundial de marcha? Salto em altura, triplo salto, peso, martelo, dardo, barreiras, vara, sim é tudo muito bonito e cativante mas nao traz mais reconhecimento ao atletismo nacional do que a marcha, pelo contrário. Antes de "criticarem" sobre a figura que a marcha faz no atletismo, olhem primeiro para a vossa, sim porque passam por "saloios" e incultos. A marcha quer queiram quer não faz parte do atletismo, e apesar dos vossos tristes comentários há quem se esforçe, e muito, a praticar para trazer o reconhecimento nacional, e acabam por faze-lo. Ao escreverem essas "opiniões", só parece que "gostam" de coisas que todos gostam. Ninguem é obrigado a gostar, mas respeitem que o faz, e fiquem contentes pois essas pessoas esforca-se e chegam a fazer mais pelo atletismo que as pessoas que se limitam a creticar.
Janeiro 24, 2009
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2