Melhores atletas jovens de Abril-Maio-Junho

Quinta, 10 Julho 2008
Melhores atletas jovens de Abril-Maio-Junho

Tiago Aperta

Tiago Aperta (na foto) o mais votado...

Em mais uma votação promovida pelo Atleta-Digital.com foram distinguidos os melhores atletas juvenis e juniores a actuar em Portugal, ou no estrangeiro (caso sejam portugueses) do trimestre de Abril, Maio e Junho. Consulte nesta notícia as classificações finais, resultado dos votos de um juri nomeado...

 

A par da eleição para melhor atleta português do mês, o Atleta-Digital.com passará a distinguir os jovens atletas que mais se destacaram em cada trimestre.

As regras atribuídas ao juri foi de dar no máximo 10 pontos por atleta, sendo que no mínimo foram votados 3 atletas por cada um dos elementos. Ou seja, o máximo que cada atleta poderia ter era 100 pontos, havendo nesse particular votações altas.

As classificações finais, por escalão e género foram:



Foto: Edgar Barreira/Atleta-Digital

JUVENIS FEMININOS:
1. Eva Vital (ACDRA) - 69 pontos
2. Irina Rodrigues (JV) - 60 pontos
3. Filipa Martins (JOMA) - 32 pontos
4. Marta Onofre (CFB) - 12 pontos
5. Shaina Mags (SCP) - 11 pontos
6. Diana Soares (ARBV) - 10 pontos
7. Ana Henriques (ACDRA) - 2 pontos
7. Diana Freitas (ARBV) - 2 pontos
9. Carla Santos (JV) - 1 ponto
10.Cristiana Cunha (GS-RC) - 1 ponto

Neste escalão uma das lutas mais interessantes desta votação, com duas atletas leirienses a terem ficado separadas apenas por 9 pontos. Eva Vital esteve muito bem neste último trimestre ao conseguir vencer o Atleta Completo Nacional, além de marcas muito interessantes aos 100 metros (12,05 s), 100 metros barreiras (14,41 s) e salto em comprimento (5.72 m). Quanto a Irina Rodrigues, mostrou-se igualmente uma atleta muito completa, com boas prestações no salto em altura, lançamento do disco e do peso. No terceiro lugar desta votação ficou Filipa Martins, uma jovem velocista que mostrou que pode ser uma das velocistas do futuro, em Portugal, tanto nos 100, como nos 200 metros (12,13 s / 24,66 s).



Foto: Filipe Oliveira/Atleta-Digital

JUVENIS MASCULINOS:
1. Tiago Aperta (SCA) - 78 pontos
2. Rodolfo Brites (BA) - 30 pontos
3. Edgar Carrolo (CASM) - 24 pontos
4. José Costa (CCRM) - 17 pontos
5. João Frias (ADRAP) - 16 pontos
6. Ruben Felizardo (UAG) - 14 pontos
7. Diogo Santos (FCP) - 8 pontos
8. Paulo Pinto (CBF) - 7 pontos
9. Hugo Silva (CSM) - 3 pontos
9. Rui Sustelo (GDC) - 3 pontos

Com o recorde nacional do lançamento do dardo batido no Nacional de Juvenis, com um registo de 64.75 metros, Tiago Aperta foi unânimemente votado pelo juri, estabelecendo o máximo de pontos entre todos os escalões. O atleta também lançou com engenho de junior acima de 60 metros, além de em vários momentos já ter mostrado que é um atleta completo. No segundo lugar desta votação ficou Rodolfo Brites, que no início do mês de Junho saltou 2.04 metros, no salto em altura, uma marca que tem qualidade. A ocupar o terceiro lugar do pódio um atleta que já muito mostrou em várias provas, e que neste trimestre se destacou nos 110 metros barreiras e nos 200 metros, com marcas de 14,28 e 22,28 segundos, esta última com algum vento contra. Foi ele Edgar Carrolo.



Foto: Filipe Oliveira/Atleta-Digital

JUNIORES FEMININOS:
1. Joceline Monteiro (CAO-F) - 73 pontos
2. Ungudi Quiawacana (SLB) - 29 pontos
3. Daniela Cunha (UDV) - 24 pontos
4. Vera Barbosa (JOMA) - 21 pontos
5. Carla Salomé Rocha (FCV) - 19 pontos
6. Ana Cláudia Conceição (SCB) - 13 pontos
7. Cláudia Nóbrega (GDE) - 7 pontos
7. Cláudia Rodrigues (COD) - 7 pontos
9. Joana Flores (CAT) - 4 pontos
10.Vanessa Rocha (GDE) - 3 pontos

Tal como Tiago Aperta, em Juvenis Masculinos, Joceline Monteiro teve uma pontuação muito destacada pelo recorde nacional junior que obteve durante o Nacional de Juniores. O recorde foi conseguido na prova de 400 metros, onde a atleta algarvia fez 54,84 segundos. Além dos 400 metros Joceline Monteiro ficou também com uma boa marca aos 300 metros, quando no primeiro dia de Junho correu essa distância em 40,99 segundos. Velocista de raíz, Ungudi Quiawacana tem estado em grande evidência, quer nos 100, quer nos 200 metros (12,10 s / 24,90 s), daí ter merecido o segundo posto desta votação. Por fim, e a concluir o pódio de votação, Daniela Cunha esteve em bom destaque nos 800 e 1500 metros, esta última foi marca de mínimos para os Mundiais de Juniores. As melhores marcas da atleta foram de 2.11,67 (aos 800 metros) e 4.24,72 (aos 1500 metros).



Foto: Filipe Oliveira/Atleta-Digital

JUNIORES MASCULINOS:
1. Marcos Chuva (SLB) - 60 pontos
2. Fábio Gonçalves (SLB) - 33 pontos
3. Alexander Zinchenko (SCP) - 26 pontos
4. Luís Lopes (CNRM) - 23 pontos
5. Edi Sousa (SCP) - 16 pontos
6. Emanuel Neves (FCP) - 14 pontos
7. Bruno Albuquerque (CPMg) - 12 pontos
8. Jorge Santa Cruz (FCP) - 9 pontos
9. Diogo Ferreira (JOMA) - 6 pontos
10.Rasul Dabo (JOMA) - 1 ponto

Por último, na votação para melhor Junior deste trimestre Marcos Chuva superiorizou-se na votação aos restantes atletas, depois de no Meeting de Lisboa ter feito uma das melhores marcas mundiais do ano no salto em comprimento (7.80 metros). Também nos 110 metros barreiras o atleta superiorizou-se neste trimestre, conseguindo atingir a marca de 14,13 segundos, uma marca de grande valia técnica. No segundo posto mais um atleta benfiquista, o recordista nacional juvenil de 800 metros, e que como junior continua a estar em evidência, depois de 1.49,96 segundos, marca que cosntituiu mínimo para o Mundial de Juniores. Nos 400 metros Fábio Gonçalves também se tem mostrado competente, onde neste trimeste chegou aos 49,60 segundos. Por fim, a presença do austríaco Alexander Zinchenko, um atleta surpresa e que tem marcado qualidade no lançamento do peso e do disco (18.04 e 46.40 metros).


Esta votação foi realizada dentro de parâmetros de imparcialidade, e reflectem a opinião de um conjunto de especialistas ligados ao atletismo, e particularmente ao atletismo jovem. Queremos dar os parabéns a todos os atletas e treinadores que têm realizado um trabalho digno de se ver, em prol do atletismo português.

O juri que participou nesta votação foi o seguinte:
Edgar Barreira (Atleta-Digital.com / Treinador)
Filipe Oliveira (Atleta-Digital.com / Treinador)
Rafael Lopes (Atleta-Digital.com / Atleta)
Bruno Araújo (Atleta-Digital.com)
António Manuel Fernandes (Revista Atletismo)
Teodoro Marújo (Treinador)
Cátia Rodrigues (Treinadora)
Sérgio Arruda (Treinador)
Renato Duarte (Treinador)
Artur Domingos (Treinador)

| Mais


Comentarios (6)add feed
Parabens : atleta08
Gostei da iniciativa!
Estão no bom caminho, bom trabalho... smilies/grin.gif
Julho 10, 2008
não dá : pc28.
não dá para perceber como é que atletas estrangeiros tambem entram nas votações. lanço aqui a minha sugestão para que no proximo mês coloquem o nome de Pamela Chepchumba que tem estado em destaque nos obstaculos nos meetings da iaaf. peço desculpa pelos meus modos mas já basta a invasão queniana na estrada e já basta aqueles atletas que são portugueses durante a epoca e na altura dos jogos olimpicos são de Angola ou de Cabo Verde e agora só faltava eleições dos melhores do mês com estrangeiros á mistura.

cmpts
Julho 11, 2008
Injusto o comentário... : Edgar Barreira
A partir do momento em que estes atletas, sendo jovens, têm direito a estar nos Campeonatos Nacionais, e são considerados nos rankings oficiais nacionais, não há que os excluir desta votação...

Além do mais quero aqui lembrar-lhe que atletas como Nelson Évora, Naide Gomes, entre outros, só são portugueses actualmente porque foram estimulados para o atletismo em Portugal. Provavelmente você emociona-se com os resultados deles, fica contente quando a Naide Gomes é campeã do mundo...por isso ao estar a descriminar os atletas jovens que treinam em Portugal e com técnicos formados em Portugal, que coitados têm a infelicidade de estar em Portugal por comentários como esse, está, além de esquecer os resultados deles, a ofender os nossos melhores atletas...

Considero o comentário injusto, e não há duvida que os atletas estrangeiros serão considerados em próximas votações...que são trimestrais, não são mensais!

Sem mais,
EB
Julho 11, 2008
se vamos falar em discriminação : pc28.
Apenas gostaria de lembrar o caso de outros atletas que tambem treinam em Portugal mas escolhem Cabo Verde, Angola e São Tomé e Principe para ir às grandes competições e depois regressam para vir ocupar o pódio nas competições nacionais séniores. Que discrimina quem? Eles não discriminam Portugal na hora de ir lá fora? A federação não discrimina os atletas portugueses na hora de aceitar esses ditos "estrangeiros" no pódio relegando portugueses para 4º, 5º e 6º lugar? E nas classificações colectivas de corta mato as equipas só com portugueses não são descriminadas relativamente a equipas com estrangeiros? É preciso expor os nomes com dupla nacionalidade em cima da mesa? A dupla nacionalidade é uma boa treta. É como ter 2 salários e declarar apenas um, ficando o outro salário não declarado a ser 100% lucro.
Se é para falar de discriminação é melhor tirarmos o fim de semana todo para discutirmos isso.
Bem vamos mas é ver o golden league de Roma que está para começar onde vai correr o luso-nigeriano Francisco-Obras-Coelho.
Julho 11, 2008
Os 10 melhores "salvo seja"!! : Atleta21
Existe discrimanação sim, mas é face aos atletas de associações menos poderosas, como as nortenhas e as interiores...não percebo como podem ficar de fora atletas que sobem tres vezes ao podio num nacional de juvenis,ou outros que se sagram campeoes nacionais juniores e conseguem alta competição podem ver lisboetas e leirienses de classe inferior (e sem alta competição) na lista dos 10 melhores quando o seu nome fica de fora!

A iniciativa parece-me muito boa, mas é necessário aprimorar o critério!
Julho 21, 2008
parabens as atletas açoreanas : Vicente rodrigues
desde ja dou os parabens aos atletas que obtiveram mais votos.
MAs a minha atenção vai para as atletas femininas Cláudia Rodrigues e Joana Flores.
Como já sabemos nós atletas dos açores, estas duas atletas sempre tiveram um nivel incomparavel com as restantes, tanto que sempre foram grande adversarias, proporcionando grandes provas a quem estava a assistir.
A joana com oapoio tecnico que sempre teve, pode mostrar as suas qualidades em participações como nacionais. Mas, fique registado que, os recordes regionais e as melhores marcas pertenciam e pertencem a claudia rodrigues.
Agora, um junior ja nao se pode aproveitar do seu corpo e das possibilidades que este lhe proporciona, e podemos ver que afinal, Claudia Rodrigues podera ser uma grande revelaçao no atletismo português.
Treinava sozinha, sem apoio de ninguém, o que é de louvar para as marcas que tem. Com apenas um mêrs de treino com Carlos Medeiros, antigo saltador, a atleta evoluiu no heptatlo de 4400 pontos para uns honrosos 4866. Bateu o seu recorde em todas as diciplinas menos altura e peso, lembrando..tudo num unico mês.
Parabens claudia pela atleta que es e espero que agora aproveites a oportunidade que tens de mostrar o valor que tens.
És o orgulho dos açores, e espero que por muitos longos anos.
Acho uma optima iniciativa, continuem. smilies/grin.gif
Novembro 13, 2008
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2