14ª Corrida de São Silvestre Cidade do Porto

Domingo, 06 Janeiro 2008
RUI SILVA E JÉSSICA AUGUSTO VENCEM NA INVICTA

É um feito inédito! Em catorze edições da mais celebrada corrida de S. Silvestre do norte do País, nunca os pódios tinham sido preenchidos integralmente por atletas portugueses. Mas este não é o único facto marcante da 14ª Corrida de São Silvestre Cidade do Porto. Tempo ameno, elevados índices de participação, um mar de gente ao longo do traçado e muita festa e alegria concorreram para que 2007 fosse o ano da consagração.

Consolidando a sua importância no panorama das tradicionais provas de S. Silvestre e continuando a crescer em número de participações e de meios envolvidos, a S. Silvestre Cidade do Porto tem, em 2007, o ano da consagração. A cidade abriu os braços para receber a sua prova e 50.000 pessoas saíram à rua, vibrando com as emoções da corrida e aplaudindo entusiasticamente todos os atletas. Com efeito, a 14ª edição constituiu uma verdadeira festa do atletismo, naquilo que ele tem de mais genuíno: uma corrida do povo e para o povo.
Partida
O final de tarde e início de noite estiveram “de encomenda” e a prova, organizada conjuntamente pela Runporto e pelo Clube de Veteranos do Porto, viu ser estabelecido um novo record de participações, com 1455 atletas chegados na prova principal e cerca de dois milhares de participantes na Mini-Corrida (4 km).

“Sprint” final dá vitória a Rui Silva

Desde muito cedo que a renovada Baixa portuense se tornou num pólo de interesse e atracção. A tarde amena convidava a passear, o início da época de saldos tornava-se num pretexto para uma visita à cidade e a multicolorida árvore de Natal, “plantada” no centro da Avenida dos Aliados, atraía os olhares dos muitos curiosos, do alto dos seus 76 metros. Porém, com o cair da tarde, as atenções passaram a centrar-se na Corrida de S. Silvestre.

Dado o tiro de partida, uma imensa mole de atletas atacou com determinação os 10 kms do duro e difícil percurso, dispostos a dar o seu melhor nesta última prova do ano. No sector masculino, os primeiros quilómetros mostraram um Rui Silva (Sporting CP) ao mais alto nível, já refeito da desgastante jornada vitoriosa da Volta ao Funchal, 48 horas antes. Estreante na prova da Invicta e desconhecendo o percurso, foi com determinação que o atleta “leonino” atacou a “interminável” subida até ao Marquês, deixando para trás a concorrência e acabando por se ver apenas na companhia de Paulo Gomes (GDR Conforlimpa) e de Rui Pedro Silva (Maratona CP). Este último viria a ceder e assistiu-se a um aceso duelo entre Rui Silva e Paulo Gomes que duraria até à entrada nos Aliados, já bem à vista da meta. Aí, Rui Silva fez-se valer da enorme mais-valia do seu fabuloso “sprint”, levando de vencida o seu adversário e terminando com 29:48. Três segundos mais tarde entraria Paulo Gomes e Rui Pedro Silva fecharia o pódio masculino com 30:44.

Jéssica Augusto, imperial!

Jéssica Augusto A prova feminina teve em Jéssica Augusto (Maratona CP) a grande protagonista. Igualmente regressada ao Continente após a Volta ao Funchal (onde foi excelente 2ª classificada), também ela a correr a S. Silvestre da Invicta pela primeira vez, Jessica aceitou correr o risco de passar ao ataque bem cedo, o que lhe valeu destacar-se das suas adversárias e fazer uma prova solitária, empenhada sobretudo na gestão de esforços face à dureza do traçado. Na sua retaguarda, Marisa Barros (Açoreana Seguros), Vanessa Fernandes (SL Benfica) e Fernanda Ribeiro (Valencia Terra y Mar) discutiram entre si os lugares imediatos. À chegada à meta, Jéssica Augusto viria a registar um tempo de 33:20, deixando a campeã olímpica de Atlanta 96, Fernanda Ribeiro, praticamente a um minuto de distância. Vanessa Fernandes, surpreendente 2ª classificada no ano transacto, acabaria por fechar o pódio com 34:46.

No final, o Director da Prova, Jorge Teixeira, fazia um balanço muito positivo da 14ª edição da Corrida de S. Silvestre Cidade do Porto referindo, nomeadamente, ser esta “a grande corrida popular do nosso país, nesta altura do ano. É a maior – e, para mim, a melhor! – S. Silvestre de Portugal.” Quanto ao figurino da prova, garantiu que “veio para ficar e, de hoje em diante, a S. Silvestre Cidade do Porto será sempre no último domingo do ano, ao final da tarde. Não há mais sábados à noite para ninguém!” E termina formulando um desejo para 2008: “Saúde, paz e… harmonia! Que 2008 seja um ano bem melhor para o nosso país, que os horizontes dos portugueses não sigam tão carregados, que sejam mais felizes. Que os governantes deste País comecem a pensar que têm a obrigação de nos fazer viver bem. Porque eles vivem bem. O povo também merece viver bem.”

CLASSIFICAÇÕES

MASCULINOS
1º Rui Silva (Sporting CP) 29:48
2º Paulo Gomes (GDR Conforlimpa) 29:51
3º Rui Pedro Silva (Maratona CP) 30:34
4º Pedro Oro (Espanha) 30:44
5º Pavel Naumov (Rússia) 31:25
6º Manuel Magalhães (GDR Conforlimpa) 31:27
7º José Moreira (Cyclones Sanitop) 31:32
8º Artur Rodrigues (NA Cucujães) 31:37
9º Manuel Ferreira (JU Fornos) 32:06
10º Vasco Ferreira (Maia AC) 32:21

FEMININOS
1º Jessica Augusto (Maratona CP) 33:20
2º Fernanda Ribeiro (Valência Terra y Mar) 34:17
3º Vanessa Fernandes (SL Benfica) 34:46
4º Marisa Barros (Açoreana Seguros) 34:56
5º Yesenia Sosa (Espanha) 36:39
6º Doroteia Peixoto (Açoreana Seguros) 37:42
7º Aureliana Polónia (Açoreana Seguros) 40:37
8º Mónica Incera Filguera (Espanha) 43:28
9º Marlene Monteiro (Os Rompe Solas) 43:29
10º Matilde Batista (JA Mozelense) 43:29

JOAQUIM MARGARIDO

| Mais
Comentarios (1)add feed
corrida : João Afonso
smilies/smiley.gif smilies/wink.gif smilies/cheesy.gif Hoje vou participar na corrida boa sorte a todos
Dezembro 13, 2008
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2