Légua de Marcha Atlética de Santo António dos Cavaleiros

Domingo, 04 Novembro 2007
Légua de Marcha Atlética de Santo António dos Cavaleiros

 

Hoje irei “reportar” a minha presença na Légua de Marcha Atlética de Santo António dos Cavaleiros, prova que curiosamente é realizada na freguesia de Loures, mas organizada por um clube da freguesia de Santo António dos Cavaleiros, e reporto-a por muitos motivos, como poderá ser visível ao longo do texto. Obviamente que um dos grandes motivos prendeu-se com a recolha de material para o novo programa de rádio, atletONews, projecto do Atleta-Digital.com, mas esse foi apenas um dos muitos motivos…

 

A Marcha Atlética chegou a um ponto quase máximo na sua expansão em Portugal, e no entanto continua esquecida dentro do seio da modalidade (infelizmente é uma realidade não só portuguesa). E chegou ao ponto quase máximo porque os grandes atletas (como Susana Feitor, João Vieira, Sérgio Vieira) estão a cumprir os últimos anos de competição, e a renovação não é tão forte, podendo Portugal assistir a um profundo interregno de bons resultados internacionais depois do abandono destes atletas. Apercebi-me disso quando era coordenador técnico da Secção de Atletismo do Infantado FC, onde tentei constituir um projecto de promoção da Marcha Atlética. Curiosamente a primeira prova onde este mesmo projecto participou, foi a 1ª edição da Légua de Marcha Atlética de Santo António dos Cavaleiros. Mas tal como estava a dizer, apercebi-me por conversas tidas com treinadores e atletas da área, e de certa forma todo este sector era bem organizado pelo Técnico Nacional de Marcha Atlética, Luís Dias. Os atletas, e basta olhar as entrevistas que realizei a Susana Feitor e João Vieira (para o Atleta-Digital.com) confiavam no trabalho deste homem que está de saída da Federação Portuguesa de Atletismo. Sendo que não há insubstituíveis, facto é que igualar o trabalho de Luís Dias, é algo muito difícil

E falo de Luís Dias porquê? Porque Luís Dias foi justamente homenageado pela organização da prova onde estive a “reportar”. Joaquim Leitão, director da prova e o grande responsável pelo GD São Domingos, à reportagem do Atleta-Digital.com dizia exactamente que “Luís Dias era a pessoa mais merecedora desta homenagem, por aquilo que tem feito pela Marcha Atlética em Portugal”.

Estes são os motivos da minha opinião, que é a de muitos, e que tem a ver com a promoção da Marcha Atlética.

Quanto à prova, é com bastante agrado que vejo uma prova de Marcha Atlética a conseguir um apoio bastante grande quer por parte do município de Loures, quer por parte da parceria das freguesias de Loures e Santo António dos Cavaleiros, num esforço conjunto para tornar esta prova cada vez melhor. Já começa a ser hábito, os atletas começarem a sua época em Loures, e assim a Organização tem conseguido bons nomes da Marcha Atlética em Portugal. Além de bons nomes têm-se conseguido bons números, e aí julgo que clubes como ACR Mealhada, ADL Apelaçonenses, CA Galinheiras, CN Rio Maior, CA Ferreira do Zêzere, entre outros, muito têm contribuído para a experimentação da Marcha Atlética em alguns atletas jovens.

Este ano a Organização optou por um novo circuito, deixando o interior do Parque da Cidade (que em parte tornava a prova mais espectacular) para ocupar uma rua anexa ao Parque da Cidade, que se tem constituído numa excelente alternativa para eventos desportivos, e não só. Isto tornou a prova um pouco mais monótona, mas ao mesmo tempo o apoio aos atletas ficou mais concentrado ao longo dos cerca de 250 metros que tinha a rua.

Foi uma prova agradável, onde por impossibilidade só consegui assistir às provas de Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos, e foi com agrado que reparei nos muitos apoios que o comércio local atribuiu para esta prova.

Quanto às provas que vi, viram-se alguns bons atletas, com boa técnica e com capacidade de evolução e fiquei muito agradado por continuar a ver alguns atletas da chamada “3ª idade” que tinha visto há 3 anos quer nesta prova, quer noutras de Marcha Atlética. É fantástico como podemos ver tantos tipos de marcha numa mesma prova, com estilos tão próprios e heterogéneos, mas com a alegria estampada na cara. Falei com alguns treinadores de equipas do concelho de Loures, e curioso que num dos casos foram os próprios atletas a exigir a participação do treinador na prova, como “moeda de troca” das suas participações. E assim se viu o João Gomes (treinador da ADL Apelaçonenses e recente 14º lugar na Maratona do Porto), Sérgio Arruda (treinador do GD São Domingos), Cátia Rodrigues (treinadora da ACR Mealhada), Joaquim Leitão (Organizador) a participar na prova, com alegria e com imenso prazer.

Na prova principal feminina ganhou a lituana, a residir em Portugal, Kristina Saltanovic, e que se mostrou muito contente com a prova, onde participou pela 3ª vez. A atleta olímpica, que foi mãe há pouco tempo, participou assim na primeira prova da época e afirmou gostar do ambiente da prova e nutrir mesmo algum carinho pela mesma.

Em masculinos, Sérgio Vieira (irmão gémeo de João Vieira), venceu com naturalidade, embora no final tenha-se mostrado muito descontente com a organização, por a prova ter atrasado 1 hora relativamente ao programado, e afirmou mesmo que “a continuar assim os principais atletas para o ano poderão não voltar novamente cá”.

Em resposta a isto o Director de Prova, Joaquim Leitão, mostrou respeitar as opiniões negativas, considerando que foi muito importante a grande participação na prova, “acima da média da especialidade”.

Efectivamente o atraso das provas foi um dos lados negativos, mas conhecendo as pessoas como conheço, considero que tudo farão para melhorar estes, e outros aspectos. E assim se espera que uma quinta edição desta prova venha lutar ainda mais pela especialidade, continuando a trazer a Loures alguns dos bons atletas nacionais e internacionais.

EDGAR BARREIRA



| Mais
Comentarios (6)add feed
Atleta de Marcha em Londres : Francisco Reis
Tudo exelente mas a respeito de homenagem nao nos podemos de outros elementos que forao esquecidos e que forao aqueles que promoverao a marcha ao longo dos anos contra tudo e contra todos caso de Luis Pinto/Jose Dias /Paulo Alves/Francisco Reis/Jose Tavares/Carlos Albano/Helder Oliveira/Jorge Esteves e muitos outros que como disse forao esquecidos ja agora porque nao organizarem uma prova de convivio com as velhas glorias para lembrar velhos tempos xau Obrigado
Francisco Reis
Setembro 28, 2008
Tenho interesse de saber um pouco mais de amrcha atlética. : Débora da Silva Escarlate
Meu irmão tem esquisofrenia, eu gostaria de saber se ele pode fazer a marcha atlética. Nós amamos atividades físicas! gostaria também de saber aonde tem marcha atlética no Rio de Janeiro, se tem em algum clube, ou em algum projeto da prefeitura, enfim tenho procurado e nada tenho visto. Moro no estado e na cidade do Rio de janeiro, na zona norte. Grata desde já por tudo! smilies/undecided.gif
Outubro 23, 2008
"Os desbravadores dos Trilhos da Marcha Atlética em Portugal..." : Carlos Paiva
Olá Francisco Reis,
espero que esteja tudo bem contigo...
é uma exelente ideia a de fazer uma prova de convivio entre os desbravadores dos "Trilhos da Marcha Atlética em Portugal", pois são muitos ainda os que estão no activo ou por perto da disciplina, que tanto fez ao longo destes quase 33 anos de existencia em Portugal, na parte que me toca desde 1984 no Sport Lisboa e Benfica mais tarde no Clube Futebol "Os Belenenses"...épocas em que chegámos a competir em escalões diferentes,
Em relação á competição de Stº. António dos Cavaleiros, faz lembrar um pouco as competições dos anos 80, onde exitia uma grande amizade, dinamica, alegira e motivação...
Parabéns á organização e força para o ano que vem...
Carlos Paiva
C.A.G.
Dezembro 04, 2008
marcha atletica no rio de janeiro : maria ines de oliveira sasaqui
aonde estão os grupos que se reunem para a pratica dessa modalidade. Estou apenas começando e gostaria de orientações.

Ines sasaqui
Abril 16, 2009
marcha atletica : maxwell
quais sao os atletas da marcha atletica
Maio 17, 2009
os esquecidos : Rogerio Filipe
Os veteranos tambem são atletas e alguns até treinam mais que alguns seniores mereciam muito mais respeito pelo escalão. smilies/grin.gif
Novembro 08, 2009
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2