[EURO14] Edi Maia foi fruto da experiência
|
|
Sábado, 16 Agosto 2014 |
|
Final de salto com vara correu bem a Edi, menos bem a Diogo.
O salto com vara teve a presença inédita de um português na final do Europeu e foi Edi Maia quem mais alto saltou da comitiva nacional.
A final do salto com vara tinha como principal interesse a presença de Renaud Lavillenie, o francês que tem dominado a especialidade nos últimos anos e que hoje não deixou de ser destaque, ao vencer com 5.90 metros. Mas se esta final tinha Lavilenie nos holofotes internacionais, do ponto de vista estritamente português o interesse estava naturalmente depositado em Diogo Ferreira e Edi Maia.
Diogo Ferreira não foi um atleta de sorte nesta final. Depois de uma qualificação aparentemente fácil para o atleta, hoje o jovem estreante acabaria por fazer três saltos nulos à altura inicial, nos 5.40 metros, com a última tentativa só derrubada na fase descendente, que fez o atleta levar as mãos à cabeça. Uma estreia como outras tantas, de frustração, antes do sucesso. O que lhe ditará o futuro?

Já Edi Maia partia para esta final com a tentativa de eliminar os fantasmas do passado, de qualificações difíceis ou impossíveis e de finais de pouco sucesso. Hoje deu um pontapé nessa crise e chegou ao lugar que nunca tinha chegado, o oitavo lugar, igualando o seu melhor de época, com 5.60 metros, depois de um nulo a 5.40 metros e de dois nulos na altura que lhe permitiu terminar no 8º lugar.
”Este ano temos tido uma certa consistência”, enalteceu o varista português que considera que ”com o tempo vamos modificando os nossos hábitos”, tendo em conta a alguma mudança de hábitos como fator decisivo para melhorar as suas prestações na generalidade. Com falta de apoios, Edi Maia espera que esta sua prestação lhe permita também ”a abertura de portas em termos de novos patrocínios”.
RESULTADOS (Salto com Vara Masc. – Final):
1. Renaud Lavillenie (França) – 5.90
2. Pawel Wokciechowski (Polónia) – 5.70
3. Jan Kudlicka (Rep. Checa) – 5.70
3. Kévin Menaldo (França) – 5.70
(...)
8. Edi Maia (Portugal) – 5.60
Diogo Ferreira (Portugal) – s/ marca
Enviados Especiais: Edgar Barreira (texto) e Filipe Oliveira (foto)
|