[EURO14] Estafeta na final, com recorde

Sábado, 16 Agosto 2014
[EURO14] Estafeta na final, com recorde

Quarteto português esteve no melhor de sempre nos 4x100 metros.

A equipa portuguesa de 4x100 metros garantiu há momentos um lugar na final deste Europeu e já pensa nos Jogos Olímpicos. 

A qualificação da equipa portuguesa de 4x100 metros esteve em bom momento nesta tarde para chegar a uma desejada final, a final que Portugal já alcançou em 2010 e em 2012, sempre finalizada em 6º lugar. Era difícil adivinhar que a prestação portuguesa fosse afinal tão positiva quanto foi, principalmente tendo em conta que a seleção nacional partiu da pista número 1.

Os portugueses participavam numa primeira ronda e numa série onde a dificuldade de chegar à final era imposta por equipas como Alemanha, França e Itália, com alguns dos melhores velocistas destes Europeus. E foram exatamente essas equipas que garantiram qualificação diretamente na segunda série, a que se somavam as qualificações diretas de Grã-Bretanham Suiça e Holanda. Assim, a missão de Portugal neste Europeu dependia da qualificação não direta, por repescagem, tendo de superar, pelo menos, os 39,03 segundos da Ucrânia.

Portugal faria uma boa primeira transmissão , entre Diogo Antunes e Francis Obikwelu, mas as restantes transmissões seriam menos bem conseguidas, com os restantes atletas em pista a evitarem o risco. Ainda assim caiu o recorde de Portugal, com 38,79 segundos, com a equipa a ser nove centésimos mais rápida que aquela que em 2010, durante o Europeu de Ar Livre, em Barcelona, faria a mesma prova em 38,88 segundos. Dessa equipa só restam dois atletas, curiosamente aqueles que eram a “espinha dorsal” da estafeta deste ano, com Arnaldo Abrantes e Francis Obikwelu nos segundo e terceio percursos. No começo da prova Diogo Antunes competiu na vez de Ricardo Monteiro (em 2010) e Yazaldes Nascimento foi hoje naquele que tinha sido o lugar de João Ferreira.

”Nós não pensámos no recorde”, clarificou Obikwelu que utilizou a sua experiência para ainda dar um importante contributo à estafeta portuguesa, que hoje conseguiu apoios para preparar nos Jogos Olímpicos, dentro de dois anos. ”Vamos tentar o nosso melhor na final”, disse Obikwelu. Yazaldes Nascimento, que chegou à final dos 100 metros, considera que ”a equipa está toda muito motivada unida”, indicando que terá faltado alguma confiança à equipa, principalmente nas transmissões. Sobre a final, que se disputa amanhã, tudo em aberto: ”Temos de acreditar sempre e acreditar que somos iguais aos nossos adversários”.

A final irá disputar-se amanhã, às 16:05 horas (hora portuguesa), onde Portugal deverá tentar melhorar o 6º lugar das últimas duas edições dos Europeus.

RESULTADOS (4x100 metros Masc. – Ronda 1):
1. Alemanha – 38,15
2. Grã-Bretanha – 38,26
3. Suiça – 38,54
(...)
7. Portugal (Diogo Antunes, Francis Obikwelu, Arnaldo Abrantes, Yazaldes Nascimento)– 38,79

Enviados Especiais: Edgar Barreira (texto) e Filipe Oliveira (foto)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2