|
Dezasseis atletas em ação no penúltimo dia.
Amanhã a seleção portuguesa volta a entrar em ação bastante cedo, com o começo da prova de Maratona feminina.
Muitos encaram este penúltimo dia como a última oportunidade de Portugal obter uma medalha neste Europeu e não quebrar a série de edições em que a seleção nacional ganhou pelo menos uma medalha. Essa possibilidade de medalha está naturalmente colocada em cima de Jéssica Augusto, a melhor classificada na prova de Maratona dos Jogos Olímpicos de Londres e que partirá como uma das favoritas às medalhas na prova de Maratona. Talvez uma pressão demasiadamente exigente para um só atleta, ela que, em conjunto com o seu treinador, optaram por não dar qualquer declaração à imprensa nacional. Uma ”superstição”, indicou Nogueira da Costa no dia de hoje. Na Maratona estarão ainda Doroteia Peixoto, Filomena Costa e Marisa Barros que, em conjunto com Jéssica Augusto, tentarão uma boa classificação coletiva. Tudo para ver a partir das 8 horas em Portugal.
Na sessão da tarde, que tem um horário diferente dos restantes dias (mais cedo), Portugal apresenta os restantes atletas. No salto com vara serão Edi Maia e Diogo Ferreira a fazerem uma presença inédita das cores nacionais numa final desta competição, sendo uma incógnita o que afinal representarão numa grande final, onde o natural candidato à vitória será o francês Renaud Lavilenie.
Nesta edição Portugal conseguiu a presença de duas estafetas nacionais, de 4x100 metros masculinos e 4x400 metros masculinos. Francis Obikwelu, Arnaldo Abrantes, Diogo Antunes e Yazaldes Nascimento deverão ser os quatro representantes de Portugal, que fará a sua prova na pista 1, na segunda série. Por outro lado Filipa Martins, Dorothé Évora, Cátia Azevedo e Vera Barbosa partirão da pista 7 na prova dos 4x400 metros, participando na primeira série.
Na final do triplo salto feminino, Susana Costa é a unica portuguesa em competição e será a oitava na ordem de saltos para tentar uma surpresa, mais que não seja que uma surpresa pessoal. É das atletas menos candidatas a um bom resultado nesta final, o que pode funcionar a seu favor, procurando ser a outsider da competição.
Para finalizar a participação portuguesa, Sara Moreira irá mesmo aos 5000 metros, mesmo com Dulce Félix a prescindir da sua presença nesta prova. Apesar da atleta portuguesa não ser das melhores inscritas coma marca deste ano, é das que tem melhor recorde pessoal. Serão 17 atletas em competição em busca de três grandes medalhas.
Consulte abaixo o horário dos portugueses:
HORÁRIO DOS PORTUGUESES – DIA 5:
08:00 – Maratona Fem (Final) – Doroteia Peixoto, Filomena Costa, Jéssica Augusto, Marisa Barros
14:03 – Salto com Vara Masc (Final) – Diogo Ferreira e Edi Maia
14:45 – 4x100 metros Masc (Ronda 1) – Portugal
15:20 – 4x400 metros Fem (Ronda 1) – Portugal
15:40 – Triplo Salto Fem (Final) – Susana Costa
16:35 – 5000 metros Fem (Final) – Sara Moreira
Enviados Especiais: Edgar Barreira (texto) e Filipe Oliveira (fotos)
|