[EURO14] Pedro Isidro cedeu, no dia de Diniz

Sexta, 15 Agosto 2014
[EURO14] Pedro Isidro cedeu, no dia de Diniz

Português terminou no 25º lugar dos 50 quilómetros marcha.

A prova dos 50 quilómetros marcha de hoje foi marcada por um dos grandes momentos destes campeonatos: um recorde do Mundo, festejado em português. 

A chuva marcou desde início a prova dos 50 quilómetros marcha, prova de superação máxima em grandes provas internacionais e que leva os participantes a marcharem entre as 3:30 e as 4:30 horas. Hoje essa superação foi elevada ao extremo máximo, onde nenhum português terá conseguido ficar indiferente ao que aconteceu na estrada, por intermédio de Yohan Diniz. Primeiro, porque o atleta francês marchou para ritmo de recorde do Mundo, depois porque o atleta parou a sua marcha a cerca de 200 metros da meta, para pedir uma bandeira portuguesa. Isto levou os mais distraidos a perguntarem-se o porquê de tal atitude, mas o francês fez questão de demonstrar as suas raízes num recorde do Mundo, que acaba também por ser um bocadinho português, face ao avó paterno de nacionalidade portuguesa.

Se o arrepio de uma atitude destas é tão suficiente quanto o recorde do Mundo que o atleta fez, com a marca de 3.32,33 minutos, derrubando o anterior recorde, que estava na posse do russo Denis Nizhegorodov desde 2008 (3:34.13), o que se poderá dizer se a frase for dita da seguinte forma: esta foi a primeira grande medalha portuguesa nestes campeonatos? Controversa por certo, mas uma justíssima homenagem a Portugal e que constituirá mais linhas de notícias e vídeos televisivos do que se fosse realmente uma medalha portuguesa.

Neste quadro não ficou minorizada a prestação do português Pedro Isidro, que depois de uma primeira fase de prova muito positiva, acabaria por ceder no ritmo, sem conseguir chegar ao desejado recorde pessoal, que estava fixado em 3:56.15 horas. O ritmo de prova saiu, como já se leu anteriormente, em ritmo de recorde do Mundo e o português inicialmente andou até em ritmos mais rápidos do que lhe é habitual, mas acabaria por baixar o ritmo e também por quebrar, não indo além de 4:07.44 horas.

(em desenvolvimento)

RESULTADOS (50 Km Marcha Masc. – Final):
1. Yohann Diniz (França) – 3:32.33
2. Matej Tóth (Eslováquia) – 3:36.21
3. Ivan Noskov (Rússia) – 3:37.41
(...)
25. Pedro Isidro (Portugal) – 4:07.44

Enviados Especiais: Edgar Barreira (texto) e Filipe Oliveira (fotos)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2