|
Emanuel Rolim participou hoje na primeira ronda dos 1500 metros.
A presença do jovem meio-fundista em Zurique foi digna de um estreante, apesar de não ter passado à fase seguinte.
Emanuel Rolim era o último português a entrar em ação neste quarto dia, mas não o último a terminar a sua prova, já que na estrada decorria a prova dos 50 quilómetros marcha, onde estava Pedro Isidro em competição. Logo à primeira série, Emanuel Rolim sabia que a única forma de tentar uma presença na fase seguinte seria, muito provavelmente, por repescagem, se tal acontecesse. E, por isso, o português veio sempre incluido dentro do grupo que lutava pela frente de corrida e onde estava Mahiedine Mekhissi-Benabbad, um dos protagonistas do dia de ontem.
Só no desenlace da última volta Rolim acabaria por perder terreno, para terminar em 3.42,22 minutos, marca que não envergonha a sua presença e que faz terminar a sua época de forma digna.
”Ter vindo pela primeira vez a um Europeu de absolutos é fantástico”, considerou Rolim no final, contente também pela prova ter decorrido em ritmos relativamente rápidos e de este ter conseguido manter no “comboio” dos primeiros. Parte do sucesso do seu desempenho até aqui ocorreu pela realização de um estágio de altitude, pago pelo próprio atleta: ”ajudou a afinar os últimos pormenores para estar aqui”. Aliás, o atleta acabaria por destacar que enquanto o seu estágio serviu para estar em Zurique, para outros atletas terá servido pela luta de medalhas, um caminho que assume querer fazer, recuperado que está da operação que fez ao pé há duas épocas atrás e que não o impediu de lutar por novos sonhos.
RESULTADOS (1500 metros Masc. – Ronda 1):
1. Chris O’hare (Grã-Bretanha) – 3.39,24
2. Henrik Ingebrigsten (Noruega) – 3.39,32
3. Charlie Grice (Grã-Bretanha) – 3.39,41
(...)
21. Emanuel Rolim (Portugal) – 3.42,22
Enviados Especiais: Edgar Barreira (texto) e Filipe Oliveira (fotos)
|