[EURO14] Ana Cabecinha descolou do 8º

Quinta, 14 Agosto 2014
[EURO14] Ana Cabecinha descolou do 8º

20 quilómetros marcha tiveram a participação de duas portuguesas.

Ana Cabecinha e Inês Henriques foram as representantes portuguesas na prova de 20 quilómetros marcha, que decorreram na manhã de hoje. 

Depois de uma noite de chuva, a manhã amanheceu com sol, que chegou a provocar calor. Um cenário diferente daquele que ontem se tinha sucedido nos 20 quilómetros marcha masculinos. A prova feminina percorreu o mesmo percurso de um quilómetro e as duas portuguesas tentaram sempre acompanhar o grupo da frente. Só aos dez quilómetros Inês Henriques acabaria por descolar do grupo, caindo para o 13º lugar que o fim de prova ditaria para si própria. A atleta portuguesa terminou os 20 quilómetros marcha em1:31.32 hora. O 13º lugar constituiu a sua pior prestação da carreira em Europeus, voltando a evidenciar uma limitação que é desta época: dificuldade sobre as mudanças de ritmo. ”A prova começou num ritmo tranquilo. Quando mudara, o ritmo não consegui mudar de ritmo”, lamentou Inês Henriques que não compreende o porquê dessa situação, apesar de considerar que fez o melhor que conseguiu.

Mais na frente e a tentar livrar-se do 8º lugar esteve Ana Cabecinha. O cenário a quebrar era o 8º lugar dos Jogos Olímpicos de 2008, do Europeu de 2010, de algumas edições da Taça do Mundo e do Mundial de há um ano. Encontrou-se sempre no pelotão, até que a quatro voltas do fim a portuguesa não conseguiu acompanhar o destaque de três atletas na frente, que viriam a ser as medalhadas da competição: Elmira Alembekova (1:27.56), Lyudmyla Olyanovska (1:28.07) e Anezka Drahotová (1:28.08). Nessa altura a russa Vera Sokolova já tinha duas faltas e a portuguesa ainda tentou ir ao lado da russa, ”para os juizes me poderem ver e contribuir para a eventual desclassificação da russa”. A tática da portuguesa não resultaria e seria Sokolova a arriscar, para chegar ao 4º lugar no final. Eleonora Giorgi ficaria ainda na frente da portuguesa, que ainda assim garantiu o 6º lugar, a sua melhor classificação de sempre, com o registo de 1:28.40 hora. Com esta marca a portuguesa bateu largamente a melhor marca de sempre feita por uma portuguesa nesta prova, que pertencia a Vera Santos. Contente com a classificação final, Ana Cabecinha considerou que ”as últimas voltas foram penosas, porque havia sempre esticões”.

Inês Henriques

A participação portuguesa, em marcha, continuará amanhã, com a presença de Pedro Isidro na distância dos 50 quilómetros, que percorrerão voltas de dois quilómetros, numa extensão do percurso que os marchadores de 20 quilómetros percorreram nos últimos dois dias.

RESULTADOS (20 Km Marcha Fem. – Final):
1. Elmira Alembekova (Rússia) – 1:27.56
2. Lyudmyla Olyanovska (Ucrânia) – 1:28.07
3. Anezka Drahotová (Rep. Checa) – 1:28.08
(...)
6. Ana Cabecinha (Portugal) – 1:28.40
13. Inês Henriques (Portugal) – 1:31.32

Enviados Especiais: Edgar Barreira (texto) e Filipe Oliveira (fotos)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2