[EURO14] Os portugueses (dia 3)

Quarta, 13 Agosto 2014
[EURO14] Os portugueses (dia 3)

Nelson na mais desejada final do dia.

O terceiro dia do atletismo português levará à pista seis atletas e duas marchadoras à estrada. 

Ainda sem medalhas e em busca do sucesso, os portugueses entram neste terceiro dia de competições com aspirações efetivas a tentar novamente a medalha. A acontecer, ou ocorre ao início do dia, ou ao fim. O dia começa com os 20 quilómetros marcha, prova que pode muito bem ter as melhores portuguesas na frente de prova, ou próximas da mesma. Espera-se uma ausência proeminente na seleção russa e para as portuguesas isto pode funcionar de estimulo. Mas a experiência dos marchadores não foi hoje a melhor, por causa dos carris dos elétricos, que obrigam a muitas mudanças de rota e, consequentemente, de ritmo.

Se de Inês Henriques e Ana Cabecinha se pode tentar esperar um lugar de destaque, nos 20 quilómetros marcha, na final do triplo salto pode-se aguardar um Nelson Évora competitivamente “agressivo”, como o próprio confirmou: ”as finais pode ter surpresas e é mais um ambiente de guerra”. Esta “guerra” figurada levará Évora a estar ”mais tenso e concentrado”, primeiro para tentar um dos três primeiros saltos entre os 8 melhores, depois para lutar pelo ”top”, como de forma divertida referenciou em conferência de imprensa.

O resto são acessos a fases seguintes na competição. Neste caso é a prova de Vera Barbosa, na meia-final dos 400 metros barreiras, aquela que mais interessa, pela forte possibilidade de conquista da final. A atleta terá de defrontar atletas mais fortes que ela nesta temporada, como Anna Titimets (Ucrânia), Irina Davydova (Rússia) e Yadisleidy Pedroso (Itália). Passam à final as três melhores atletas de cada uma das duas séries e só dois tempos serão repescados.

Alguns atletas começam ou recomeçam provas nestes campeonatos. No salto com vara, Diogo Ferreira e Edi Maia saltam em grupos de qualificação diferentes. Ambos terão ou de alcançar diretamente os 5.65 metros ou constarem entre os 12 melhores da qualificação, para garantirem apuramento para a final. Nos 200 metros femininos Carla Tavares retoma a sua presença nestes campeonatos, não se esperando facilidades, dado que possui o segundo pior tempo da sua série, que promete ser rápida, com a presença da búlgara Ivet Lalova. A passagem direta acontece como nos 100 metros (4 qualificações diretas por série e 4 repescagens). O mesmo procedimento de qualificação acontecerá na prova masculina, onde David Lima tem um quadro de previsão semelhante: uma das piores marcas, com um dos melhores atletas da atualidade Christophe Lemaitre). Se algum dos dois (Carla Tavares e David Lima) passarem de fase, competirão ainda, na parte da tarde, nas meias-finais.

Este terceiro dia de provas funcionará, assim, como lançamento da segunda fase de provas destes campeonatos. Apesar de tudo encontram-se calendarizadas seis finais, todas calendarizadas na sessão da tarde, excepto a prova matinal dos 20 quilómetros marcha, no setor feminino.

HORÁRIO DOS PORTUGUESES – DIA 3:
08:10 – 20 Km Marcha Fem (Final) – Ana Cabecinha e Inês Henriques
9:15 – Salto com Vara Masc (Qual. – Grupo A) – Diogo Ferreira
9:15 – Salto com Vara Masc (Qual – Grupo B) – Edi Maia
10:34 – 200 metros Fem (Ronda 1 – Série 4) – Carla Tavares
11:13 – 200 metros Masc (Ronda 1 – Série 2) – David Lima
17:10 – 400 metros barreiras Fem (Meia-Final – Série 1) – Vera Barbosa
18:42 – 200 metros Fem (Meia-Final) – Carla Tavares (?)
19:10 – Triplo Salto Masc (Final) – Nelson Évora
19:15 – 200 metros Masc (Meia-Final) – David Lima (?)

Enviados Especiais: Edgar Barreira (texto) e Filipe Oliveira (fotos)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2