|
Ricardo Ribas cumpriu a primeira das duas participações em Zurique.
Primeiro a correr para si, nos 10000 metros, Ricardo Ribas, terminou a prova no 12º lugar. <
A final direta dos 10 mil metros tinha presença única das cores portuguesas, depois de ontem se ter assistido a uma presença tripla no setor feminino. Ricardo Ribas era o único atleta presente, o único com aspirações a um resultado que honrasse os desígnios nacionais, sem ser necessário lembrar o histórico glorioso de outros tempos. O atleta português acabou por desempenhar bem esse papel e quase atingia o seu objetivo final, alcançar uma bolsa de preparação para os Jogos Olímpicos de 2016.
Correu primeiro no pelotão, depois num segundo grupo de perseguição ao grupo da frente e mais tarde acabaria por descolar desse grupo rumo ao seu objetivo: o top-10. Chegou a classificar-se no 11º lugar, só lhe bastando a subida de mais uma posição para alcançar os financiamentos, mas acabaria por ainda ceder um lugar mais perto do fim, para o belga Koen Naert. No final terminaria com o tempo de 29.09,47 minutos, aproximado do seu melhor. ”Estou super feliz” disse aos jornalistas portugueses, considerando que vinda aos 10000 metros foi a escolha acertada: ”chamaram-me de louco por vir aos 10000 metros e à Maratona”. O atleta considera agora que a sua participação na Maratona servirá os objetivos nacionais de chegar a um bom lugar coletivo na Taça da Europa da Maratona. Mas o atleta não deixa de esconder a vontade de tentar o top-10 nessa prova que, como sempre, dependerá do percurso e das condições atmosféricas. O atleta fez um agradecimento especial a cinco mulheres: Ana Oliveira, Dulce Félix, Sameiro Araújo, à Nossa Senhora de Fátima e à sua filha, de quatro anos de idade.
À margem do que foi a prestação do português, não é de esconder a prova fantástica no plano internacional, que levou a que dois atletas turcos tentassem ativamente atacar a posição de Mo Farah (Grã-Bretanha), que partiu para esta prova como notório e claro favorito. O atleta voltou a vincar o seu valor e chegou de novo ao Ouro, com o tempo de 28.08,11 minutos.
RESULTADOS (10000 metros Masc – Final):
1. Mo Farah (Grã-Bretanha) – 28.08,11
2. Andy Vernon (Grã-Bretanha) – 28.08,66
3. Ali Kaya (Turquia) – 28.08,72
(...)
12. Ricardo Ribas (Portugal) – 29.09,47
Enviados Especiais: Edgar Barreira (texto) e Filipe Oliveira (fotos)
|