|
Portuguesa segue para a meia-final dos 400 metros barreiras.
Tal como era de esperar, Vera Barbosa ultrapassou facilmente a primeira ronda e promete lutar por uma final que espera por si como uma das candidatas a...pelo menos um bom resultado.
A primeira ronda dos 400 metros barreiras já era favorável ao que Vera Barbosa tem feito nesta época, numa época de ganho da confiança que perdeu na época anterior. Tinha conseguido voltar ao ponto em que estava e tenta aqui nestes campeonatos chegar ao resultado que ainda não teve oportunidade de conseguir.
Aguentou-se nos blocos sem falsa partida, até porque é exatamente a partida o seu ”ponto fraco”, como admite. Mas à primeira uma estranha falsa partida de Sara Petersen (Dinamarca) fez todas suspirar de alívio após o cartão vermelho atribuido. ”Sabia que tinha ficado nos blocos”, indicou Vera Barbosa, que partiu ligeiramente mais lenta para a segunda tentativa de partida e correu de forma leve sobre todas as barreiras. Corria na pista 2, na desvantagem de ter de medir a cada momento a sua distância relativa às suas adversárias, mas afinal, nada que não esteja habituada: ”Este ano corri várias vezes na pista 2, serviu de treino”.
Barreira por barreira, a entrada na meta foi na frente, de forma isolada e sem poupar acabaria por chegar destacada, com o tempo de 55,85 segundos, um segundo mais rápida que a suiça Petra Fontanive, que arriscou tudo perante o seu público, acabando com o terceiro melhor tempo entre as qualificadas. Mas pelo caminho ficaria a medalha de bronze de 2012, na série de Vera Barbosa, a ucraniana Hanna Ryzhkova, que caiu na última barreira, para seu grande desalento, mas abrindo mais uma oportunidade para a barreirista portuguesa que no final sentia comentou a queda da ucraniana com sentimento agri-doce, contente pela oportunidade adicional, triste pela queda da sua colega. E sobre a possível ida a um pódio, Vera Barbosa lembrou a necessidade de primeiro pensar na meia-final.
A meia-final da portuguesa irá realizar-se amanhã, às 17:10 horas, não se conhecendo ainda a distribuição nas séries. A atleta assume a importância da recuperação, ”com crioterapia, massagem e descanso”.
RESULTADOS (400 m Barreiras Fem. – Ronda 1):
1. Eilidh Child (Grã-Bretanha) – 55,32
2. Anna Titimets (Ucrânia) – 55,77
3. Vera Barbosa (Portugal) – 55,85
Enviados Especiais: Edgar Barreira (texto) e Filipe Oliveira (fotos)
|