|
Oito portugueses no segundo dia, com três em finais.
Amanhã é um dia importante, não tanto para aspirações a medalha, mas para a condução de alguns dos melhores atletas rumo às fases seguintes.
No segundo dia de provas, nesta terça-feira, os primeiros portugueses a entrar em ação serão os marchadores. Jorge Vieira e Sérgio Vieira voltarão a pisar o alcatrão das grandes competições, novamente longe do estádio e do centro de todas as atenções, com partida e chegada no meio da cidade. Os marchadores nacionais fizeram hoje o reconhecimento do percurso. Quanto a João Vieira, apesar das medalhas nos dois anteriores eventos, será de menor expectativa a sua participação este ano: ”a lesão não está completamente ultrapassada”. O atleta garante estar em condições físicas, apesar de ”estar a treinar há um mês”, pensando no top-10.
Antes da prova da marcha terminar, Vera Barbosa (400 metros barreiras) e João Almeida (110 metros barreiras” correrão as suas provas. Para Vera Barbosa isso significa a primeira ronda, de um percurso que se aguarda que a possa levar à final, que coloca como objetivo. ”Estou bastante feliz pela minha época. Vamos ver o que acontece”, considerou junto da imprensa nacional. Se a qualificação para a meia-final por parte de Vera Barbosa é provável, a de João Almeida é quase impossível, ainda que não se conheça o real estado de forma deste atleta, que passa um momento difícil de conciliação da carreira com a de profissional.
De tarde, tanto Susana Costa, como Patrícia Mamona estarão em condições da tentativa de passar à final do Triplo Salto. Mas amanhã essa passagem à final pode muito bem ser complicada se as atletas só pensarem nos 14.20 metros, dado que ao não alcançarem terão de se bater por um dos 12 primeiros lugares da qualificação. Se Mamona coloca o seu trajeto nesta prova apontado à medalha, Susana Costa optou por algo mais conservador, tentando a presença na final e melhorando o lugar de 2012.
Hoje Ricardo dos Santos garantiu a meia-final dos 400 metros com o recorde de Portugal. Amanhã o mesmo atleta garante que quer estar de novo no melhor, sem deixar escapar a oportunidade de uma importante final. A encerrar o dia português Ricardo Ribas fará a primeira prova da dupla opção que tomou para este Europeu. Se por um lado amanhã marcará presença nos 10000 metros, por outro mantém a opção de estar na prova da Maratona.
Consulte abaixo o horário dos portugueses no segundo dia de competições deste Mundial, na hora portuguesa.
HORÁRIO DOS PORTUGUESES – DIA 2:
08:20 – 20 Km Marcha Masc (Final) – Jorge Vieira e Sérgio Vieira
10:05 – 400 metros Barreiras Fem (Ronda 1 – Série 2) – Vera Barbosa
10:48 – 110 metros Barreiras Mac (Ronda 1 – Série 2) – João Almeida
17:30 – Tripo Salto Fem (Qual. - Grupo A) – Patrícia Mamona
17:30 – Triplo Salto Fem (Qual. - Grupo B) – Susana Costa
18:02 – 400 metros Masc (Meia-Final – Série 2) – Ricardo dos Santos
18:50 – 10000 metros Masc (Final) – Ricardo Ribas
Enviados Especiais: Edgar Barreira e Filipe Oliveira
|