[EURO14] Marco Fortes bate histórico nacional
|
|
Terça, 12 Agosto 2014 |
|
Lançador português foi 7º classificado.
Na vitória de David Storl, Marco Fortes conseguiu a melhor marca portuguesa de sempre em Europeus, um rebuçado longe de ser o mais doce para o atleta português.
Fortes chegou à final com o melhor a acontecer ao terceiro ensaio. Nesta final Marco Fortes repetiu a mesma receita, mas com um incremento globalmente mais positivo do que o que fez na qualificação. O português começou relativamente bem, com 19.65 metros e logo ao segundo ensaio lançaria o seu peso a bons 20.32 metros, que o deixavam relativamente tranquilos sobre a oportunidade de estar num dos lugares que lhe permitiram aceder aos seis lançamentos finais. O terceiro ensaio seria a confirmação do seu momento, ao melhorar para 20.35 metros. Mas o atleta português acabaria por não aproveitar o facto de ter mais três ensaios. Faria nulo ao quarto ensaio, 20.21 metros de seguida e 19.66 metros para terminar.
”Fiquei com a sensação de que podia fazer mais”, considerou o atleta português que com 20.35 metros fez a melhor marca de sempre de um português em Europeus de Ar Livre. O atleta garantiu qe tinha ambição de melhor, mas uma dor contraida durante o aquecimento condicionaria o resto do concurso. Mais tarde o departamento médico da Federação Portuguesa de Atletismo acabaria por dar mais esclarecimentos sobre o caso. Um problema no tendão rotuliano levou a que fosse aplicado spray, que por ser excesso acabaria por prococar uma pequena queimadura, que trouxe uma nova dor ao lançador português.
No final das contas os 20.35 metros de Marco Fortes levaram-no ao sétimo lugar, numa nova vitória do alemão David Storl, que continua implacável no lançamento do peso europeu, com uma vitória expressiva, de 21.41 metros. Completariam o pódio os atletas Borjas Vivas (Espanha), com 20.86 metros e Tomasz Majewski (Polónia), com 20.83 metros.
RESULTADOS (Lanç. Peso Masc. - Qual):
1. David Storl (Alemanha) – 21.41
2. Borja Vivas (Espanha) – 20.86
3. Tomasz Majewski (Polónia) – 20.83
(...)
7. Marco Fortes (Portugal) – 20.35
Enviados Especiais: Edgar Barreira (texto) e Filipe Oliveira (foto)
|