[EURO14] Nelson Évora de volta às finais

Terça, 12 Agosto 2014
[EURO14] Nelson Évora de volta às finais

Atleta português conseguiu qualificação direta no Triplo.

Portugal acabou a manhã no melhor que era possível, com Nelson Évora a qualificar-se para a final e a passar a figurar como candidato às medalhas.  

Depois de ontem Nelson Évora ter sido demolidor quanto à forma como o público português e as entidades governamentais olham para a modalidade, apresentou-se hoje na pista relaxado e com vontade de competir. As atitudes em pista denunciavam a vontade de fazer deste Europeu qualquer coisa próxima ou superada do que já foi na modalidade. E conseguiu...

O primeiro ensaio de 16.64 metros, a um só centímetro da qualificação direta já quase o colocava na final, dado que seria difícil de prever 12 atletas acima dessa marca. Mas como que querendo confirmar o momento que vivia em pista, Nelson Évora decidiu confirmar e dizer “presente” aos seus adversários, com um salto de 16.82 metros, onde nem ficou perto do limite da tábua. ”Senti que podia ter saltado bastante mais”, indicou no final, confiante do que venha daqui para frente.

”Este é o meu ambiente”, considerou o português em Zurique, que ficou na primeira metade dos classificados, dentro dos seis que conseguiram marca de qualificação direta. Dois russos (Lyukman Adams e Aleksey Fyodorov), dois franceses (Benjamin Campaoré e Yoann Rapinier) e um espanhol (Pablo Torrijos) foram aqueles que, tal como Évora, atingiram marca de qualificação direta. Mas entre os restantes qualificados, por classificação, constam nomes fortes como o italiano Fabrizio Donato ou o romeno Marian Oprea.

A final, que se disputa dentro de dois dias, às 19:10 horas, na hora portuguesa, mais uma em Zurique, fica totalmente em aberto, até para as medalhas. E a pista é um dos fatores favoráveis a Nelson Évora, por ser muito rápida: ”A pista é ao meu gosto”. Se a isso se juntar a confiança demonstrada nestes primeiros dias em Zurique, poder-se-ia dizer que estamos perante um grande regresso de Nelson. ”Nas finais há sempre surpresas e não vou subestimar nenhum dos adversários”, completou o atleta português, que garante a sua aposta nele próprio.

O regresso às grandes finais acontece para Nelson Évora, três anos depois de ter estado no Mundial de Ar Livre, em Daegu. O regresso à final poderá ser a tentativa de Évora chegar a medalhas, mas também a tentativa de estar acima do que fez em 2006 no Europeu, em Gotemburgo, quando foi quarto classificado com 17.07 metros.

RESULTADOS (Triplo Salto Masc. – Qual.):
1. Lyukman Adams (Rússia) – 16.97
2. Benjamin Campaoré (França) - 16.83
3. Nelson Évora (Portugal) - 16.82

Enviados Especiais: Edgar Barreira (texto) e Filipe Oliveira (foto)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2