|
Recorde Nacional para Ricardo dos Santos.
Sem pisar o risco, sem deixar de arriscar, Ricardo dos Santos chegou à qualificação para a meia-final dos 400 metros.
À partida não se poderia dizer que Ricardo dos Santos era o mais favorito na passagem à meia-final dos 400 metros. O atleta português poderia pensar em meia-final se cumprisse com as promessas que foi fazendo ao longo da época. Ao telefone com o seu treinador, Lindford Christie, que acabou por não vir a estes Europeus, o atleta teve possibilidade de se acalmar para esta competição, com o forte alerta sobre a necessidade de não pisar qualquer linha, conforme aconteceu em competições anteriores.
E foi, sem arriscar linhas, que Ricardo dos Santos partiu, correndo a primeira curva por fora, mas com forte aceleração inicial. ”No início da prova fui mais rápido do que o costume”, explicou o atleta na zona mista, naturalmente contente com o que foi o desenrolar da prova, já que chegou ao fim da última curva da prova na frente, deixando-se relaxar no que faltava, o que não o impediu de chegar a 45,81 segundos e ao segundo lugar da série. A marca derruba claramente a melhor marca de sempre de um português em Europeus, que pertencia a Barceló Carvalho (47,2 segundos) desde 1969. Mas acima de tudo a marca derruba em 30 centésimos o anterior recorde de Portugal, que a partir de hoje deixou de ser de Carlos Silva (46,11 segundos) e que se mantinha desde 1996.
”Era uma coisa que eu queria fazer”, começou por indicar o atleta português que considerou que ”tinha de fazer tudo por tudo”, não só para conseguir a passagem à meia-final, como para obter o recorde português. Pela contenção do ritmo final, que foi suficiente para o recorde, o português só espera chegar ao melhor na meia-final, onde tudo pode acontecer: ”Se conseguir mais rápido fico feliz”.
A meia-final dos 400 metros irá decorrer amanhã, às 17:54 horas, na hora portuguesa, sem que ainda se conheça quais serão os adversários do atleta português, que desta vez terá dado uma alegria ao seu treinador, um dos mitos do atletismo europeu, Linford Christie.
RESULTADOS (400 metros Masc. – Ronda 1):
1. Maksim Dyldin (Rússia) – 45,45
2. Martyn Rooney (Grã-Bretanha) – 45,48
3. Mamme-Ibra Anne (França) – 45,57
(...)
11. Ricardo dos Santos (Portugal) – 45,81
Enviados Especiais: Edgar Barreira (texto) e Filipe Oliveira (foto)
|