Nelson Évora voltou aos holofotes

Sábado, 05 Julho 2014
Nelson Évora voltou aos holofotes

Nelson Évora estreou-se hoje na Liga Diamante.

O português Nelson Évora protagonizou hoje, em Paris, um bom resultado no triplo salto, muito próximo de ultrapassar a barreira dos 17 metros. Marco Fortes ficou abaixo dos 20 metros. 

A Liga Diamante passou hoje na capital francesa e em Paris estiveram dois atletas portugueses em ação, em busca do destaque internacional: Nelson Évora e Marco Fortes. Era uma grande dúvida a forma como Nelson Évora apareceria num meeting altamente competitivo, como é o de Paris, mas o atleta português acabaria por estar à altura da sua carreira, ainda que pouco constante nas marcas. Iniciou o concurso de triplo salto com 15.69 metros, seguido de um salto nulo. A partir dai Évora encetou uma escalada competitiva, pulando ao terceiro ensaio com 16.21 metros, o salto que lhe permitiu chegar aos últimos três ensaios, no limite, já que se classificava à altura no 8º lugar. Os 16.64 metros do quarto ensaio ainda não era convincentes, mas depois de um quinto salto falhado, os 16.97 metros obtidos à sexta tentativa, com vento nulo e milhares de espectadores no redor da pista, colocaram Nelson Évora no 4º lugar do concurso, depois do cubano Alexis Copello lhe ter tirado “o pão da boca”, com os 17.04 metros, também ao último ensaio. Não fosse esse facto competitivo e Nelson Évora teria mesmo saído de Paris com um ponto na luta à corrida pelos Diamantes do maior circuito mundial de meetings. O português pode ainda marcar presenças nas etapas de Londres (11 e 12 de julho) e em Zurique (28 de agosto), este último um meeting que o português até já venceu no passado, no ano de 2009. Com esta marca o português é para já o quarto melhor europeu do ano, só ultrapassado pelo russo Lyukman Adams (17.29 metros), o francês Benjamin Campaoré (venceu hoje com 17.12 metros) e o britânico Philips Idowu (16.99 metros).

História menos feliz teve Marco Fortes, na prova de lançamento do peso, que voltou a não estar acima dos 20 metros, numa altura em que o atleta ainda se prepara para a principal competição do ano, o Europeu de Ar Livre. E a esse nível também o polaco Tomasz Majewski esteve longe do seu melhor, com 20.14 metros, enquanto o português se ficou nos 19.75 metros. A vitória do concurso até pertenceu a um europeu, o alemão David Storl, que chegou hoje aos 21.41 metros, apenas três centímetros à frente do norte-americano Reese Hoffa. Também o meeting de Londres acolherá a prova de lançamento do peso e as restantes decisões na Liga Diamante ficam nesta especialidade adiadas para depois do Europeu de Ar Livre, em Estocolomo (21 de agosto) e Zurique.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2