|
Desde anos 90 que Portugal não tem equipa tão numerosa.
As Provas Combinadas parecem ganhar algum fôlego em Portugal e para a Taça da Europa de Provas Combinadas as equipas vão mesmo completas.
Pela primeira vez na I Liga das Provas Combinadas, no novo formato competitivo, Portugal poucas vezes teve essa honra garantida ao longo da história da Taça da Europa de Provas Combinadas. Tal como o Europeu de Nações as classificações finais irão fazer-se pelo somatório das prestações masculina e femininas e a verdade é que Portugal leva equipas relativamente equiparadas aos sucessos dos anos 90. Nessa altura competiram atletas que vieram a determinar fortemente as disciplinas de provas combinadas, como Mário Aníbal (hoje treinador), ou Naide Gomes (lesionada e dedicada ao salto em comprimento).
Por outro lado a Madeira, na pista da Ribeira Brava, acolhe a competição pela terceira edição consecutiva, este ano não por atribuição direta, mas por problemas geopolíticos na região de Donetsk (Ucrânia). A Associação Europeia de Atletismo viria novamente a confiar a organização do evento na pista da Ribeira Brava.
Estarão em pista oito eleitos pelo selecionador José Dias, divulgou hoje a Federação Portuguesa de Atletismo. Em ambos os géneros mantém-se a espinha dorsal da equipa, acrescentada de um elemento em relação à prova do ano passado. O setor feminino apresentará as repetentes Cláudia Rodrigues, Ana Oliveira e Rafaela Vitorino, às quais se junta a revelação do ano no Heptatlo, Lecabela Quaresma, que tem treinador e competido em França. No setor masculino a Tiago Marto, Samuel Remédios e Carlos Santos, junta-se a jovem esperança do Decatlo, Ivan Santos, que poderá mesmo ir para recorde pessoal nesta prova. Cláudia Rodrigues é a mais experiente desta equipa, depois das participação nas edições de 2008 e 2013, enquanto Tiago Marto lidera a equipa masculina, mesmo num ano complicado para a sua carreira, naquela que será a sua oitava presença em Taça da Europa de Provas Combinadas.
A Superliga irá realizar-se também no fim-de-semana de 5 e 6 de julho, em Torun (Polónia). A I e II Ligas realizam-se na Madeira, tanto em equipas, como com seleções que farão participações sem pontuação coletiva. Para a I Liga Portugal irá competir contra República Checa, Espanha, Finlândia, Itália, Noruega, Suécia e Ucrânia. Na II Liga estarão coletivamente a competir Irlanda, Islândia, Roménia e Turquia. Sem contarem para a classificação coletiva estarão ainda atletas da Bélgica, Chipre, Dinamarca, Grécia, Letónia, Sérvia e Eslováquia.
CONVOCATÓRIA:
Heptatlo Feminino:
Lecabela Quaresma (Individual – França)
Cláudia Rodrigues (ACR Senhora Desterro)
Ana Oliveira (SL Benfica)
Ana Oliveira (GA Fátima)
Decatlo Masculino:
Tiago Marto (GA Fátima)
Samuel Remédios (GA Fátima)
Ivan Santos (ADL Apelaçonenses)
Carlos Santos (CP Alcanena)
|
recorde nacional junior a ser batido na altura