Baku é o sonho olímpico dos jovens

Quinta, 22 Maio 2014
Baku é o sonho olímpico dos jovens

Cinco atletas convocados para trials europeus.

De 30 de maio a 1 de junho Baku (Azerbaijão) receberá os trials europeus para os Jogos Olímpicos da Juventude deste ano. 

Baku começa já com estes trials a sua preparação para que em 2015 receba a primeira edição dos I Jogos Europeus. Para já realiza-se nesta cidade a etapa de trials para que os melhores jovens europeus da atualidade se apurem para os Jogos Olímpicos da Juventude, que este ano passam por Nanjing (China), no próximo mês de agosto. Esta é uma prova destinada a atletas de 16 e 17 anos de idade.

Portugal fará deslocar a Baku uma comitiva de cinco unidades, atletas provenientes de cinco associações regionais distintas, numa autêntica representação nacional, que chega também às Regiões Autónomas. Desta forma Portugal preencheu a quota máxima que tinha para estes trials, baseada no desempenho da última edição do Mundial de Juvenis (considerados os 8 primeiros lugares) e da lista de melhores marcas europeias do ano de 2013 (considerados os 30 melhores por disciplina). Neste particular Portugal é dos países com menor número de presenças entre os países inscritos.

Jéssica Barreira (triplo salto e salto em comprimento), Ana Fernandes (lançamento do martelo), Teresa Silva (lançamento do disco), Décio Andrade (lançamento do martelo) e João Pinto (100 e 200 metros) foram os atletas convocados, provenientes de Lisboa, Viana do Castelo, Braga, Madeira e Leiria, respetivamente.

Nenhum deles encontrará vida fácil em Baku, na busca de uma das vagas destinadas ao continente europeu. Em todas as provas dos Jogos Olímpicos da Juventude apenas estarão presentes 15 atletas, com as quotas divididas por cinco continentes. Veja abaixo quantas vagas estão destinadas no continente europeu nas disciplinas onde participam atletas portugueses.

VAGAS PARA EUROPEUS NAS ESPECIALIDADES ONDE PARTICIPARÃO PORTUGUESES:
100 m Masc. – 2
200 m Masc. - 2
Martelo Masc. - 10
Comprimento Fem. - 7
Triplo Salto Fem. – 9
Martelo Fem. – 11
Disco Fem - 5

| Mais


Comentarios (1)add feed
. : .
Os Jogos Olímpicos da Juventude têm um sistema de apuramento muito estúpido. A IAAF deveria repensar e muito este evento, uma vez que o que está aqui em causa são jovens de 16 e 17 anos, portanto acho completamente absurdo este sistema de apuramento tão ridículo. As quotas para se passar dos Trials à fase seguinte não refletem nada de concreto, são baseadas em pura especulação dos dirigentes da IAAF que se baseiam em resultados do ano anterior por país e por continente, esquecendo-se que os atletas não são números nem países, nem são os mesmos que no ano passado participaram no Mundial de Juniores, portanto é muito estúpido este sistema. A meu ver, o sistema mais lógico seria semelhante ao utilizado pelo Olímpico Jovem Nacional, em que todos podessem ser iguais, sem descriminação, sendo que apenas o melhor de cada região passaria à fase seguinte. Ou seja, todos os países fariam o seu apuramento de forma semelhante ao nosso Olímpico Jovem, seguidamente os vencedores de cada prova iriam disputar diretamente a fase continental (ou se houvesse necessidade dividiriam a fase continental em 3 ou 4 grupos de modo a evitar grandes deslocações por parte dos países). E aí sim, na fase continental os vencedores ou 2 ou 3 primeiros, conforme a quota que defenissem seriam os apurados para os Jogos. Por enquanto o sistema que está a ser usado está a "deixar em casa" muitas futuras ou hipotéticas estrelas que podem por exemplo ter ganho as provas todas que realizaram ao longo de toda a época e não terem a oportunidade de disputar qualificações, uma vez que cada país tem que respeitar quotas logo antes do início da sua participação
Maio 23, 2014
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2