Mamona abre bem na cena internacional

Sábado, 10 Maio 2014
Mamona abre bem na cena internacional

Portuguesa foi quinta na primeira etapa da Liga Diamante.

Doha (Qatar) foi o palco do arranque da Liga Diamante, que teve a presença digna da portuguesa Patrícia Mamona, no triplo salto. 

Nem sempre os atletas portugueses têm conseguido ser regulares ou destaques da Liga Diamante, a principal série de meetings promovida pela IAAF e cujos prémios finais são aliciantes para todos os atletas presentes. Logo à primeira etapa a edição deste ano, em Doha, teve a presença de Patrícia Mamona, na prova do triplo salto.

E a prova nem foi das menos competitivas do programa. Quase sempre na frente, a colombiana Caterine Ibarguen pulou a um bom nível competitivo neste momento da época, concluindo em vitória de 14.43 metros, melhor marca mundial do ano e recorde de meeting, onde quatro atletas estiveram sobre os 14 metros. E quase encaixada neste quadro, Patrícia Mamona mostrou um momento de forma interessante, com os três últimos ensaios perto dos 14 metros, o melhor deles de 13.96 metros, ao quarto ensaio. Esta marca está já acima da marca de qualificação para o Europeu de Ar Livre deste ano, logo à primeira prova de Mamona.

Os máximos mundiais do ano foram, nesta prova, vários, num momento da época em que muitos atletas ainda não entraram em ação. Dos oito melhores registos mundiais do ano, destacam-se dois. Por um lado Hellen Obiri liderou a prova feminina dos 3000 metros, chegando a novo recorde de África, com 8.20,68 minutos. Por outro o russo Ivan Ukhov parece continuar determinado em perseguir o recorde de Javier Sottomayor na prova de salto em altura, chegando neste meeting aos 2.41 metros. O norte-americano LaShawn Merritt (44,44 segundos nos 400 metros), os quenianos Asbel Kiprop (3.29,18 minutos nos 1500 metros) e Ezekiel Kemboi (8.04,12 minutos nos 3000 metros obstáculos) e ainda a queniana Eunice Sum (1.59,33 minuto nos 800 metros) e Kemi Adekoya (54,59 segundos nos 400 metros barreiras) foram os restantes atletas que chegaram para liderar a tabela mundial.

A próxima prova da Liga Diamante decorrerá em Shangai no próximo dia 18 de maio. No total serão 14 meetings na edição deste ano da Liga Diamante que esta semana viu a boa notícia da garantia de patrocínios até ao ano de 2019, o que faz manter este circuito de provas sustentável nos próximos tempos.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2