1 ano de suspensão para Tyson Gay
|
|
Segunda, 05 Maio 2014 |
|
Caso de doping leva velocista norte-americano a uma pena relativamente reduzida.
O facto de ter colaborado na investigação fez com que a sua pena acabasse reduzida a um período que não o impede de regressar à competição ao mais alto nível.
Tyson Gay, atleta de agora 31 anos, já foi campeão do mundo em 2007 nas provas de 100, 200 e 4X100 metros, é o segundo homem mais rápido do Mundo com 9,69 segundos aos 100 metros.
O atleta norte-americano viu a sua carreira manchada em julho 2013, após o controlo antidoping positivo no uso de anabolizantes, por três vezes. Depois de na passada sexta-feira conhecer-se que o atleta irá ficar sem poder competir durante um ano pela Agência Antidopagem dos Estados Unidos (USADA), a pena foi a mais leve do que o normal, por ter colaborado na investigação. Dias antes o jamaicano Asafa Powel não conseguiu melhor que 18 meses de pena, alegadamente pelo contributo menos afincado nas investigações.
Gay foi também obrigado a devolver a medalha de prata nos 4X100 metros, conquistada pelos Estados Unidos da América nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Tudo aconteceu após ter admitido o uso de medicamentos a partir de julho de 2012. Assim sendo serão anulados todos os resultados obtidos a partir de 15 de Julho de 2012 e perde tudo o que ganhou a partir dessa data. O atleta já anunciou que aceita a punição e que não vai recorrer.
|