|
Miguel Rodrigues e Hélder dos Santos representaram Portugal.
O escalão de juniores masculinos percorreu hoje a distância dos 10 quilómetros, onde caiu um recorde de prova.
Taicang está, de facto, a ser uma das Taças do Mundo de Marcha mais rápidas de sempre, comprovando-se o mesmo que acabaria também acontecer na prova feminina dos 20 quilómetros – muitos recordes.
E hoje caiu mesmo a melhor marca de sempre em Taças do Mundo, para o escalão de juniores masculinos, na primeira vitória individual de um atleta da casa. Foi o chinês Wenkui Gao a obter o melhor resultado, com 39.40 minutos de marca final, apenas cinco segundos mais rápido que o japonês Daisuke Matsunaga, que obteve recorde nacional júnior do seu país. Mas outros recordes nacionais juniores caíram, nomeadamente para Espanha (Diego Garcia), Paolo Yurivilca (Peru), Muratcan Karapinar (Turquia) e Mahmoud Abdelfattah (Egipto). Isto tudo numa prova onde estranhamente a Rússia nem dominou, acabando mesmo com dois desclassificados, por faltas. A Rússia acabaria na mesma por conseguir um terceiro lugar, por intermédio de Nikolay Matsnaga, que completou a distância em 39.55 minutos.
Para Portugal ficou a participação de Miguel Rodrigues (22º com 44.30 minutos) e de Hélder dos Santos (31º com 46.05 minutos). Coletivamente Portugal não pôde ir além do 10º lugar coletivo, a quatro pontos da Ucrânia. Venceu a China, seguida de Espanha e da Austrália, representando três continentes diferentes no pódio coletivo.
RESULTADOS (10 Km Marcha – Juniores Masc.):
1. Wenkui Gao (China) – 39.40
2. Daisuke Matsunaga (Japão) – 39.45
3. Nikolay Markov (Rússia) – 39.55
(...)
22. Miguel Rodrigues (Portugal) – 44.30
31. Helder dos Santos (Portugal) – 46.05
Coletiva: China (6), Espanha (17), Austrália (19) ... 10. Portugal (53)
|