|
Vítor dos Santos em bom momento nos EUA.
Vítor dos Santos alcançou hoje a marca de qualificação “B” para o Europeu de Ar Livre, nos 400 metros.
Foi em Clermont, no estado da Flórida (EUA), que Vítor dos Santos obteve a marca de qualificação para o Europeu na volta à pista, uma distância onde Portugal nem tem apresentado forte tradição no setor masculino. Hoje o atleta correu a distância em 46,34 segundos, marca muito próxima da marca de qualificação “A”, apesar de ser improvável que outro português alcance a marca de qualificação “B”, no setor masculino.
O mês de abril tem sido positivo para o atleta português que correu os 100 metros em 10,67 segundos, os 200 metros em 20,95 segundos e agora os 400 metros em 46,34 segundos. Aliás, os 20,95 segundos, que tinha alcançado há uma semana atrás, em Gainesville, também na Florida (EUA), já haviam constituido marca de qualificação B para o Europeu de Ar Livre.
Se Vítor dos Santos voar até Zurique no próximo mês de agosto, muito real fica a possibilidade de conseguir a melhor marca portuguesa de sempre nesta competição, marca que atualmente pertence a Barceló Carvalho, desde 1969. Aliás Portugal poucas vezes competiu na distância de 400 metros em Europeus, restando a presença de José Carvalho (1982). Não muito longe está também o recorde nacional da distância, que ainda está na mão de Carlos Silva, que em 1996 correu em 46,11 segundos.
|
Vão passar a chamar a Carla Salomé DA ROCHA? Ou Edi DE SOUSA? Ou ainda João DE ALMEIDA?
Haja paciência!