GPS poderão ser banidos de provas oficiais

Terça, 01 Abril 2014
GPS poderão ser banidos de provas oficiais

Relógios têm provocado controvérsia em provas oficiais.

A falta de precisão do seu sinal e a tentativa de resolver reclamações com recurso ao GPS são motivos fortes para IAAF reponderar uso destes relógios. 

Os dispositivos eletrónicos não fazem parte das competições de atletismo em pista, já se sabe, mas também nas competições de estrada. Ao contrário de, por exemplo, o ciclismo, não tem sido permitido aos fundistas e marchadores utilizarem outros meios tecnológicos para gerirem melhor os esforços. Esta é a forma que a IAAF tem utilizado para normalizar os procedimentos e as vantagens desreguladas entre atletas.

Este é um assunto que tem sido trabalho por grupos de trabalho da IAAF e que agora fonte próxima da IAAF veio esclarecer serem somente propostas técnicas, que não têm ainda decisões ao mais alto nível. Lamine Diack, atual presidente da IAAF, estará a acompanhar o processo, mas o mais provável é que seja o seu sucessor, em 2015, a decidir, em conjunto com o restante Conselho, sobre as alterações a efetuar acerca dos dispositivos eletrónicos, que são também usados nas provas de fundo de 5000 e 10000 metros, em pista.

Os cerca de 3 metros de precisão dos atuais relógios GPS e o uso do dispositivo como tentativa de justificar reclamações em competições oficiais preocupa a IAAF, pela ausência de fiabilidade do posicionamento para reclamações. O risco de estes dispositivos poderem ser usados como transmissores e recetores de informação do atleta que usa estes relógios poderá ser um dos principais argumentos alegados pela IAAF.

Relembre-se que a atual regra, que valida a utilização dos relógios com capacidade de posicionamento, entrou em vigor em Novembro de 2011. Até aí estes dispositivos eram proibidos nas competições oficiais, tal como gravadores, dispositivos de audição ou telemóveis.

Esta regra não se aplica aos eventos de estrada sem carácter oficial, não afetando os milhões de praticantes que fazem do fenómeno da corrida um dos mais fortes movimentos desportivos à escala planetária.

Nota: Este conteúdo foi produzido no dia 1 de abril e foi a mentira de 2014 produzida pelo Atleta-Digital.

| Mais


Comentarios (1)add feed
... : Jon
Dia das mentiras smilies/cheesy.gif
Abril 01, 2014
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2