Quénia mantém domínio nas “Meias”

Segunda, 31 Março 2014
Quénia mantém domínio nas “Meias”

Dois campeões do Mundo e domínio forte no setor feminino.

 

A cidade de Copenhaga acolheu no passado sábado o Mundial de Meia-Maratona, prova que teve a ausência de Portugal e ausências contidas de outros países, como a vizinha Espanha. No mesmo dia disputava-se em Lisboa o Troféu Ibérico de 10000 metros, prova que contou com a presença de muitos dos melhores espanhóis e portugueses da atualidade. Nem a preparação de muitos atletas para a Maratona de Londres, no próximo mês de abril, motivou forte adesão de algumas nações.

Mas se há nação que não perdeu a oportunidade de mostrar qual o seu ADN, essa seleção foi a do Quénia, que arrebatou as vitórias individuais, no setor masculino e no setor feminino. No setor masculino o novo campeão do Mundo é Geoffrey Kipsang, que fez a melhor marca mundial do ano, com 59.07 minutos. É uma marca muito interessante para esta competição, que viu outros quatro atletas correrem abaixo da hora. Este pode mesmo vir a ser o próximo astro queniano nas distâncias longas. O atleta, com 21 anos, possui já 2:06.12 horas à Maratona e 58.54 minutos à Meia-Maratona, no que toca a recordes pessoais. Quem o visse vencer o Mundial de Crosse, em 2011, no escalão de Juniores, dificilmente adivinharia que 3 anos depois este seria o novo campeão mundial de Meia-Maratona e já a pensar nos novos voos. Facto certo é que derrotou o recordista mundial, Zersenay Tadese (Eritreia), que foi no sábado somente quarto classificado.

Mais impressionante seria o setor feminino, onde o Quénia não deixou espaço para que outras nações brilhassem. Os cinco primeiros lugares pertenceram ao Quénia e a vitória pertenceria a Gladys Cherono. Neste caso foi uma vitória de uma atleta já mais rotinada nas medalhas, depois de em agosto passado ter arrecadado a medalha de Prata nos Mundiais de Atletismo, na prova de 10000 metros. Em nova prova da IAAF a queniana foi agora campeã mundial de Meia-Maratona, com a marca de 1:07.28 hora. A atleta conhece bem Portugal, depois de dois pódios na Meia-Maratona do Porto, entre os anos de 2008 e 2009.

De dois em dois anos, esta prova tem agora um figurino menos proeminente dentro do quadro competitivo da IAAF. A próxima edição do Mundial de Meia-Maratona será realizado em Cardiff (País de Gales), no ano de 2016.

RESULTADOS:

Masculinos:

1. Geoffrey Kipsang (Quénia) – 59.07
2. Tesfamriam Tsegay (Eritreia) – 59.20
3. Idemo Guye (Etiópia) – 59.20
4. Zersenay Tadese (Eritreia) – 59.37
5. Nguse Tesfaldet (Eritreia) – 59.59

Femininos:
1. Gladys Cherono (Quénia) – 1:07.28
2. Mary Wacera (Quénia) – 1:07.43
3. Selly Kaptich (Quénia) – 1:07.51
4. Lucy Wangui (Quénia) – 1:08.36
5. Mercy Kibarus (Quénia) – 1:08.41

Galeria Foto: O domínio do Quénia continua nas distâncias mais longas, desta vez com os títulos obtidos no Mundial de Meia-Maratona.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2