|
Sporting Club Farense pode vir a ocupar equipamento.
A Associação de Atletismo do Algarve expressou hoje, em carta enviada ao município de Faro, o seu descontentamento sobre os rumores da cedência da infra-estrutura ao clube de futebol.
O sul de Portugal está em crise no que ao atletismo diz respeito. As atividades desenvolvidas pelas associações regionais têm sido realizadas com dificuldades e o Algarve ainda surgia como exceção a uma regra que frequentemente se associa a desertificação do interior. O facto de ser um dos principais locais de centros de estágio em todo o Mundo, tem feito do Algarve um ponto estratégico para o atletismo português e onde já se realizaram diversas provas internacionais.
Especificamente a pista de Faro já recebeu o Campeonato Nacional de Clubes, o Nacional de Desporto para Deficientes, o Nacional Universitário, o Atleta Completo Nacional e ainda inúmeras provas de caráter regional ou até de caráter nacional, como é o caso do meeting que ai se tem realizado todos os anos.
”Queremos recordar que esta pista foi conseguida ao fim de 42 anos de luta pela Associação de Atletismo do Algarve (AAA) e dos seus filiados”, indicou a associação regional, citando os nomes dos principais responsáveis nesta luta. Local de treinos de seis equipas, com 350 atletas inscritos, o recinto é mais do que uma pista, é também um local de arrecadação de todo o material da AAA.
”Indignação, é o que sentimos quando não somos ouvidos sobre a cedência de um equipamento que faz parte da nossa existência”, prossegue o comunicado que faz um apelo, após consultados os clubes, para que ainda se inverta a situação. A Câmara Municipal de Faro tem em mente em mudar o recinto do Sporting Club de Farense para este estádio, que até aqui tem sido quase exclusivamente para prática do atletismo. Este é mais um caso em que o Futebol “invade” os espaços do Atletismo, normalmente com custos altos para os que treinam habitualmente nesse espaço.
Com tentativas de protocolo de utilização há muitos anos, a Direção da Associação de Atletismo do Algarve chega a insinuar que esta decisão sobre o Sporting Club Farense terá sido um fator importante para este previsível desfecho. ”Não compreendemos esta atuação da Câmara Municipal, virando as costas a uma modalidade que tanto tem engrandecido o Conselho e o Algarve”, indica este comunicado que pede que o atletismo seja tido e achado nas discussões da autarquia sobre o espaço onde se localiza uma pista de tartan.
São desenvolvimentos a acompanhar no Atleta-Digital
|
Em altura de crise, na altura em que fecham mais de 200 empresas por dia, os clubes da bola continuam imunes muito por "culpa" das autarquias, do governo e dos tribunais, havendo a gritante falta de vontade de resolver as enormes dividas geradas pelo futebol.
Aqui, uma vez mais, lá temos de ser nós a ajudar este clube da bola falido.
Mas como o povão gosta é de bola, festa e carnaval, está tudo bem. E cada um tem o que merece. Continuem a dar-lhes o poleiro..
Espera-se que a Câmara tenha em consideração o valor do atletismo algarvio relativamente ao futebol algarvio... neste caso, na zona de Faro.
Está na altura das figuras públicas de Faro que aparecem regularmente associadas ao Atletismo, mostrarem o que realmente as move na sua relação com o Atletismo.
Quanto a todos Nós Atletas, Treinadores e Dirigentes da modalidade, só temos de mostrar coesão na defesa dos interesses da Nossa modalidade.
...Não esquecer no entanto que à mais Pistas no Algarve