|
Pombal acolheu o Nacional de Corta-Mato Longo.
Sporting quebrou domínio do Maratona Clube de Portugal, no setor feminino, que durava desde 2002.
Hoje foi quebrado o último reduto da equipa do Maratona Clube de Portugal, que está num ano de quebra. Interessava perceber até que ponto a equipa feminina do Maratona Clube de Portugal, sem Sara Moreira nas contas coletivas, reagia perante a equipa do Sporting, que tinha nas suas fileiras nomes fortes como Salomé Rocha e Catarina Ribeiro. Sara Moreira desistiu após uma volta de prova. E estas duas atletas, Salomé e Catarina, acabariam mesmo por ocupar posição de pódio, nos segundo e terceiro lugares, respetivamente (32.32 e 33.29 minutos). Nada que fosse suficiente para bater Dulce Félix, hoje quatro segundos mais rápida que Salomé Rocha, triunfando pelo quinto ano consecutivo. Desta forma a benfiquista desfez os recordes de vitórias consecutivas, na posse de Manuela Simões (de 1967 a 1970), Rosa Mota (de 1975 a 1978) e de Fernanda Ribeiro (de 1996 a 1999). Coletivamente essa prova teria o Sporting como vencedor, o que já não acontecia desde o ano de 1974, ganhando assim uma vaga para no próximo ano estar na Taça dos Clubes Campeões Europeus da especialidade. E a disputa coletiva ainda empurraria mais o Maratona Clube de Portugal para baixo, já que o Benfica se intrometeu na disputa, arrecadando o segundo lugar por um ponto de vantagem.
O setor masculino já não apresentou tamanhas novidades, apesar da oposição forte do Sporting frente ao Benfica, que hoje quase acabaria surpreendido, após desistência de Rui Pedro Silva. O Benfica acabaria por repetir aqui um padrão de classificação individual assemelhado ao que fez o Sporting no setor feminino. Classificou as suas duas melhores unidades no segundo e terceiro lugares, por intermédio de Rui Pinto (42.59) e Alberto Paulo (43.27), só ultrapassados por um super Manuel Damião (Sporting), que fez a diferença na ausência de Rui Pedro Silva para a disputa final, com meio minuto de vantagem sobre Rui Pinto. Licínio Pimentel, reforço de última hora da equipa do Sporting, até foi uma mais valia, já que chegaria no quinto lugar, mas mais longe andariam Hermano Ferreira (13º) e Ricardo Dias (17º), numa equipa onde fez falta a referência de Rui Silva. E isso proporcionou maior conforto ao Benfica, que fechou a equipa no 8º lugar, com Ricardo Ribas nessa posição. Foi o segundo título coletivo consecutivo para a equipa de vermelho, depois de anos de dominio da Conforlimpa e do Maratona Clube de Portugal, clube que este ano não passou de um irreconhecível 8º lugar.

Destaque ainda para os escalões mais jovens. Em juniores o Benfica renovou o título masculino, mas o título feminino já não pertenceu ao UD Várzea, onde só uma equipa ficou classificada, o NucleoOeiras. Apenas 18 participantes tornaram a prova muito limitada de valores, apesar de ter sido Sónia Ferreira (Várzea) a grande vencedora. No setor masculino vitória individual de André Pereira (Benfica), em disputa direta com Igor Valente (Maratona). Sofia Teixeira (Várzea) e Jorge Moreira (CB Paredes) foram os campeões juvenis.
Resultados completos aqui
CAMPEÕES NACIONAIS:
Juv. Fem: Sofia Teixeira (UD Várzea) – Coletiva: UD Várzea (19), CB Paredes (60), CDUL (116)
Juv. Masc: Jorge Moreira (CB Paredes) – Coletiva: CB Paredes (47), UD Várzea (55), SL Benfica (67)
Jun. Fem: Sónia Ferreira (UD Várzea) – Coletiva: Nucleo Oeiras (49)
Jun. Masc: André Pereira (SL Benfica) – Coletiva: SL Benfica (15), Maratona CP (36), C. Pedro Pessoa (116)
Sub23 Fem: Catarina Gonçalves (UD Várzea)
Sen. Fem: Dulce Félix (SL Benfica) – Coletiva: Sporting CP (23), SL Benfica (47), Maratona CP (48)
Sub23 Masc: Rui Pinto (SL Benfica)
Sen. Masc: Manuel Damião (Sporting CP) – Coletiva: SL Benfica (20), Sporting CP (36), Maia AC (52)
Enviado Especial: Filipe Oliveira (fotos)
|
Juvenis femininos: Nas 10 primeiras classificadas 7 são da ZONA NORTE, sendo coletivamente as duas primeiras equipas classificadas da AAPORTO.
Juvenis Masculinos: OS 6 primeiros classificados e as duas primeiras equipas coletivamente são da Zona Norte!!!
Juniores femininos: As 4 primeiras classificadas são do Norte!!!
Juniores masculinos: Nos 4 primeiros 2 são do Norte(de realçar que o vencedor é do Norte!)
SENIORES FEMININOS: Nas 8 primeiras 6 são do NORTE destacando que o pódio é todo ele pertencente ao norte...
S23 femininos: As duas primeiras são do Norte
SENIORES MASCULINOS:Nos 10 primeiros 5 são do Norte!!!
s23 masculinos: nos 5 primeiros 3 são do Norte...
por onde anda o resto do atletismo??