|
Irina Rodrigues com marca de referência para Zurique.
O Centro Nacional de Lançamentos, em Leiria, acolheu hoje o Nacional de Lançamentos Longos, mas com os resultados a sairem prejudicados pela chuva que caiu hoje na região.
A 15 dias da cidade de Leiria acolher a Taça da Europa de Lançamentos, o mesmo espaço acolheu hoje o Nacional de Lançamentos Longos, prova que também terá ajudado a identificar o momento de forma dos lançadores portugueses, ainda que com resultados genericamente inferiores aos de 2013 – as condições atmosféricas não terão ajudado também.
Um dos resultados a realçar é o da local Vânia Silva (Sporting), que lançou o martelo a 64.76 metros, acima da melhor marca nacional do ano passado e já a menos de 4 metros da marca de referência para o Europeu de Ar Livre. A portuguesa disputou a prova com a jovem sueca Amanda Rydberg, que ficou-se pelos 58.07 metros, que se encontra a estagiar em Portugal, incluida num grupo de treino. No evento junior a melhor seria mesmo sueca, com Matilda Astrom (55.18) a completar à frente da campeã nacional Daniela Paço (53.01).
Outra das melhores prestações do dia, ainda que inferior ao que fez em 2013, aconteceu no lançamento do disco, por intermédio de Irina Rodrigues (Sporting). A lançadora esteve hoje acima da marca de qualificação para o Europeu de ar livre deste ano, com a vitória obtidas nos 56.80 metros, sem oposição próxima. Em juniores triunfou destacada a vidigalense Juliana Pereira (46.60).
No lançamento do dardo sentiu-se a falta de Sílvia Cruz, numa prova sénior onde só três atletas marcaram presença, com vitória de Sara Fernandes (Belenenses), com 42.37 metros. Marta Mendes (Juv. Vidigalense) sagrou-se campeã junior, com 42.19 metros, marca que quase dava para se sagrar campeã absoluta.
E a ausência de vulto fez-se também sentido no lançamento do dardo masculino, com a ausência de Tiago Aperta. Assim, o lançador Carlos Tribuna (Gira Sol) acabaria vencedor, com 61.02 metros, enquanto em juniores a vitória pertenceu a José Gonçalves (CC São João da Madeira), com 47.02 metros.
Tanto no lançamento do disco, como no lançamento do martelo, no setor masculino, renderam vitórias aos suspeitos do costume. Jorge Grave (Benfica) conquistou o título sénior com o disco a chegar aos 57.82 metros, enquanto Dário Manso (Sporting) continua a ser o líder português da disciplina, pese embora com forte oposição do regressado António Vital e Silva (Benfica), ao terminar com 65.86 metros. Os júniores José Pinho (NA Cucujães) e Miguel Carreira (Juv. Vidigalense) foram respetivamente os campeões juniores.
RESULTADOS:
Masculinos:
Dardo (Jun): José Gonçalves (CC São João da Madeira) – 47.02
Dardo (Sen): Carlos Tribuna (Gira Sol RC) – 61.02
Disco (Jun): José Pinho (NA Cucujães) – 50.35
Disco (Sen): Jorge Grave (SL Benfica) – 57.82
Martelo (Jun): Miguel Carreira (Juv. Vidigalense) – 55.97
Martelo (Sen): Dário Manso (Sporting CP) – 65.86
Femininos:
Dardo (Jun): Marta Mendes (Juv. Vidigalense) – 42.19
Dardo (Sen): Sara Fernandes (CF Belenenses) – 42.37
Disco (Jun): Juliana Pereira (Juv. Vidigalense) – 46.60
Disco (Sen): Irina Rodrigues (Sporting CP) – 56.80
Martelo (Jun): Daniela Paço (ADC Lovelhe) – 53.01
Martelo (Sen): Vânia Silva (Sporting CP) – 64.76
|
Sub23 masculinos
Martelo (7.260 kg) - Michael Fonseca (JV) - 53.27 metros
Sub23 femininos
Martelo (4kg) - Jorgina da Costa (SLB) - 51.29 metros
Por falar em falas de respeito, agora uma particular, o atleta do SCP, Helder Pestana (candidato a ir á taça) recusou-se a ir ao pódio, só porque o sector nao foi alterado como ele queria?????? Falta de saber perder...Meu amigo, eu não vi um unico atleta a escorregar do sector do Dardo (e os dardistas usam sapatilhas de Bicos, imagina os de peso, disco e martelo, parece manteiga).. Que falta de respeito, pelos atletas que estavam em competição, pela organização (ha mais de dois anos que o Dardo se pratica naquelas condiçioes).. (no ano passado fizes-te la a tua melhor marca, mas nesse dia nao escorregou, era o melhor sector do mundo).
Estou para ver essa convocatoria, estou. Sr. Tecnico Nacional como sempre a puxar para o lado dele e para os seus
noto pelo pela sua escrita estar a par de "tudo" e que demonstra um conhecimento nato acerca do que lhe estão a fazer, eu diria que uma ""conspiração"" contra si e os seus...
Posso desde já dizer que tudo o que o sr escreveu nota-se perfeitamente que afinal... não sabe é nada!
Gostaria no entanto de saber qual foi o seu intuito com este comentário, será que está a mandar inderetas para alguém?
Realmente gostaria de saber a quem se refere no que mencionou acima,passo a citar:
" e até pode criar falsas espectativas."
Será que me podia dizer realmente a quem poderia ter criado expectativas?
Para que conste neste momento segundo aquilo que sei existem 3 atletas lesionados, dois deles não vão competir (Silvia Cruz e Luis Almeida) e o terceiro (Tiago Aperta) que não foi competir por ordem do departamento médico.
Sendo que o sr se refere apenas a lançamento do dardo, deduzo então que "até pode criar falsas espectativas" se está a referir ao sector senior e sub23??
Começando pelos Sub-23, independentemente de o Tiago Aperta não ter competido está a querer dizer que o Mário Marques o deveria substituir?
Em relação aos seniores, tendo em conta que o Luis Almeida está lesionado e fica de fora para mais uma presença na seleção, sobra o Carlos Tribuna e Helder Pestana...Que a meu ver mereciam ambos a presença na seleção.
Penso que a federação não tinha nada a perder tendo em conta que a Taça vai ser por cá e os gastos não me parecem ser assim tão significativos, e com isto poderiam formar equipa.
Já que estou a falar no atleta Hélder Pestana, que o senhor também menciona e diz que o mesmo a época passada realizou a sua melhor marca da época naquele sector e que agora fez o "filme" que fez, inclusive o senhor refere-se a falta de respeito?
Sabe por acaso o que é falta de respeito no meio disto tudo?
Como amante deste desporto,
Falta de respeito é por parte de quem tem a infelicidade de todos os anos realizar o campeonato nacional de lançamentos no mesmo sector, porque digo lhe que o senhor de lançamento do dardo não percebe NADA!
Qualquer pessoa que saiba minimamente o que é LANÇAMENTO DO DARDO, sabe a vergonha que é a pista que os atletas usam para efectuar o lançamento, que quando está sol ainda passa, mas quando chove... parece um parque de diversões! Só um aparte, experimente meter um circulo de lançamentos bom e um circulo que seja o pior dos piores, e depois meta os melhores lançadores nacionais a lançar em condições adversas, por exemplo um Dário Manso ou uma Vânia Silva e peça para depois de realizado o lançamento explicarem-lhe se houve algum diferença...
Não sei se foi há 2 ou 3 épocas atrás a mesma prova num dia chuvoso e lembro me perfeitamente, os melhores atletas nacionais a escorregarem... e digo lhe que não foi um nem dois!!! Luis Almeida, Elias Leal, Tiago Aperta e Helder Pestana.
Agora... é normal se me meter atletas que entram devagar nos cruzados nunca vão cair/escorregar, experimente meter atletas mais rápidos posso-lhe garantir que vão escorregar.
E tudo isto porque o atleta em causa, segundo sei, apenas pediu (com a permissão de todos os outros atletas) para que a extensão escorregadia da pista fosse excluída e que apenas se usasse a parte antiga, porque mesmo em más condições é melhor que aquela pequena extensão. E a resposta dos juízes foi que se todos os atletas concordassem não havia problema mas depois não aceitaram porque tinham que ajustar o teodolito (aparelho de medição) e dava muito trabalho!!!
Sem mais,
e com certeza o técnico nacional sabe com quem à partida ele conta para a Taça da Europa. Certamente essas pessoas devem estar informadas.
Para terminar,
"Sr. Tecnico Nacional como sempre a puxar para o lado dele e para os seus..."
Explique-me novamente por quem é que o técnico está a puxar!!!
ABRAÇOS
Ass: António Silva
penso que a falta de caracter provém de quem começou o problema.
Simplesmente li o comentário desse individuo que me parece bastante "aziado" e que eu não consigo entender muito bem porquê, mas como o relato desse sr não condiz muito bem com a verdade, simplesmente me limitei a dizer as coisas como elas são e com conhecimento de causa.
E sinceramente não percebo o seu interesse em saber quem escreve ou não escreve (até porque assina como António Silva e para mim seria o mesmo que não ter assinado porque eu não o conheço... ou seja se eu tivesse assinado provavelmente existiria a possibilidade de o sr não me conhecer), o importante é que a verdade venha ao de cima porque este mundo é demasiado pequeno para andar-mos por aqui a dizer mal de tudo e todos.
Agora estes badamecos que andam por aqui e que só querem confusões, se tivessem os tais "TOMATES" que o sr António menciona em cima, em vez de terem vindo para o atleta digital escrever... O sr (que originou o problema) ter-se-ia dirigido no dia da prova, e teria falado DIRETAMENTE ou com o Paulo Bernardo ou com o Técnico Nacional Paulo Reis E ASSIM ESCLARECENDO QUALQUER DUVIDA EXISTENTE.
SEM MAIS,
BEM HAJA
Nem vou comentar tudo porque não vale a pena, mas pergunto-lhe o seguinte: Fazer os cruzados mais rapidos? O Helder é dos atletas nacionais (entre aqueles 4/5/6 melhorzinhos) de longe o mais lento...
E mais lhe pergunto, imaginando que o Helder (quem diz o Helder diz outro qualquer, isto é para todos) vai a uma competição internacional, mas está um estado de tempo adverso e tal, o que é que ele vai fazer? Num dia normal, de treino, se estiver mau tempo ele nao treina?
Está a chover está para todos, escorrega? técnica mal feita... Basta ver pelos mais jovens que nao tem uma tecnica tao apurada, vao fazer disco/peso/martelo naquelas condiçoes e fartam-se de cair.
Ja agora concordo consigo, na questão se o Tiago Aperta nao puder competir é logico e obvio que não vao levar mais ninguem aos Sub-23... A questão não é essa...
Ja vi que o Sr. tambem esta muito por dentro do que se passa na FPA
Teha juizo
Será que eu disse que o problema era o estado do tempo adverso que se fêz sentir, ou a pista que não está ...nem nunca esteve em condições para se fazer prova muito menos nas condições que se fizeram sentir?
O
Para que o sr saiba essa mesma pista levou um remendo que ainda ficou pior...
Concerteza numa prova internacional, NUNCA iria ser permitida uma prova com o estado daquele tartã... isso posso garantir-lhe!!
Convido também o sr a ir ver os ultimos resultados de anos anteriores da taça nacional, e se não me engano dos melhores nacionais o único que não falha muito é o Carlos Tribuna porque de resto ficam todos furos abaixo do seu valor ( e estou a falar dos melhores!!), repare é na velocidade com que ele entra e poderá constatar que é um atleta lento com apoios fracos. (isto sem estar a querer desvalorizar o atleta e o trabalho dele, cada um tem a sua forma/técnica de lançar)
E não se trata de tecnica para escorregar, porque se for por ai em Portugal não tem ninguem que tecnicamente seja bom(ou seja era so dardistas a escorregar em leiria....), estamos mesmo a falar de velocidade e qualquer um que entre devagar seja bom ou mau tecnicamente nunca vai escorregar.
Voltando ao focus da questão, explique-me então o porquê da sua "azia" e ter começado um post sem sentido nenhum?
Só para acabar e resumir um pouco, nunca mencionei o problema ser a chuva mas sim o piso. Mas se quer entrar por aí, desses nomes que mencionou já vi alguns deles a falharem quando choveu(e até em provas importantes, e o circulo não tinha problema nenhum...)
E nem vou perder mais o meu tempo consigo, simplesmente achei uma injustiça algumas das coisas que o sr mencionou acima e achei por bem repor a verdade no que diz, so gostava mesmo de saber entao porque é que está tão revoltado.
E simplesmente tenho todas estas informções, porque basta-me ir ver as provas uma ou outra vez que neste "MUNDO PEQUENO" tudo se sabe!
ABRAÇOS
Eu nao tenho azia nenhuma, nem estou revoltado com nada, sao coisas que a mim nao me afetam nada, mas que nao gostei de ver.
Todos os atletas falhan, e sim muitas vezes em provas importantes, mas eles estiveram la e de certeza absoluta que tentaram dar o seu melhor. nao foram la para ir passear ou brincar...
Quem não quer competir nas condições que existem, faz a sua queixa e não compete, é simples!
Parabéns aos verdadeiros atletas que foram, competiram e aceitaram os seus resultados com o tempo que estava, ganhando ou perdendo! O Sr. António Silva tem toda a razão! Falta de tomates é o que falta neste país! Só não os tenho porque não sou homem! Deixai-vos de conversa furada mas é! Cumprimentos a todos!
É de louvar todos os participantes porque tiveram esses ditos cujos " to...es" e competiram, porque só demonstrarem serem pessoas com bom senso e entender que é impossível lutar contra o dito tempo mas sim é possível contornar a adaptar ao exigido pelas pessoas, se o caso dos juízes se recusarem é verdade, caminhamos para o precipício arbitral no que toda ao atletismo em Portugal.
A formação deles deve ser mesmo boa sem duvida
acho que quem quer que seja o António Abreu, já que parece que faz minimos com tanta facilidade porque é que não volta a competir e vai ainda este ano a Zurique passear?
pff, há de me dizer quais sao as boas marcas que se faz DE ESQUESITO em Leiria que eu não consigo ver!!!!!
e mais, senhor Antonio está para aí a falar se a pista nao fosse homologada a taça da europa que se vai realizar no outro fim de semana nao iria permitir que algumas das provas fossem feitas fora do estadio.
vá mas é competir para os veterenos e lançar o martelão.
Porque não realizam o dardo naquelas instalações mas sim no estádio?
Se o sector de dardo é bom para fazer campeonatos nacionais também o deverá ser para as provas internacionais, ou estarei enganado?! Ah pois..