|
O barreirista português foi segundo em meeting francês.
Rasul Dabo competiu ontem em Metz, onde também esteve Francis Obikwelu e ultrapassou já o bom momento de forma que o fez brilhar em Gotemburgo, há um ano.
Apesar das dificuldades, o atletismo português continua em superação e desta vez foi Rasul Dabo a chegar ao recorde de Portugal, nos 60 metros barreiras, dando uma boa perspetiva daquilo que pode acontecer no Mundial de pista coberta, já dentro de 8 dias. Dabo começou por correr a meia-final do Meeting de Metz, o último do circuito francês de pista coberta, em 7,73 segundos, em aproximação ao recorde de Portugal. Mas na final o português acabaria mesmo por chegar ao recorde, com 7,66 segundos, dois centésimos mais rápido que aquele que era o anterior recorde, também seu, alcançado no Europeu de pista coberta de 2013. Desta forma o barreirista português recoloca-se na luta por uma prestação digna no Mundial, agora que está no top-30 mundial do ano.
Também presente esteve Francis Obikwelu, na prova de 60 metros planos. E o dia nem lhe correu mal. Começou por marcar presença na meia-final, onde se qualificou para a final principal, com 6,75 segundos. Depois na final acabaria por não ir além do sexto lugar, perdendo a mesma energia que o tinha levado até aí, não indo além dos 6,79 segundos.
Dois dias antes a outra barreirista portuguesa que marcará presença no Mundial, Eva Vital, competiu na cidade de Dublin (Irlanda), onde triunfou nos 60 metros barreiras. Este era um meeting mais direcionado às provas combinadas, mas Eva Vital correu em 8,29 segundos, numa prova individual que permitiu completar a sua preparação para Sopot.
O Mundial de pista coberta é agora o próximo passo da maioria dos melhores atletas mundiais. Esta prova irá disputar-se em Sopot (Polónia) entre os próximos dias 7 e 9 de março e promete espectáculo, onde a presença portuguesa estará reduzida a 4 atletas, num ano em que a própria IAAF colocou marcas de qualificação só acessível aos melhores atletas mundiais. A seleção portuguesa parte já no próximo dia 5 de março, quarta-feira.
|