|
A disputa para presença na TCCE de 2015 promete ser acesa.
Será a primeira vez que o Nacional de Corta-Mato Longo decorre em redor de um Aeródromo, numa atividade que também servirá como teste à Proteção Civil.
A Federação Portuguesa de Atletismo faz disputar neste domingo, dia 2 de março, uma das suas provas mais antigas e estáveis, o Nacional de Corta-Mato. E a ver pelo historial, o primeiro evento considerado como Nacional de Corta-Mato ocorreu em 1911, com vitória do reconhecido Francisco Lázaro. Os melhores atletas portugueses da especialidade irão para a pista de crosse a partir das 10 horas da manhã.
Em 2014 serão cerca de 700 os atletas em competição, entre os escalões de juvenis e séniores, de ambos os géneros. Em ambos os géneros repete-se um padrão, com presença de dois atletas que no passado já tenham sido campeões nacionais de corta-mato no escalão sénior. São os casos de Rui Pedro Silva (Benfica) e Manuel Damião (Sporting), no setor masculino e de Dulce Félix (Benfica) e Anália Rosa (Maratona). E este padrão também determina um pouco do que se espera na luta coletiva. Enquanto o Maratona Clube de Portugal deverá ser um campeão quase adquirido, já com o regresso de Sara Moreira, o setor masculino promete mais uma disputa entre Benfica e Sporting, com o Benfica a tentar defender o título conquistado no ano passado. Benfica e Sporting deverão tentar opor-se ao Maratona Clube de Portugal no setor feminino. Tanto a equipa sénior como a equipa júnior benfiquista têm lugares marcados na Taça dos Clubes Campeões Europeus do próximo ano, por terem alcançado o pódio na edição de 2014.
Uma das curiosidades é o percurso montado para esta competição, em torno de um Aeródromo (do Casalinho), que até já acolheu um Europeu de Aeromodelismo. Seguindo a tendência das principais competições internacionais da especialidade de crosse, o percurso será quase plano, com poucos declives acentuados, embora se prometa lama para o dia da prova. Esta pode até ser uma promessa acompanhada por chuva, o que prejudicaria a componente espectáculo que o evento promete, pela fácil movimentação do público entre cada lado da prova (separada por uma pista de aviões ligeiros).
O evento será ainda aproveitado para colocar à prova a capacidade operacional da Proteção Civil. ” Neste sentido, o Serviço Municipal de Proteção Civil elaborou o Plano de Coordenação dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato de Juvenis, Juniores e Absolutos Longo, que contém um dispositivo de prevenção e resposta integrado com elevado grau de prontidão, no âmbito da proteção e socorro, com vista à obtenção de um bom planeamento e organização das operações de proteção e socorro, que possam surgir”, indicou a autarquia, que terá um corredor de emergência para acesso de meios de emergência ao evento. Para este exercício estarão mobilizados um médico, um veículo da Proteção Civil municipal, presença da GNR-GIPS e uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Pombal.
|
Realmente continua a meu ver a imperar neste site um anti-sportinguismo quase confrangedor. Dizer que o titulo feminino é quase um dado adquirido para o Maratona, amanhã veremos. Quanto ao setor masculino tivesse o Sporting sem lesionados e o titulo masculino também seria conquistado.