Obikwelu e Dabo quase em Sopot

Domingo, 09 Fevereiro 2014
Obikwelu e Dabo quase em Sopot

Atletas portugueses destacaram-se em Viena.

Ontem dois portugueses destacaram-se, num dia em que caíram seis melhores marcas mundiais do ano, entre elas um recorde do Mundo. 

Os motores começam a aquecer rumo ao Mundial de Pista coberta, este ano disputados em Sopot (Polónia). E os motores aquecem no atletismo internacional, mas também no plano nacional.

Em Viena tudo correu bem para as cores portuguesas, principalmente pela surpresa provocada pelo segundo lugar de Francis Obikwelu. O atleta português participou nos 60 metros e mostrou-se num bom nível de forma. Depois de correr a eliminatória em 6,74 segundos, o português foi à final do Meeting de Viena, onde voltou a correr rápido e a tocar quase a marca de qualificação para o Mundial. Os 6,68 segundos obtidos ficaram somente a três centésimos da marca de referência e seria apenas batido pelo checo Jan Veleba (um centésimo de segundo mais rápido). No mesmo meeting participou Rasul Dabó, nos 60 metros barreiras, somando uma importante vitória na sua carreira e uma marca mais próxima do Mundial, ficando os 7,79 segundos a escassos cinco centésimos de Sopot.

Mas estes atletas portugueses nem foram os únicos a competir no estrangeiro no dia de ontem. No campeonato britânico dois portugueses estiveram em ação, em distâncias bastante diferentes. Nos 400 metros esteve Victor dos Santos, que correu no seu melhor em pista coberta, com 48,07 segundos, apesar de não passar das eliminatórias. Noutro nível competitivo esteve Paulo Pinheiro, que nos 3000 metros correu em 8.24,15 minutos, concluindo no 13º lugar. Nesta prova a britânica Holly Bleasdale chegaria ao máximo mundial do ano na prova de salto com vara, com 4.73 metros.

E a luta pelo máximo mundial do ano bem se podia ter dado com a outra jovem, a sueca Angelica Bentson, que competiu na final dos meetings de salto com vara que se disputaram ao longo dos últimos meses, em França. Foi Nice a receber esta competição, onde Bentson ficou nos 4.62 metros, prova onde também competiu a portuguesa Leonor Tavares, ontem com curtos 4.32 metros, sem conseguir maior superação que a verificada no início da época.

As melhores marcas sentiram-se na cidade norte-americana de Boston, que acolhia um meeting IAAF, logo com alguns dos melhores atletas mundiais da atualidade. E isso representou cinco máximos mundiais do ano. A marca com maior valor, por representar uma distância oficial, aconteceu para o etíope Hagos Gebrhiwet, que teve de suar para uma vitória em 7.34,13 minutos, prova onde outros dois atletas correram abaixo de 7.35 minutos (Dejen Gebremeskel e Ryan Hill). Nas provas femininas de 1000 metros (Mary Cain com 2.35,80 minutos), 2000 metros (Kim Conley com 5.41,10 minutos) e Duas Milhas (Sally Kipyego com 9.21,04 minutos) também ocorreram melhores marcas mundiais do ano, mas aqui por pouca frequência destas provas no panorama internacional. O mesmo cenário para a marca obtida nos 4x800 metros masculinos, num ano em que se realiza o Mundial de Estafetas. A equipa norte-americana era composta por Richard Jones, David Torrence, Duance Solomon e Erik Sowinski e bateu um recorde que datava de 2000, também de uma equipa norte-americana. O próximo meeting IAAF em pista coberta disputa-se hoje, em Gent (Bélgica).


| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2