|
Taça dos Clubes Campeões Europeus decorreu no Algarve.
Cumpriu-se mais um momento da competição entre clubes europeus, ajudando a que o Crosse das Amendoeiras em Flor continue a pautar-se por larga competitividade internacional.
Foi novamente a aldeia das Açoteias o local preferido pela Associação Europeia de Atletismo para fazer disputar uma grande competição internacional. O evento seria disputado em paralelo com o habitual Crosse das Amendoeiras em Flor, prova que contava para o circuito mundial da IAAF.
Portugal apresentava quatro equipas. O Benfica representou-se em juniores e séniores masculinos, o Maratona CP em séniores femininos e a UD Várzea em juniores femininos. Antes da competição ficava a dúvida como os coletivos funcionariam e de que forma algum atleta português poderia marcar pela diferença individual.
E o momento mais importante para os objetivos nacionais aconteceria na última prova da manhã, no escalão sénior do setor masculino. Aí cedo se percebeu que Rui Pedro Silva (Benfica) poderia ser o melhor atleta em competição, aguentando-se sempre no grupo da frente e perseguindo os melhores, onde constavam o marroquino Mohammed Moustaoui (a representar o clube francês do Alès CA), o espanhol Ayad Lamdassem (Bilika) e o brasileiro Daniel da Silva (a representar a equipa holandesa do AV Cifla). O ritmo imposto na última volta levaria a que tudo se disputasse pelos restantes enquanto Rui Pedro Silva conseguia garantir o 4º lugar, bastante distanciado do quinto classificado, o internacional espanhol Javier Guerra. ” Tenho treinado bem, não tenho tido lesões. Hoje correu-me bem até melhor do que aquilo que estava à espera. No Europeu também pensava que ia correr assim, mas há dias que não sai”, disse Rui Pedro Silva minutos depois da sua prestação. Mas mais que disputa individual, o Benfica tinha fortes expectativas coletivas, que seriam cumpridas, principalmente no momento em que Ricardo Ribas atuou como campeão de equipa, levando consigo José Moreira e não deixando Alberto Paulo para trás. Isso motivou uma chegada em conjunto entre o 10º e 12º lugar, num momento em que já havia certeza do segundo lugar coletivo, só batidos pelos resultados da forte equipa espanhola, com espinha dorsal da seleção de crosse do país vizinho. ” Tenho 36 anos e estou aqui a demonstrar que me sinto bem e quando tenho carinho, numa equipa fantástica, sou útil. Ainda me sinto útil para uma equipa de atletismo”, realçou Ricardo Ribas. Por seu lado Ana Oliveira, responsável da equipa, acabaria por parabenizar todos os seus atletas. ” É importante referenciar que isto foi conseguido só com atletas portugueses. Sinto-me extremamente honrada”, considerou a responsável.

A equipa júnior benfiquista também não sairia das Açoteias sem uma medalha coletiva, desta feita de bronze. Na verdade na anterior edição a equipa benfiquista tinha conquistado o título coletivo, mas mais frágil, com alguns dos elementos hoje sub-23, o melhor que foi possível acabaria mesmo por ser o terceiro lugar. E a ocasião motivou sugestões de Ana Oliveira, responsável pelo atletismo benfiquista: ”Lamento que nesta competição não exista também para o escalão sub-23. Fomos campeões da Europa de juniores e agora há aqui um intervalo entre os juniores, agora sub-23, e esta equipa sénior”. O melhor benfiquista na pista de crosse foi Miguel Marques, no 7º lugar, que foi o porta-voz da equipa no momento de comentar a prova ” Nós pensámos partir e revalidar o título, mas hoje a equipa turca foi muito forte”. A sua classificação seria desacompanhada por uma dispersão classificativa dos seus colegas de equipa: André Pereira (14º), Daniel Moreira (22º), Ricardo Barbosa (28º), João Pereira (37º) e Joaquim Antunes (63º).
Menos sorte coube ao setor feminino das equipas portuguesas presentes, principalmente nas séniores, com o Maratona Clube de Portugal a ter um resultado irreconhecível. Sem Dulce Félix, que se transferiu nesta temporada para o Benfica e sem Sara Moreira, recentemente mãe, a equipa laranja esteve muito longe do seu melhor e a primeira a chegar da equipa só o faria no 25º lugar. ” Fui a melhor da equipa não porque esteja em super forma. As minhas colegas, também pelas suas próprias razões, também não se conseguiram preparar ao melhor nível”, comentou a atleta laranja. Também mãe, há cerca de 5 meses a amamentar, Leonor Carneiro lamentou a classificação final da equipa, numa equipa que mostrava uma cara de esforço e de desalento no final. Mónica Silva (29ª), Doroteia Peixoto (35ª), Anália Rosa (36ª) e Joana Costa (44ª) foram as representantes da equipa, que esperará dias melhores.

Em juniores femininos, a UD Várzea voltou a ser a equipa representante por Portugal, mas desta vez sem Silvana Dias, agora sub-23, teve dificuldade em impor-se e acabaria por não conseguir mais do que o quinto lugar coletivo, apesar da equipa ter funcionado em grupo. A mais destacada foi a internacional portuguesa Sónia Ferreira, com um bom 12º lugar entre as presentes. A partir dai a restante parte da equipa funcionaria de dois em dois lugares, a partir do 22º lugar: Sofia Teixeira (22ª), Helena Alves (24ª), Rita Pereira (26ª) e Eduarda Saavedra (28ª).
Este foi o final de um fim-de-semana onde o atletismo esteve em destaque no Algarve, com muito trabalho para a associação regional, que mobilizou juízes e colaboradores para ambos os eventos. Agora seguem-se as provas nacionais de corta-mato, na versão longa e curta.
RESULTADOS:
Séniores Masculinos:
1. Mohammed Moustaoui (Alès CA/FRA) – 29.13
2. Ayad Lamdassem (Bikila/ESP) – 29.14
3. Daniel da Silva (AV Cifla/NED) – 29.16
4. Rui Pedro Silva (SL Benfica/POR) – 29.21
5. Javier Guerra (Bikila/ESP) – 29.32
(…)
10. José Moreira (SL Benfica/POR) – 30.06
11. Ricardo Ribas (SL Benfica/POR) – 30.07
12. Alberto Paulo (SL Benfica/POR) – 30.07
24. Rui Pinto (SL Benfica/POR) – 30.32
47. Bruno Jesus (SL Benfica/POR) – 31.49
Coletivo: Atletismo Bikila/ESP (22) ; SL Benfica /POR (37) ; Istanbul BBSK (58)
Séniores Femininos:
1. Hiwot Ayalew (Uskudar BSK/TUR) – 20.15
2. Nadia Ejjafini (CS Esercito/ITA) – 20.26
3. Natalya Gorchakova (Luch Moscovo/RUS) – 20.39
4. Lyudmila Lebedeva (Luch Moscovo/RUS) – 20.42
5. Natalya Leontyeva (Luch Moscovo/RUS) – 20.45
(…)
25. Leonor Carneiro (Maratona/POR) – 21.53
29. Mónica Silva (Maratona/POR) – 21.57
35. Doroteia Peixoto (Maratona/POR) – 22.20
36. Anália Rosa (Maratona/POR) – 22.30
44. Joana Costa (Maratona/POR) – 23.12
Coletivo: SC Luch Moscovo/RUS (18) ; CS Esersito/ITA (40) ; A.Santutxu/ESP (50) … 6. Maratona CP/POR (122)
Juniores Masculinos:
1. Saffet Elkatmis (Fenerbahce/TUR) – 19.05
2. Enis Korkmaz (Kocaeli Darica/TUR) – 19.14
3. Onur Aras (Kocaeli Darica /TUR) – 19.15
4. Omer Tuncer (Kocaeli Darica /TUR) – 19.20
5. Santiago Pardo (Playas Castellon/ESP) – 19.21
(…)
7. Miguel Marques (SL Benfica/POR) – 19.22
14. André Pereira (SL Benfica/POR) – 19.40
22. Daniel Moreira (SL Benfica/POR) – 20.07
28. Ricardo Barbosa (SL Benfica/POR) – 20.16
37. João Pereira (SL Benfica/POR) – 20.31
63. Joaquim Antunes (SL Benfica/POR) – 21.33
Coletivo: Kocaeli Darica Belegitim SK/TUR (17) ; Fenerbahce SC/TUR (41) ; SL Benfica/POR (71)
Juniores Femininos:
1. Sarah Lahti (Hasselby/SWE) – 13.05
2. Olga Nikolayeva (Luch-Flano Moscovo/RUS) – 13.15
3. Tamara Chalkova (Luch-Flano Moscovo/RUS) – 13.16
4. Siofra Cleirigh-Buttner (Dumdrum South Dublin/IRL) – 13.25
5. Ksenia Fedorchuk (Luch-Flano Moscovo/RUS) – 13.33
(…)
12. Sónia Ferreira (Várzea/POR) – 13.57
22. Sofia Teixeira (Várzea/POR) – 14.30
24. Helena Alves (Várzea/POR) – 14.35
26. Rita Pereira (Várzea/POR) – 14.50
28. Eduarda Saavedra (Várzea/POR) – 15.27
Coletivo: SC Luch-Flano Moscovo/RUS (20) ; Hasselby SK/SWE (35) ; Bursa SK/TUR (41) ; 5. UD Várzea/POR (84)


Enviado Especial: Edgar Barreira (texto e fotos)
Download:
|