|
Obtidas oito melhores marcas mundiais do ano.
Ao fim da tarde o meeting local, com certificação internacional, deu-se na cidade alemã de Dusseldorf. Marco Fortes não esteve inspirado.
Marco Fortes é um dos candidatos à presença em Sopot, para representar Portugal no Mundial de pista coberta. Mas hoje teve uma das presenças menos positivas dos últimos tempos, com o lançamento do peso a não ir além dos 18.36 metros, apesar de por cinco ocasiões ter estado acima dos 18 metros. Terá sido um dia de menor inspiração para o português…
Na prova principal estavam presentes alguns dos pesos pesados e a vitória sorriu para do alemão David Storl, com 21.10 metros, novo máximo internacional do ano, o mesmo tendo acontecido no setor feminino, aqui com a local Christina Schwanitz a lançar 19.93 metros, marca que também é recorde pessoal.
O meeting de Dusseldorf trouxe ainda outras melhores marcas mundiais do ano. Nos 60 metros o cubano Yuniel Pérez foi o mais rápido e bateu por oito centésimos o experiente Kim Collins, concluindo com 6,50 segundos. Nos 800 metros Adam Kszczot (Polónia) foi claramente vencedor, com a marca de 1.45,42 minuto, marca que constitui também máximo mundial. Na prova dos 1500 metros o mesmo aconteceria, mas por intermédio do queniano Bethwell Birgen (3.39,05), sendo nos 3000 metros outro queniano a chegar ao máximo mundial de 2014, com vitória em 7.38,40 minutos. O norte-americano Jeff Porter teve uma intensa luta competitiva com o cubano Dayron Robles na prova de 60 metros barreiras, com vitória em 7,52 segundos. Do lado feminino destaque para outra melhor marca mundial do ano por intermédio da queniana Hellen Obiri (4.07,01).
|