Sara Moreira de volta ao atletismo

Quarta, 29 Janeiro 2014
Sara Moreira de volta ao atletismo

Nacional de Corta-Mato poderá ser a prova de regresso.

Após quase três meses de ter sido mãe, a atleta prepara a sua época e o regresso às grandes competições. 

Foi no passado dia 1 de novembro que Sara Moreira foi mãe. A atleta do Maratona Clube de Portugal já tinha esta decisão planeada há algum tempo e confidenciou ao Atleta-Digital que "desde que dei o salto maior em 2007 que disse que queria ser mãe em 2013 porque era o ano seguinte aos Jogos e que me daria ainda a possibilidade de treinar para os próximos". Os planos acabaram por dar certo e a atleta conseguiu engravidar a tempo de ser mãe em 2013, conseguindo o objetivo de sê-lo antes dos 30 anos, não tendo de abdicar dos Jogos Olímpicos de 2016.

A campeã europeia de pista coberta dos 3000 metros (2013) retomou os treinos passado cerca de um mês do nascimento do Guilherme e afirma que "a vontade de voltar é muito grande e acabo por abusar um bocadinho. Já estive lesionada duas vezes depois de ter regressado ao treino". A atleta de 28 anos sabia que não ia ser fácil regressar aos treinos mas a ansiedade está a prejudicá-la e as coisas acabam por se tornar mais difíceis. Porém sabe que com calma irá voltar e "vou voltar mais forte".

Antes de retomar os treinos, Sara tinha o objetivo de correr as provas em que o seu clube iria participar, a Taça dos Clubes Campeões Europeus, no próximo fim-de-semana, e o Nacional de Corta-Mato, no dia 2 de março. No entanto, agora pensa estar presente "não com o objetivo de competir a sério mas com o objetivo de lá estar". Mas a atleta revela ter ainda uma esperança de no Nacional de Corta-Mato poder estar "um bocadinho mais a sério". Mas o objetivo da época é "o Campeonato de Pista ao Ar Livre em Zurique em que espero conseguir treinar o suficiente para conseguir lutar por uma medalha".

Acerca deste novo desafio, a atleta afirma que "ser mãe é maravilhoso". Apesar do cansaço causado pela conciliação entre ser mãe e atleta, a sorte está do seu lado dado que o bebé é muito tranquilo, dorme a noite toda, deixando a mãe descansar e ter uma vida equilibrada.

Quando questionada sobre se queria ter mais filhos, a meio-fundista respondeu que "gostava de ter outro (bebé) com pouca diferença do Guilherme, 3/4 anos" mas não sabe se as coisas correrão como planeado. Para já quer desfrutar do tempo com o Guilherme e preparar as provas para os próximos anos.

A nova mamã do atletismo português contou ao Atleta-Digital que sente que em Portugal "a mentalidade estava um bocadinho atrasada" relativamente à gravidez durante a carreira desportiva. "A maioria das atletas, por receio, acabavam sempre por adiar ser mães até ao final de carreira. Foi uma coisa que eu sempre disse que não queria fazer porque tinha o instinto de ser mãe há muitos anos e penso que agora pode ser um exemplo para outras atletas serem mães e retomarem os bons resultados que é isso que eu espero para mim".

Por: Filipa Oliveira

Download:

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2