Definidos os 32 clubes para Nacional

Segunda, 27 Janeiro 2014
Definidos os 32 clubes para Nacional

Teresa Carvalho chegou ao recorde nacional junior.

Apenas 1/4 dos clubes transitaram entre divisões nacionais ou recuperaram o estatuto de finalistas, com todos os restantes a manterem-se relativamente a 2013. 

O fim-de-semana foi destinado ao apuramento para a final do Nacional de Clubes. Para muitos foi o primeiro evento do ano, para outros o primeiro teste sério às capacidade, com vista à final do Nacional de Clubes, mas também restantes eventos nacionais. As surpresas clubísticas não foram, afinal, muitas, num fim-de-semana que se espalhou entre Pombal (sábado e domingo) e Braga (sábado).

O resultado mais sonante, por ser recorde nacional júnior, foi o de Teresa Carvalho (Benfica). A atleta foi a mais forte das participantes no salto em comprimento, este fim-de-semana, com 6.17 metros, um salto que destronou a anterior marca por quatro centrímetros, marca que pertencia a Ana Oliveira, hoje diretora do atletismo benfiquista. Foi, por isso, uma feliz coincidência, levando as duas ao marcador de recorde, para uma fotografia que será de recordar mais tarde, depois do anterior recorde ter durado 32 anos.

Em jogo nesta competição estava também a tentativa de alguns dos melhores portugueses se aproximarem das marcas de qualificação para o Mundial de pista coberta deste ano. Nessa aproximação estiveram Marco Fortes (19.94 metros no lançamento do peso) e Marcos Chuva (7.96 metros no salto em comprimento). Já com mínimos Eva Vital (Benfica) voltou a correr rápido, fazendo 8,23 segundos nos 60 metros barreiras. Realce ainda para o regresso à competição de Marta Pen, que depois da morte do seu pai respondeu muito bem na pista e correu a prova de 800 metros em rápidos 2.07,59 minutos.

As provas extra acabariam também por ser excelentes momentos competitivos. Nos 60 metros barreiras Rasul Dabó (Benfica) melhorou dos 8 segundos da prova oficial, para os 7,93 segundos. Nos 60 metros a disputa foi entre Ricardo Monteiro (6,72), Diogo Antunes (6,75) e Yazaldes Nascimento (6,76), como já havia ocorrido no primeiro meeting nacional da época. Francis Obikwelu (Sporting) também deu o ar da sua graça no dia anterior, completando igual distância em 6,85 segundos, num regresso a acompanhar com interesse. A marca de qualificação para Sopot nesta prova está fixada em 6,65 segundos.

Em termos clubístico, destaque para a subida à 1ª divisão masculina do ACR Senhora do Desterro, que há um ano estava na divisão secundária. Mais espectacular a chegada do SC Braga à 1ª divisão feminina, depois de há um ano não ter disputado a final do Nacional de Clubes de pista coberta. Benfica, no setor masculino e Sporting, no setor feminino, foram os clubes que mais se destacaram neste apuramento.

A final do Nacional de Clubes está agendada para 22 e 23 de fevereiro, em Pombal, uma semana depois do Campeonato de Portugal. Aí estarão em ação as equipas na 1ª e 2ª divisões nacionais.

I Divisão Masculinos
- SL Benfica
- Sporting CP
- Juventude Vidigalense
- Giral Sol - Ramos Catarino
- GA Fátima
- CC São João da Madeira
- ACR Senhora do Desterro
- GRECAS - Vagos

I Divisão Femininos
- Sporting CP
- SL Benfica
- JOMA
- Juventude Vidigalense
- ACR Senhora do Desterro
- GRECAS - Vagos
- GCA Donas
- SC Braga

II Divisão Masculinos
- CA Seia
- CA Baixa da Banheira
- Escola do Movimento
- NA Cucujães
- AA Pinhalnovense
- GCA Donas
- SC Braga
- CA Marinha Grande – Imosonho

II Divisão Femininos
- Maia AC
- CA Marinha Grande - Imosonho
- Escola do Movimento
- CA Salesianos de Manique
- GR Quinta da Lomba
- Giral Sol - Ramos Catarino
- CD Póvoa
- ADRE Palhaça

| Mais


Comentarios (2)add feed
PORQUÊ : pedro barroso
Que vergonha de comentário sobre os Campeonatos de Clubes, onde práticamente só são comentadas..... as provas extra e.... dos atletas do benfica

Era altura disto se começar a chamar : atleta do benfica digital.
Janeiro 28, 2014
Sim, porquê? : Frankie
Eu ainda diria mais: além de grande parte das noticias, e não só esta, ser sobre o benfica e os seus respectivos atletas também parece que só há provas em Lisboa ou com clubes de Lisboa.

Amigos, a atletismo é muitissimo mais que os benficas e sportings desta praça: há também os clubes que formam e criar atletas que depois são absorvidos pelos "grandes".
Janeiro 28, 2014
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2