|
Portugal arrecadou duas medalhas de Ouro.
Após os três dias de competição em Goa (Índia), Portugal arrecadou um total de cinco medalhas, num evento onde o Brasil não marcou presença.
O atletismo já se realizou nestes Jogos da Lusofonia, num programa mais curto do que aquele que era esperado. O facto da maioria dos países presentes apresentar equipas reduzidas e com a ausência do Brasil, todas as disputas ficaram mais fracas competitivamente. A Índia, a competir em casa, ficou a ganhar com esta situação.
No primeiro dia de provas Portugal não apresentou qualquer atleta em competição, deixando a sua participação para a segunda e terceira jornada, esta última realizada hoje. Assim participaram seis atletas. E o dia que acabaria por ser mais "lucrativo" do ponto de vista das medalhas seria mesmo o segundo dia, onde duas atletas em prova chegariam às únicas medalhas de Ouro do atletismo português..
Destas, a primeira atleta a entrar em prova foi Sílvia Cruz que competiu ao fim da manhã (17:05 horas em Portugal continental) na prova de lançamento de peso, vencendo com uma margem significativa relativamente às adversárias. Com o seu melhor lançamento a ser de 13.25 metros, a atleta conseguiu distanciar-se quase 3 metros da segunda classificada, Kajal Ulhas Verenkar (10.38) e da terceira classificada Desiree Pereira (10.14). Ambas as atletas representam a Índia, país que domina o medalheiro dos Jogos.
Cinco minutos depois (às 17:10 horas em Portugal), começaria a prova do salto em comprimento, onde em representação de Portugal estava a leiriense Evelise Veiga. A competir pela primeira vez no escalão de sénior com as cores nacionais, com apenas 17 anos de idade, Evelise saltou cinco vezes e foi no seu último ensaio que fez a melhor marca: 5.86 metros. Apesar do seu recorde pessoal ter mais 12 centímetros, o ensaio foi suficiente para a atleta portuguesa ganhar a medalha de ouro. O pódio ficou completo com mais duas atletas da Índia. O segundo lugar foi ocupado por Neena Narayanan Varakil (5.66) e o terceiro lugar coube a Karthika Gothandapani (5.53).
De resto Portugal conquistaria mais três medalhas de Bronze, por intermédio de Tiago Costa (2.06 metros no salto em altura), Vanessa Rocha (12.15 metros no triplo salto) e de José Paulo (9.27,48 minutos nos 3000 metros obstáculos). Nesta mesma prova Daniel Gregório seria quarto classificado (9.31.59 minutos).
RESULTADOS
Altura Masc (Final) – Tiago Costa (3º - 2.06)
Peso Fem (Final) – Sílvia Cruz (1ª – 13.25)
Comprimento Fem (Final) – Evelise Veiga (1ª – 5.86)
Triplo Fem (Final) – Vanessa Rocha (3ª – 12.15)
3000 m Obstáculos Masc (Final) – José Paulo (3º - 9.27,48) | Daniel Gregório (4º - 9.31,59)
|