Rui Pedro Silva e Dulce Félix chegaram à vitória individual.
Elvas recebeu hoje o Nacional de Estrada, em atletismo, que teve vitórias fáceis do Benfica, com a ausência das principais equipas de estrada nacionais e que no passado fizeram a história quase exclusiva da prova.
Realizou-se hoje a 21ª edição do Campeonato Nacional de Atletismo de Estrada, em Elvas. Na totalidade foram mais de três centenas de atletas que estiveram presentes no campeonato e na Corrida Linhas de Elvas. Contou também com atletas juniores, pela primeira vez no campeonato nacional de estrada. A outra novidade foi a prova decorrer em 10 quilómetros, num circuito que circundou a zona histórica de Elvas, com chegada à pista de tartan do estádio local.
Com a ausência de alguns clubes, o Sport Lisboa e Benfica ficou a ganhar, tendo arrecado a vitória individual do lado masculino e feminino, o mesmo nos pódios coletivos. Mesmo assim de referir a grande disputa entre os primeiros lugares masculinos, o grande vencedor foi Rui Pedro Silva, que arrecadou a vitória com o tempo de 29.38. Com mais 7 segundos, em segundo lugar, ficou o colega de equipa de Rui, Alberto Paulo. "Foi uma corrida um pouco dura, uma corrida com muito sobe e desce, o que dificulta em muito em manter um ritmo certo, mas foi muito bom vencer", disse Rui Pedro Silva à Agência Lusa. Para o terceiro lugar a disputa seria entre Hélder Santos (Maia AC) e Sérgio Silva (The Cleans). Hélder levou a melhor e fechou o pódio aos 29.52, Sérgio ficou com mais 6 segundos. No pódio coletivo em primeiro ficou o Benfica, que hoje se tornou vencedor em todas as frentes, com 18 pontos, depois o Maia AC com 28 pontos e a fechar o pódio ficou CUA Benaventense com 53 pontos.

No lado feminino Ana Dulce Félix voltou às vitórias, feito também conseguido em 2011 e 2012. Arrecadou a vitória cortando a meta aos 33.44 minutos, seguida por Cláudia Pereira (JOMA), esta com o tempo de 34.22 minutos. A fechar o pódio a luta ocorreu entre duas atletas internacionais, de idades muito diferentes. Valeu a experiência de Carla Martinho (ADERCUS), que completou a prova em 35.30 minutos, onze segundos mais rápida que Silvana Dias (UD Várzea). "A prova correu bem, tentei gerir a prova em si, o meu objetivo era tentar ganhar e homenagear Eusébio e também dar um beijinho especial à nossa querida Marta Pen, que infelizmente está a passar um mau momento por falecimento de seu pai", disse Dulce Félix no final. Assim, no setor feminino, o Benfica levou a melhor, aqui com 25 pontos, ficando em segundo lugar a UD Várzea, com 31 pontos e a ADERCUS a fechar o pódio com 43 pontos.
No escalão junior, vitória isolada de Sónia Ferreira (UD Várzea), enquanto que o setor masculino foi vencido por André Pereira (Benfica). Nota ainda para o facto de toda a equipa do Benfica correr enlutada pela morte do treinador de Marta Pen, além da última homenagem a Eusébio. Este facto ficou assinalado com uma fita negra ao peito de todos os atletas presentes.
RESULTADOS:
Masculino:
1. Rui Silva (SP Benfica) – 29.38
2. Alberto Paulo (SP Benfica) – 29.45
3. Hélder Santos (Maia AC) – 29.52
4. Sérgio Silva (CD The Cleans) – 29.58
5. Daniel Pinheiro (Maia AC) – 30.04
Feminino:
1. Ana Dulce Félix (SL Benfica) – 33.44
2. Cláudia Pereira (JOMA) – 34.22
3. Carla Martinho (ADERCUS) – 35.30
4. Silvana Dias (UD Várzea) – 35.41
5. Daniela Cunha (UD Várzea) – 35.54
Resultados colectivos:
Masculino: 1. SL Benfica (18); 2. Maia AC (28); CUA Benaventense (53)
Feminino: 1. SL Benfica (25); 2. UD Várzea (31); 3. ADERCUS (43)

Fotos: Marcelino Almeida
|