Elvas acolhe pela primeira vez o nacional de estrada.
A prova foi ontem apresentada oficialmente, ainda que tenha a ausência de alguns clubes relevantes neste tipo de competições, entre eles Maratona Clube de Portugal.
Realizou-se ontem a conferência de imprensa sobre a 21ª edição do Campeonato Nacional de Atletismo em Estrada que se vai concretizar no próximo domingo dia 12 de Janeiro, em Elvas.
Depois da edição passada ter sido em Lisboa, caberá à cidade de Elvas acolher pela primeira vez o campeonato de Portugal. O presidente da federação, Jorge Vieira, falou da importância da “descentralização da competição”, para haver uma interação entre a população e os atletas. O percurso voltará aos 10 quilómetros, contrariando a tendência das seis épocas anteriores, onde o percurso era de 15 quilómetros. Depois de na 20ª edição o Nacional de Estrada ter acolhido ao mesmo tempo a disputa para o escalão de Veteranos, este ano o grande destaque vai para a inclusão dos escalões juniores, que pela primeira vez vão participar neste campeonato.
Mas desta vez o Nacional de Estrada fica marcado pela ausência de alguns clubes e de alguns atletas, que permitiriam ao evento manter algum nível competitivo. A situação decorre, no setor masculino, pela ausência total do Maratona Clube de Portugal, mas agora também pelo aparente fim, anunciado pelo jorgal Record, da equipa "The Cleans", que se poderia apresentar como candidata ao pódio. Esta luta ficará ainda mais restrita às cores do Benfica, depois do Sporting abdicar oficialmente deste evento. A notícia da escusa leonina não seria relevante, não fosse o facto de nos seus quadros figurarem importantes atletas da área do fundo nacional, como Rui Silva ou Manuel Damião, este último foi campeão individual em 2013. O Maia AC e o CUA Benaventense são naturais candidatos ao pódio coletivo masculino. No setor feminino parece dificil de adivinhar um cenário diferente do que a vitória do Benfica. Estranhamente o Maratona Clube de Portugal aparece apenas com uma atleta inscrita na competição, Doroteia Peixoto. O clube do Maratona Clube de Portugal, sempre ficou na história destes campeonatos, pois os pódios femininos coletivos há 13 anos que pertencem a este clube. Depois da saída de Dulce Felix para o Benfica, será altura do regresso aos títulos coletivos, onde se torna difícil prever o restante pódio. A ADERCUS surge naturalmente no pote das maiores probabilidades. Se Dulce Félix é a principal candidata à vitória individual no setor feminino, fica mais difícil estimar o que acontecerá no setor masculino.
Se o Benfica de facto vencer nos dois géneros, fará uma dobradinha nos géneros, nunca conseguida neste evento. A única vitória coletiva feminina da equipa aconteceu na primeira edição deste Nacional de Estrada, em 1990, onde Lucília Soares foi a melhor classificada, no segundo lugar. Curiosamente a atleta representará a equipa do Benfica e Elvas e poderá mesmo voltar a ver o Benfica campeão, 24 anos depois da sua singular vitória coletiva.
A prova vai para a estrada ao final da manhã, com todo o percurso a fazer-se ao redor das fortificações de Elvas. A chegada será feita no Estádio Municipal de Elvas, onde está instalada a pista de tartan local.
|
Anuncia e faz-se passar por FISIOTERAPEUTA! Desafio-o a mostrar o 'diploma'.. deve ter estudado com o ENGENHEIRO SOCRATES!!
No maximo é MASSAGISTA e o resto é CURIOSIDADE.. que não ande a vender gato por lebre... e já agora que mete uma base na cara..ou um saco! DEVIAS SER PUNIDO..gato por lebre!!