Volta ao Funchal ultrapassa 1500

Domingo, 29 Dezembro 2013
Volta ao Funchal ultrapassa 1500

Vertente participativa ultrapassou a competitiva.

Decorreu ontem, no Funchal (Madeira) a 55ª edição da Volta à cidade, volta de aproximadamente 6 quilómetros e que já faz parte do historial da corrida em Portugal. 

Ao longo dos 55 anos de Volta ao Funchal, a prova já passou por poucas dezenas de participantes, realidade que ocorreu nos primeiros 22 anos de provas, cujo ano inaugural foi em 1959. 22 anos depois chegaria às 500 participações e nos anos mais recentes a prova tem lutado para se aproximar do milhar de participantes, o que só tinha acontecido em 2011, com 1338 chegados à meta. Este ano essa realidade foi ultrapassada, com 1512 chegados, 303 destes no setor feminino. A Organização tinha registado 2026 inscritos.

O outro fator de distinção é normalmente pela qualidade dos melhores atletas, um investimento que vem quase das primeiras edições, ainda que em alguns casos esta qualidade competitiva também aconteça pelos momentos de mini-férias que a Madeira vive nesta altura, pelas festas internacionalmente conhecidas de passagem de ano. A verdade é que a vitória masculina era continuamente portuguesa desde 2009, enquanto que no setor feminino ela era continuamente estrangeira desde 2011. E este ano as realidades inverteram-se...

A corrida masculina tinha como cabeça de cartaz Rui Pedro Silva, que só por uma vez venceu no passado da prova, em 2009, mas que este ano acabaria por ceder a vitória ao espanhol Antonio Abadia (22º no Europeu de Crosse), que correu em 16.44 minutos, contra os 16.47 minutos de Rui Pedro Silva. O ugandês Dickson Huru completaria o pódio, com 17.06 minutos. Já o setor feminino estava desprovido de grandes figuras e a luta pela vitória foi exclusivamente madeirense, o que já não acontecia desde 1986. Joana Soares (Jardim Serra) foi a mais rápida e venceu destacadamente com 21.40 minutos. O restante pódio ainda se correu abaixo dos 23 minutos, com Daniela Sousa (Água de Pena) e Cristina Nascimento (CA Funchal), segunda e terceira classificadas, respetivamente.

Como referências de provas de fim de ano, ficam a faltar a São Silvestre dos Olivais (30) e a São Silvestre da Amadora (31), ambas na região de Lisboa. Internacionalmente a São Silvestre Vallecana (Madrid), São Silvestre de São Paulo e São Silvestre de Luanda completam o ano de 2013. Em Madrid correrá Jéssica Augusto e em Luanda correrão Sara Carvalho e Elisabete Azevedo.

RESULTADOS

Femininos:

1. Joana Soares (A. Jardim Serra) – 21.40
2. Daniela Sousa (ADR Água de Pena) – 22.26
3. Cristina Nascimento (CA Funchal) – 22.57
4. Débora Silva (ADR Água de Pena) – 23.34
5. Pia Nielsen (Dinamarca) – 24.23

Masculinos:
1. Antonio Abadia (Espanha) – 16.44
2. Rui Pedro Silva (SL Benfica) – 16.47
3. Dickson Huru (Uganda) – 17.06
4. José Costa (The Cleans) – 17.35
5. Nuno Costa (The Cleans) – 17.39


| Mais


Comentarios (3)add feed
mani : llola
um espanhol vencedor!! para quem diz k é o melhor atleta da atualidade em Portugal parece mal perder com um sb 23 medio em Espanha. mas o mais interessante k vi aqui foi mais uma manipulação do Joni campony. não chega todas as provas do porto.. vejam quem são os atletas k estiveram presente nesta s. silvestre..atletas treinados pelo este manipulador. é uma vergonha quando um atleta se tenta escrever em determinadas corridas aparentemente já estão escritos atletas deste shr já não assentão a inscrição doutros.. sabem porque?? PORQUE O Shr campony não deixa k determinado atleta faça frente aos dele. assim os atletas dele são sempre os maiores. e está assim o nosso atletismo cheio destas coisas cheio de injustiças. uns levam tudo outros nada. e viva a manipulação!!
Dezembro 29, 2013
campiony : miguel azevedo
Hey hey não digas mal do meu treinador! Ele apenas nos defende com unhas e dentes até à última...
Só espero que ele ainda consiga anular algumas inscrições da SS da Amadora.. se não o nosso 'chefe' rui pedro está lixado e leva tareia!! A menos que diga que está lesionado ou assim e não vá correr...a ver vamos smilies/smiley.gif
Dezembro 30, 2013
joaquim : shr
pelo visto o 1 comentário deve ter razão. no 2 comentário também tem.. defende até a ultima. isto quer dizer muita coisa.. pelo os rumores que andam ai, sobre amizade que tem com o presidente da adop.. isto leva a crer que sempre deve ser verdade. que os atletas deste treinador estão protegidos. mas o comentário do 2 é real e especulativo.. pelo visto o rui pedro nao correu nada na madeira nem vai correr nada na amadora... devem estar a carregar as baterias em casa para o nacional de estrada...
Dezembro 30, 2013
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2