Dulce Félix triunfou na São Silvestre de Lisboa

Sábado, 28 Dezembro 2013
Dulce Félix triunfou na São Silvestre de Lisboa

Muitos milhares de atletas correram hoje em Lisboa, com alguma chuva à mistura.

A sexta edição da São Silvestre de Lisboa assistiu hoje ao desempate no historial da Guerra dos Sexos. Hoje foi Dulce Félix a desempatar favoravelmente às mulheres, onde Rui Silva foi o melhor atleta masculino. 

A tarde deste sábado no coração da Lisboa foi marcada por mais uma grande edição da São Silvestre, uma das última prova de atletismo de 2013. Entre a Praça dos Restauradores e a Avenida da Liberdade, foram muitos os que se juntaram para festejar o atletismo, com ou sem o dorsal da prova.

Foram os mais novos os primeiros a correr a “São Silvestre da Pequenada”, com um aquecimento orientado por atletas da elite como Dulce Félix, Jéssica Augusto e Rui Silva. Entusiasmados com os palhaços, as luzes de natal e as músicas infantis, pequenos campeões entre os 5 e os 11 anos completaram o percurso, todos com o número 1 no dorsal.

A animação bateu pé e reinava quando às 17h30 se ouviu o tiro de partida para a prova principal no final da Avenida da Liberdade. Os 10 quilómetros do percurso passaram por alguns dos mais emblemáticos sítios da capital como o Rossio, o Cais do Sodré e a Avenida da Ribeira e terminaram, tal como começaram, no final da Avenida da Liberdade. Entre o mar de gente que se amontoava junto ao pórtico da partida estavam algumas caras conhecidas, quer pelo atletismo quer pela televisão. Às 17h30 partiram, entre as atletas da elite feminina, Jéssica Augusto, Sara Catarina Ribeiro, Dulce Félix e Carla Salomé para a 5ª edição da Guerra dos Sexos. Os restantes atletas, elite, profissionais e amadores aproximaram-se da linha de partida e 2 minutos e 54 segundos mais tarde ouviu-se o segundo tiro de partida. Além de Rui Silva, Ricardo Ribas, Luís Feiteira, e outros grandes nomes do atletismo nacional, os mais atentos puderem ver partir também algumas caras menos usuais no mundo do atletismo como Merche Romero, José Figueiras, Paulo Vintém e o apresentador Pedro Fernandes.

Dulce Félix, atleta do Sport Lisboa e Benfica, esteve sempre na frente da corrida e acabou por ser a primeira a cruzar a meta aos 32 minutos e 21 segundos reconquistando para as mulheres o prémio da Guerra dos Sexos. Esta disputa entre sexos teve neste evento a sua quinta edição sendo que, até este ano, os homens e as mulheres estavam empatados com duas vitórias cada. Dulce Félix e Jéssica Augusto venceram em 2009 e 2010 e Hermano Ferreira e Rui Silva em 2011 e 2012. Para Rui Silva, alcançar Dulce Félix e recuperar os 02.54 de avanço “era difícil” mas o atleta considera que a competição é saudável e foi um “espectáculo muito bonito”. O atleta do Sporting estreou-se na São Silvestre de Lisboa no ano passado conquistando o ouro e, este ano, apesar de perder a Guerra dos Sexos, manteve o título com 29.43 minutos. Cerca de 20 segundos depois, chegou à prata Ricardo Ribas do Benfica, na sua 6ª participação nesta competição. Ainda no Benfica, ficou o bronze entregue ao triatleta João Pereira que chegou aos 30 minutos e 43 segundos no dia em que festejou o seu aniversário.

Pódio geral

Das atletas femininas, Dulce Félix foi a primeira, conquistando a sua sexta presença no pódio e a sua terceira vitória nesta competição (2009 e 2011). O segundo lugar foi entregue a Jéssica Augusto que, à semelhança de Dulce, tinha também duas vitórias (2008 e 2010), e concluiu o percurso ao fim de 32 minutos e 42 segundos. Carla Salomé Rocha, do Sporting Clube Portugal, foi a terceira atleta feminina mantendo o bronze que já havia conquistado no ano passado.

Como surpresas desta edição, destacamos o quarto atleta masculino e a quinta atleta feminina, Carlos Silva da GFD Running e Filipa Santos da equipa Águias de Alpiarça que conquistaram ótimas posições, não fazendo parte dos atletas de elite desta prova.

Após a conversa com a imprensa e a entrega de prémios terminou mais uma São Silvestre de Lisboa, a maior até agora com 8000 inscritos e 6535 atletas a concluírem os 10 quilómetros. Recordamos ainda que as inscrições esgotaram a cerca de um mês e meio do evento, tendo em conta que em 2012 foram 5000 os inscritos.

De acordo com os comentários nas redes sociais, os participantes ficaram, no geral, muito satisfeitos com a organização deste volumoso evento que tem como boa prática elevar-se pela diferença em relação à grande maioria das provas. A única exceção foi para o serviço de bengaleiro na Praça dos Restauradores. Alguns atletas contestaram, no local e na página da prova no Facebook, alegadamente contra a demora do serviço que gerou uma situação desconfortável de espera para muitos dos participantes. A Organização já fez um pedido oficial de desculpas na mesma página no Facebook e garantiu que as falhas serão colmatadas de modo a que este evento continue a melhorar de ano para ano.

RESULTADOS:
Masculinos:

1. Rui Silva (Sporting CP) – 29.43
2. Ricardo Ribas (SL Benfica) – 29.46
3. João Pereira (SL Benfica) - 30.43
4. Carlos Silva (GFD Running ) - 31.05
5. LuIs Feiteira (Sporting CP ) - 31.22

Femininos:
1. Dulce Félix (SL Benfica) - 32.21
2. Jéssica Augusto (American Nike) -32.42
3. Carla Salomé Rocha (Sporting CP) -33.57
4. Sara Catarina Ribeiro (Sporting CP) -35.07
5. Filipa Santos (Águias de Alpiarça) - 36.38

Pódio feminino

Pódio masculino

Enviados Especiais: Fabiana Oliveira (texto) e Marcelo Silva (fotos)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2