São Silvestre de Lisboa foi hoje apresentada.
A São Silvestre de Lisboa desenrola-se amanhã nas principais avenidas de Lisboa, que suportarão 8000 atletas em 10 quilómetros que prometem ser rápidos.
A tradição da apresentação da São Silvestre de Lisboa mudou e este ano os jornalistas estiveram em contacto com a Organização do evento em plena Praça dos Restauradores. Será aí que amanhã estará toda a logística montada, ainda que com uma mudança relativamente a 2012: a partida e chegada ocorrerão na Avenida da Liberdade. Para que isto fosse possível a Organização teve de alterar o percurso, evitando a ida ao Saldanha e tornando a prova mais plana. ”Teremos a principal artéria da cidade cheia de atletas”, congratulou-se Hugo Sousa, diretor de prova, que teve as inscrições esgotadas para a prova principal 40 dias antes do dia do evento. ”Temos aumentado 2 mil atletas por ano. Para o ano esperamos chegar aos 10 mil”, considerou Hugo Sousa, enquanto objetivo para o ano de 2014.
Entre os atletas que dizem “presente” estão confirmados Dulce Félix, Jéssica Augusto, Carla Salomé Rocha e Catarina Ribeiro no setor feminino, enquanto a corrida masculina terá como nomes principais os de Rui Silva, Luís Feiteira e Ricardo Ribas, todos nomes principais do atletismo nacional. Entre estes deverá desenrolar-se a designada Guerra dos Sexos. Como costume, as mulheres partirão primeiro, este ano com 2.54 minutos de vantagem, uma vantagem que é assumida por todos como muito favorável, principalmente pela existência de um circuito mais plano. ”O percurso já nos ajuda um bocado”, confessou hoje Dulce Félix, que viu o seu companheiro, Ricardo Ribas, brincar com a situação do percurso e com os recentes arranjos nas ruas de Lisboa, este ano a prometerem ser mais rápidas. ”A menina Dulce estava sempre a queixar-se dos buracos”, disse Ribas, em tom de brincadeira. Mas mesmo assim Rui Silva não desiste da tentativa de repetir a vitória dos homens em 2012, quando foi ele o mais rápido, apanhando Sara Moreira, vencedora feminina: ”há uma vantagem confortável para as mulheres, mas se elas se descuidarem...”. Com a Guerra dos Sexos empatada, com duas vitórias para cada género, Jéssica Augusto está decidida e promete ”dar o melhor para desempatar”.

Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Máximo vai também correr, porque é afinal ”um entusiasta pelo running”, mostrando-se disponível para ajudar a aumentar a envergadura do evento. Promete correr a distância em 55 minutos. Vasco Pinto, responsável do El Corte Inglés, principal patrocinador do evento, não promete correr, mas promete colocar cerca de 100 atletas colaboradores da superfície comercial a correr na prova de amanhã.
E hoje, além do objetivo dos 10 mil participantes em 2014, foi dado ainda a conhecer a manutenção dos principais parceiros do evento para os próximos três anos, um descanso para a Organização, que afinal nasceu de um desafio do patrocinador principal. ”Em 2008 o Hugo disse-me que o objetivo era a São Silvestre de Lisboa ser uma das maiores da Europa”, realçou o atleta Ricardo Ribas, que em conjunto com Dulce Félix fará a sua sexta participação no evento, sendo ambos totalistas.
A circulação automóvel estará amanhã muito condicionada ao longo do dia. Às 9 horas da manhã o acesso descendente da Praça dos Restauradores estará fechado ao trânsito, ficando o acesso ascendente e metade da Avenida da Liberdade cortada ao trânsito logo pelas 12:00 horas. Às 15:00 horas a Avenida da Liberdade estará intransitável para veículos automóveis e Às 17:15 horas todo o percurso estará cortado ao trânsito, reabrindo aos poucos a partir das 19:15 horas. Às 16:00 horas dá-se início à São Silvestre da Pequenada, com 500 participantes, enquanto às 17:30 horas a corrida feminina parte, destacada dos restantes atletas, que partem 2.54 minutos depois. Serão 8000 os atletas que irão encher as estradas, prometendo-se um belo colorido na primeira passagem na Praça dos Restauradores, que será atravessada por ambos os lados. Também a iluminação de Natal será ligada mais cedo para que o espectáculo desportivo esteja garantido nas ruas de Lisboa.
Enviados Especiais: Edgar Barreira (texto) e Marcelo Silva (fotos)
|