Complexo Desportivo do Jamor é alvo apetecível.
A CCDR de Lisboa e Vale do Tejo chumbou intenção de Câmara Municipal de Oeieras aprovar dois grandes projetos de construção nos extremos do Complexo Desportivo do Jamor.
Aquele que é considerado o principal complexo desportivo do país, onde várias modalidades desportivas aí situam o seu desenvolvimento de Alto Rendimento, é atualmente uma das zonas mais apetecíveis para construtores. Designado por Jamor, nome herdado do rio que o atravessa e que desagua no rio Tejo, o Complexo Desportivo é também o palco de treino de vários centenas de atletas que ao longo da semana aproveitam a zona para treinos no pós-trabalho, a pensar nas corridas de fim-de-semana. É também aí que se localiza a pista de crosse que recebeu o Mundial no ano de 1985 e onde Carlos Lopes se sagraria campeão mundial. Esta pista foi a primeira a ser ameaçada, com a construção de um campo de golfe.
O maior investimento feito no atletismo português aconteceu com a construção da Nave coberta, junto à pista nº2 que, em conjunto, tem sido o ninho de preparação dos melhores atletas portugueses para as grandes competições internacionais. Fora do horário de treino dos melhores atletas, também os amadores têm usufruído desta pista secundária, que é afinal a única em condições de usar para treino no Complexo Desportivo do Jamor. No Estádio de Honra, onde se localiza a pista principal, há muito que tem a sua pista degradada, hoje em dia muito utilizada para aí fazer chegar eventos de corrida ou para treino de escadas nas bancadas. Mas também aí a modalidade pode ficar em risco, com a Federação Portuguesa de Futebol a querer utilizar este Estádio (e redondezas) como a sua Casa das Seleções.
Outro dos projetos que ameaça ser limitante para todos os utentes do Complexo Desportivo do Jamor é um empreendimento designado Projeto Porto Cruz, na entrada ribeirinha do complexo desportivo. Segundo apurou o jornal Sol, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo não foi sensível aos argumentos da autarquia de transformar solos rurais em solos urbanos. Instalado em zona de cheia, estão projetadas cinco torres de habitação e comércio, onde junto ao Tejo está prevista mais uma marina, para 400 embarcações. O Plano de Pormenor mostra que o projeto iria condicionar a fácil entrada para o Complexo Desportivo do Jamor, tanto na zona ribeirinha, como a partir da A5, por via de outro projeto de construção. Em perigo ficam também os estacionamentos deste complexo desportivo, dado que a construção deste projeto prevê um baixo número de estacionamentos para veículos.
Os motivos de preocupação dos utentes do Complexo Desportivo do Jamor têm sido vários nos últimos tempos, já que em andamento estão outros projetos imobiliários nos arredores do complexo, que preocupam todos os seus utentes. Esse é o motivo para que esteja a circular uma petição pública contra o novo Plano Diretor Municipal elaborado pela Câmara Municipal de Oeiras. Pelo menos para já parece existir proteção a um dos espaços desportivos mais utilizados por atletas amadores e de alto rendimento...
|
"É também aí que se localiza a pista de crosse que recebeu o Mundial no ano de 1985 e onde Carlos Lopes se sagraria campeão mundial. Esta pista foi a primeira a ser ameaçada, com a construção de um campo de golfe."
Esta Pista já foi arruinada pelo golfe, e a outra que serviu para um Europeu já está basta degradada, não foi certamente onde o Carlos Lopes ganhou o Mundial!!!
http://www.youtube.com/watch?v=U4MZgD0oHRY
Confirma aqui se é este cross que existe!