Arnaldo Abrantes com dupla missão

Segunda, 09 Dezembro 2013
Arnaldo Abrantes com dupla missão

Velocista benfiquista passa a médico da Federação.

Não é o adeus de Arnaldo Abrantes às pistas, é sim mais uma tarefa deste recém-formado médico, que sempre combateu a teoria de que desporto e estudos são incompatíveis ao mesmo tempo. 

A reformulação do Departamento Médico da Federação Portuguesa de Atletismo era um dos setores sensíveis a resolver, principalmente quando a demissão do anterior responsável, Dr. Pedro Branco, aconteceu dias antes da partida da seleção para o Mundial de Atletismo. A resposta definitiva a este problema aconteceu com o anúncio do novo líder médico, o Dr. Ricardo Antunes, que ocorreu no final de novembro.

No final da semana passada a Federação Portuguesa de Atletismo anunciou a restante equipa médica, composta por um coordenador de fisioterapia, Ricardo Paulino, apoiado por Pedro Santos e Diogo Cunha (Jamor) e ainda por Rui Bispo (Maia). Dois massagistas, Norberto Fonseca (Jamor) e António Vieira (Maia) estão também confirmados na estrutura. Ao nível médico foram incluidos os doutores Nuno Coutinho e Arnaldo Abrantes (Jamor) e Rui Capucho (Maia).

Arnaldo Abrantes tem aqui nome de doutor, mas é ao mesmo tempo um dos atletas no ativo com mais relevância na equipa do Benfica e na seleção nacional. ”O convite surgiu por parte do Dr. Ricardo Antunes e posso dizer que fiquei surpreendido mas bastante contente. Assim que soube que ele seria o Diretor do Departamento Médico e de que estava a reunir uma excelente equipa, nem pensei duas vezes e respondi logo que sim!”, respondeu-nos Arnaldo Abrantes.

Esta não é uma missão nova para o atleta que sempre conciliou o curso de medicina com os treinos ao mais alto nível. ”Eu já sou médico no ativo há 2 anos, aliás quando estive em Londres, em 2012, já era médico formado, já exercia no Internato do Ano Comum e neste momento vou para o meu segundo ano de formação complementar em Medicina Geral e Familiar”, disse Arnaldo Abrantes, convicto que este é apenas um efetivar de uma missão que até já cumpria junto dos seus colegas, ao mesmo tempo que aprende com os mais experientes. Quando em janeiro de 2012 o atleta Nelson Évora sofreu uma grave lesão, na Nave do Jamor, Arnaldo Abrantes foi um dos primeiros a chegar ao local e a tentar estabilizar a situação do saltador português.

”Em primeiro lugar foi decidido pelo Dr. Ricardo que para já não irei realizar consultas programadas e que só em casos pontuais poderei dar apoio na área médica a alguns atletas”, indicou Arnaldo Abrantes que, assim, pode dedicar-se também à sua carreira desportiva.

Uma das mensagens mais fortes fornecida por Arnaldo Abrantes ao longo dos tempos é acerca da compatibilidade de estudos com desporto. Reforçou essa mensagem na entrevista ao Atleta-Digital: ”Nunca senti que prejudiquei a minha carreira de atleta por ser estudante, médico ou vice-versa e essa é também uma mensagem que tento sempre transmitir. “

| Mais


Comentarios (3)add feed
Lx vs Pt : Zeca
Infelizmente pretende-se que o nosso atletismo se circunscreva apenas a Lisboa e ao Porto. Ora bem, em Lisboa, ainda se justifica com o numero de clubes que competem, já no Porto/Maia, contam-se pelos dedos duma mão o numero de clubes relevantes ( contei 2 e ambos na 3ª divisão).

No entanto, e tendo por exemplo, os campeonatos de Portugal de pista, o que devem fazer os clubes de Leiria, Aveiro, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Açores, Madeira, quando precisam dos préstimos dos srs. doutores? Deslocar-se a Lisboa ou ao Porto. E enquanto os clubes ricos(SCP e SLB) têm os seus próprios médicos e ainda os têm da Federação, os outros clubes , os pobres, tem de se deslocar às cidades grandes para obter alguma benesse médica. Isto tudo para no final do ano, os bons atletas irem para os clubes ricos.

Sempre os mesmos a ganhar, sempre os mesmos a penar.

Mas aparte disto tudo, parabéns ao Dr. Arnaldo e muita sorte
Dezembro 10, 2013
Resposta à Zeca : DiogoCosta
Boa noite Srª Zeca. Em estudo encontra-se desde já enganada.
A competir no Campeonato nacional de clubes temos o Clube de Cultura e Desporto de Ribeirão(Distrito de Braga) que conta já com 12 participações consecutivas em finais sendo as ultimas 9 na 2ª divisão. A Escola do Movimento tem 3 participações duas na 3ª divisão e uma na 2ª divisão. O Sporting Clube de Braga ganhou este ano a 3ª Divisão. Vejamos agora no lado feminino, O Maia e a Escola do Movimento foram à 2ª Divisão 3º e 7º respetivamente.
Agora para alem dos clubes(que considero que não é o mais importante)...
Vejamos onde estão os melhores internacioanais Portugueses... Talvez sejam todos do Norte!!!
COnvocados para o europeu de corta-mato
smilies/grin.gifulce Felix
Catarina Ribeiro
Silvana Dias
Carla Salomé Rocha
Sónia Ferreira
smilies/grin.gifiana Almeida
Luis Miguel Borges
Susana Godinho
Marta Martins
José Costa
Rui Pinto
Licínio Pimentel
Rui Pedro Silva

Norte=13 Centro e Sul=11

é preciso mais para justificar o motivo do apoio medico na Maia?
Dezembro 10, 2013
Resposta a Diogo : Zeca
Amigo Diogo, ora vejamos:

1 - Se leu bem o meu comentário, verá que eu escrevi que no Porto há 2 ou 3 clubes relevantes. No Porto, não em Braga, Viana do Castelo, ou Vila Real.

2 - Mesmo assim vai de encontro ao que escrevi, deu-me 4 clubes nas 3 divisões. Se formos por ai, quanto teremos de contar da zona centro sem que haja assistência alguma? Coimbra: Gira Sol: Guarda: CA Seia e Sra. Desterro, Aveiro: Cucujães, Grecas, Campismo, Mozelense; Leiria: JV, Vermoil, Arneirense, Castelo Branco: Donas. E só estou a contar com os que foram às divisões de pista.

3 - Porque só nomeou atletas de corta mato? Sabe que há outras disciplinas no atletismo além do corta mato?

A situação é que, na minha opinião, justifica-se mais o apoio médico em Coimbra ou Aveiro que no Porto. Mas como disse, é só a minha opinião
Dezembro 11, 2013
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2