A portuguesa atingiu pela quarta vez consecutiva o pódio.
Portugal alcançou a sua primeira medalha nos Europeus de Corta-Mato, de Bronze, que se disputam hoje na cidade de Belgrado (Sérvia).
Dulce Félix entrou no grupo restrito de mulheres que chegou às quatro medalhas inidividuais na história do Europeu de Corta-Mato. Num percurso relvado, já com a neve derretida, mas muito rápido, a portuguesa foi imponente quer na forma como perseguiu o ataque inicial da norueguesa Karoline Grovdal, como impôs o forte ritmo no grupo da frente e também na forma maturada como geriu depois o ritmo, integrada no grupo. Com o ataque forte da francesa de Sophie Duarte, a portuguesa teve de garantir que o encalce de Fionnuala Britton (Irlanda) não seria o risco que tinha de perder um lugar medalhável, ao mesmo tempo que a britânica Gemma Steel tentava um lugar de medalhas. Foi neste cenário que Sophie Duarte nunca mais foi apanhada, enquanto atrás Steel e Félix lutavam pela segunda medalha mais desejada. Mas a juventude de Steel prevaleceu aos ataques da portuguesa e restaria a Dulce Félix olhar para trás, garantir que Britton deixava de ser perigo e abrir os braços para festejar a quarta medalha consecutiva em Europeus de Crosse, todas enquanto sénior. Em 2010 tinha sido terceira classificada, a que se tinham seguido duas medalhas de Prata.
Mas a prova portuguesa foi também hoje positivamente marcada pela prestação de Salomé Rocha. A atleta cedo se colocou na luta do top-10, naquela que foi a sua estreia enquanto sénior. E terminaria num interessante 9º lugar, uma das melhores estreias de sempre com a idade de Salomé Rocha e um lugar que era importante para as contas coletivas. Mas mais para trás Catarina Ribeiro não conseguia acompanhar igual sucesso e acabaria no 39º lugar, enquanto Anália Rosa não conseguiu melhor que o 58º lugar, a sua pior classificação de sempre desta experiente atleta, que fez hoje a sua 12ª participação na competição, organizada pela Associação Europeia de Atletismo.
Coletivamente a vitória foi de novo da Grã-Bretanha, com a totalidade de 35 pontos, recuperando do orgulho ferido há um ano, quando a Irlanda foi vencedora. E hoje a Irlanda teve um dia menos bom, ficando no 6º lugar coletivo, atrás de Portugal, que hoje teve de se contentar com o 5º lugar, ainda assim melhor que em 2012. O segundo lugar coube à França, com 54 pontos e o terceiro lugar de Espanha, que não sentia o sabor do pódio deste escalão desde 2010.
RESULTADOS (Seniores femininos):
1. Sophie Duarte (França) – 26.34
2. Gemma Steel (Grã-Bretanha) – 26.39
3. Dulce Félix (Portugal) – 26.41
4. Fionnuala Britton (Irlandesa) – 26.45
5. Karoline Grovdal (Noruega) – 26.52
(...)
9. Carla Salomé Rocha (Portugal) – 27.13
39. Catarina Ribeiro (Portugal) – 28.19
58. Anália Rosa (Portugal) – 29.25
1. Grã-Bretanha (35) ; 2. França (54) ; 3. Espanha (61) ; 5. Portugal (109)
|
Será ingenuidade? será que está mal aconselhada / acompanhada? Fico na dúvida....